Evidências de validade de um inventário de percepção do suporte familiar para pais de pessoas com necessidades educativas especiais - IPSF-EE

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Oliveira, Tamiris Sasaki de

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Resumo

Resumo: O objetivo do presente estudo foi a construção e a avaliação das propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação do Suporte Familiar para os pais ou responsáveis de pessoas com necessidades educativas especiais Para a construção do instrumento foi realizada uma revisão da literatura nacional para identificar as dimensões a serem consideradas em um instrumento para essa população, o Inventário de Percepção do Suporte Familiar – IPSF foi utilizado como base para este estudo Na primeira etapa do estudo para validações de conteúdo e semântica dos itens do instrumento, participaram nove pais em um grupo focal com o objetivo de verificar a adequação e compreensão dos itens Em seguida, o instrumento revisado pela pesquisadora e sua orientadora foi encaminhado para cinco juízes especialistas convidados a dar um parecer sobre os itens Foi utilizado o índice de concordância de 8% entre os juízes para a manutenção do item Após esses procedimentos, alguns itens foram descartados e outros modificados Assim, o instrumento foi finalizado contendo 45 itens distribuídos da seguinte forma: afetividade (1 itens), relação familiar (13 itens), autonomia (12 itens) e interação social (1 itens), organizados em uma escala tipo Likert de três pontos Na segunda etapa, participaram da coleta de dados 379 pais ou responsáveis cujos filhos estivessem inseridos em instituições especiais de cidades de uma região metropolitana do estado do Paraná A média de idade dos participantes foi de 4 anos, o sexo feminino representou 88,7% Respondentes mães foram 317 (83,6%), respondentes pais foram 37 (9,8%), respondentes cuidador familiar (irmão, tios, avós), 25 sujeitos (6,6%) A média de idade da pessoa cujo pai, mãe ou cuidador familiar respondeu ao instrumento foi de 11 anos e 5 meses, desvio padrão de 7,9 Foi realizada uma análise fatorial exploratória do instrumento visando investigar as evidências de validade por meio do programa MPlus 711 A análise exploratória com quatro fatores ocorreu por meio de dois modelos Cabe destacar que cada fator apresentava um número de itens diferentes No primeiro modelo, com quatro fatores e 45 itens, os índices alcançados não foram adequados Uma segunda análise exploratória foi realizada com um modelo de 29 itens, no qual os índices encontrados foram considerados com melhor ajuste Após a segunda análise, sete itens apresentaram índices inadequados e foram descartados Assim, o segundo modelo foi reorganizado com 22 itens Os índices de precisão de cada dimensão foram calculados por meio do coeficiente Alfa de Cronbach e variaram de ,62 a ,8, considerados adequados O alfa da escala total (22 itens) também foi considerado favorável, com índice de precisão de ,8 Considera-se que o inventário possa ser útil no desenvolvimento de pesquisas científicas e programas interventivos na área da educação e saúde O estudo pode contribuir para a compreensão do constructo suporte familiar, na conscientização das famílias frente à importância do papel que exercem e dos profissionais identificando as fragilidades e potencialidades no trabalho Atitudes de acolhimento às famílias podem oportunizar a inclusão social, encorajar a vida comunitária e estimular o desenvolvimento das pessoas com deficiência de forma global e contextualizada a sua realidade

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Palavras-chave

Psicologia, Educação especial, Deficientes, Relações com a família, Psicometria, Psychology, Special education, Family relationships, Psychometrics, People with disabilities

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