A configuração do trabalho real do professor de língua inglesa em seu próprio dizer
Arquivos
Data
Autores
Borghi, Carmen Ilma Lima Belincanta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar como se configura o trabalho real do professor através do acompanhamento de professores iniciantes na carreira docente no Ensino Básico e, indiretamente, observar o curso de formação de professores onde foram graduadas as participantes da pesquisa Este trabalho estuda o caso de duas professoras de inglês que atuavam pela primeira vez no Ensino Básico Os referenciais teóricos que embasaram a análise dos dados foram: estudos na área de socialização do professor (LORTIE, 1975; TABACHNICK, ZEICHNER E DENSMORE, 1987; JORDELL, 1987; ZEICHNER & GORE, 199) e estudos acerca do trabalho do professor (CLOT, 1999; SAUJAT, 24; AMIGUES, 24; FAÏTA, 24) Sendo o trabalho do professor o objeto de análise, na tentativa de buscarmos compreender a complexidade das situações de trabalho, recorremos a um instrumental metodológico advindo de diferentes domínios como as Ciências do Trabalho, Ergonomia etc (BRAIT, 24) Dessa forma, os métodos e instrumentos de coleta de dados foram: a autoconfrontação simples, a autoconfrontação cruzada e a extensão ao coletivo de trabalho Os discursos das participantes da pesquisa foram analisados conforme os procedimentos metodológicos do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999) e Bronckart e Machado (24) O resultado das análises mostra que, além dos fatores conteudísticos e didáticos, uma gama de outros elementos desempenha papel importante na ação docente As diferentes dimensões identificadas neste estudo evidenciam que o trabalho do professor é complexo, repleto de entraves e impedimentos, não sendo reconhecido pelos governantes, sociedade e pelos próprios pares, e demandando, cada dia, um tempo maior para a realização de suas atividades As inúmeras tarefas e funções atribuídas ao professor fazem com que o mesmo se sinta explorado e insatisfeito com as condições que lhes são oferecidas para o desenvolvimento de seu oficio O estudo aponta para a complexidade do trabalho do professor e a necessidade de se contemplar as diversas dimensões que permeiam a ação docente no processo de formação de professores
Descrição
Palavras-chave
Professores, Formação, Professores de inglês, English teachers, Teacher training