Descrição e comparação das características da clientela psicólogica e psquiátrica infanto-juvenil

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Aguiar, Bruna de Moraes

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Resumo

Resumo: A prática da autora em psicoterapia infantil e em orientação de pais levou a observações informais de que parece haver semelhanças entre os problemas infantis tratados pela psicologia e pela psiquiatria A fim de verificar essa hipótese, este artigo tem por objetivo revisar a literatura nacional e internacional sobre estudos de caracterização da clientela infanto-juvenil em tratamento psicológico ou psiquiátrico Foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica de estudos psicológicos e psiquiátricos em bases de dados buscando publicações de 199 a 29, organização dos dados levantados na pesquisa bibliográfica em Grupo Psicológico e Grupo Psiquiátrico e a comparação dos dados dos dois grupos Foram localizados 13 estudos de psicologia e 18 estudos de psiquiatria A comparação entre os estudos revelou similaridades entre as duas modalidades quanto aos tipos de problemas prevalentes O problema mais frequente para psicologia foi a categoria descrita como Agressividade (28%), que apareceu em segundo lugar de prevalência para psiquiatria (26%) O segundo problema mais frequente para psicologia foi a categoria Problemas Sociais (22%), que apareceu em terceiro lugar para psiquiatria (17%) O terceiro problema mais frequente nos estudos de psicologia foi a categoria Problemas de Atenção/Hiperatividade (22%), sendo que nos de psiquiatria este item apareceu em quarto lugar com 15% O quarto problema mais frequente nos estudos de psicologia foi a categoria Problemas Escolares (16%), que não apareceu entre os cinco problemas prevalentes dos estudos de psiquiatria revisados O quinto problema mais frequente para psicologia foi a categoria Ansiedade/Depressão (12%) que apareceu em primeiro lugar de prevalência nos estudos de psiquiatria (34%) O quinto problema mais frequente nos estudos de psiquiatria foi a categoria Fobia Social (8%), um tipo peculiar de quadro ansioso que não foi encontrado na revisão dos estudos de psicologia Cabe ressaltar que também foram identificadas similaridades entre os estudos quanto à média de idade das crianças (psicologia 9,5 anos e psiquiatria 1,5 anos) e maior incidência de meninos buscando ambos os tratamentos Os resultados obtidos confirmaram a hipótese levantada quanto à existência de similaridade entre os problemas infantis tratados por psicólogos e psiquiatras Assim, levanta-se a necessidade de estudos que procurem compreender se há variáveis – da criança, de sua família, entre outras - relacionadas a uma ou outra modalidade de tratamento Conclui-se que mesmo aquelas crianças cujo tratamento inclui medicação poderiam ser assistidas pela psicologia para se beneficiarem da aprendizagem proporcionada pela psicoterapia

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Palavras-chave

Psicoterapia infantil, Psiquiatria infantil, Crianças, Problemas emocionais, Crianças, Child psychotherapy, Child psychiatry, Emotional problems of children

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