Educação formal e criatividade humana : um estudo voltado à arte na primeira série do ensino fundamental I em uma escola londrinense

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Benevide, Vanderlice

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Resumo

Resumo: O estudo visa analisar a importância do ensino da arte e sua contribuição para estimular, ainda mais, a criatividade de crianças matriculadas na primeira série do Ensino Fundamental I, de uma escola pública londrinense Apóia-se teoricamente em trabalhos de pesquisadores que exploram temáticas relacionadas à criatividade humana, à educação formal e ao ensino da arte Inicialmente, analisa, descreve a criatividade humana e seus sentidos e significados conceituais sob diferentes enfoques teóricos e como a criatividade tem sido considerada e contemplada no cotidiano escolar Contextualiza o ensino da arte e sua instituição legal na escola como uma disciplina obrigatória conforme indica a legislação Oficial Brasileira (Lei 5692/71) O cenário empírico envolveu o trabalho didático-pedagógico de uma professora da disciplina de arte e suas mediações de ensino junto às crianças O estudo, fundamenta-se em uma Metodologia Qualitativo-Descritiva e os instrumentos utilizados para a coleta e análise de dados foram: Observação e Entrevista Semi-Estruturada, Diário de Campo e Registro Fotográfico A análise dos dados revelou que a criatividade infantil pode fluir e manifestar-se no cotidiano escolar em momentos inesperados e não planejados Mostrou também que as possíveis dificuldades relacionadas ao ensino da arte podem ser superadas e, para isso, as instituições educacionais deveriam investir sempre na formação continuada do professor e no seu trabalho didático-pedagógico e artístico, contribuindo, assim, para a vivência ludo-artística e uma aprendizagem realmente significativa aos professores e crianças

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Palavras-chave

Arte, Estudo e ensino, Educação artística, Arte, Formação de professores, Art - Study and Teaching, Art - Education, Art Teachers

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