Dança e psicanálise : um estudo sobre a criatividade em professores de ballet clássico

Data

Autores

Dutra, Raphael Edson

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação sobre a criação em professores de ballet clássico com experiência como bailarinos profissionais no município de Maringá (PR) e região O estudo justifica-se por partir da hipótese de haver sofrimento psíquico no aprendizado e na atuação profissional dos professores Portanto, apresenta-se como um estudo de natureza preventiva psicológica laboral Configurada como uma pesquisa qualitativa em psicanálise, visa compreender se a criação no ballet clássico pode estar associada a uma livre expressão do professor ou calcada em processos de submissão, haja vista a rigidez técnica presente nesta linguagem artística Para a coleta de dados, optou-se por utilizar a entrevista semidirigida, na qual se há certa liberdade de condução para aprofundamentos que possam se apresentar Em nossa investigação, o instrumento foi composto de três questões disparadoras que versavam sobre a história pessoal do indivíduo com a dança e a perspectiva pessoal sobre o processo de criação Em cada entrevista, via-se a necessidade de se aprofundar em assuntos específicos, os quais se relacionavam com o objetivo do estudo Após a transcrição dos áudios, o material foi submetido a uma leitura flutuante, no qual o pesquisador deixou-se influenciar pelo conteúdo presente nos relatos, criando registros temáticos e posteriormente categorias a partir do próprio material No processo de tratamento dos dados, foram elaboradas categorias a posteriori, submetendo o material à análise de conteúdo temática, como proposta por Bardin (1977) Nos resultados da primeira parte da investigação, foram encontradas trinta e cinco temáticas, sintetizadas em sete categorias analíticas, as quais versam sobre a experiência dos participantes em relação à criação, seja nos espaços em que estavam inseridos e em sua percepção subjetiva Nota-se, que na ausência de um espaço que promova os processos criativos no ballet clássico e que permita o experienciar saudável das produções de sentido à vida, instala-se um curso de adoecimento psíquico, caso a demanda solicitada às professoras (es) seja de uma posição de submissão Conclui-se que o processo de criação no ballet clássico não se encontraria em submissão extrema com a técnica clássica, mas sim poderia submeter-se à rigidez do ambiente não facilitador e aos limites e capacidade do self, das próprias professoras e professores, em brincar e experienciar o potencial criativo no espaço potencial (terceira área de vida)

Descrição

Palavras-chave

Psicanálise, Criatividade, Balé (Dança), Professores de dança, Dança, Psychoanalysis, Creative ability, Ballet dancing, Dance teachers, Dance

Citação