Avaliação da motivação do professor para tarefas específicas do seu trabalho : adaptação e validação de um instrumento
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Rudnik, Luciano
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Resumo
Resumo: A motivação é um construto complexo e multifacetado sendo foco de atenção de diversas abordagens teóricas contemporâneas Seu estudo no contexto escolar é relevante tanto para o aprendizado como para o ensino Quando se fala em motivação do professor, pode-se inferir a relação entre esse construto e o aprendizado dos estudantes, dada a importância da figura docente no contexto escolar Nesta pesquisa, objetivaram-se a adaptação e a busca por evidências de validade da versão brasileira de um instrumento canadense, chamado “The Work Tasks Motivation Scale for Teachers”, o qual avalia a qualidade motivacional do professor para as tarefas do seu cotidiano Elaborado de acordo com os pressupostos da Teoria da Autodeterminação, o instrumento contempla as tarefas de preparo da aula, ensino e avaliação, apontadas como básicas pelos professores brasileiros entrevistados Além dos itens da escala original, foram acrescentados outros, com base na literatura e sugestões dos entrevistados, referentes à avaliação da desmotivação, de três tipos qualitativamente diferenciados de motivação extrínseca e da motivação intrínseca para a realização de tarefas pertinentes ao magistério Um instrumento piloto, com espaços para observações, foi aplicado a cinco professores, e os resultados possibilitaram a construção da versão final, com trinta e três itens para cada tarefa docente Foi então aplicada para uma amostra de 5 professores, da rede pública e particular; e os dados, submetidos à análise fatorial exploratória, com extração dos componentes principais Surgiram cinco fatores com explicação entre 57,24% e 63,58% da variância, com cargas fatoriais variando de ,43 a ,87 A análise de consistência interna dos itens de cada subescala, medida pelo alfa de Cronbach, revelou índices de ,61 a ,9 Houve correspondência com a Teoria da autodeterminação, na proposição do continuum, pois foram encontrados índices maiores de correlação entre os fatores mais próximos e menores nos pontos extremos As evidências deste estudo permitem considerá-lo válido para utilização em pesquisas com motivação de professores
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Palavras-chave
Prática de ensino, Motivação na educação, Autodeterminação (Educação), Professores, Satisfação no trabalho, Teachers, Job satisfaction