Entre ICoríntios e IClemente : análise das identidades cristãs em Corinto

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Nascimento, Amanda Cristina Martins do

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Resumo

Resumo: Inicialmente entendido como um movimento no interior do judaísmo na Palestina, nos anos que se seguiram à morte de Jesus Cristo, o cristianismo, todavia, atingiu rapidamente diversos centros urbanos do Mediterrâneo ainda no século I dC A partir das interações entre diferentes agentes sociais, seus modos de vida e suas relações dentro e fora da comunidade religiosa às práticas e pensamentos cristãos são construídos Dessa maneira, nossa pesquisa enfoca as produções das identidades cristãs através dos conflitos que surgiram na comunidade de uma cidade específica: Corinto Para tal empreendimento escolhemos como fontes a I Carta de Paulo aos Coríntios e a I Carta de Clemente aos Coríntios As epístolas nos transmitem as experiências vividas no espaço da ekklesia, isto é, no espaço no qual os cristãos compartilhavam seu novo modo de vida Optamos em nossa pesquisa por utilizar conceitos da Teoria da Prática do sociólogo Pierre Bourdieu, que busca entender o indivíduo através de seus aspectos subjetivos A princípio, seu vocabulário nos auxilia a entender a percepção que o cristão, como agente de um nascente fenômeno religioso, inserido na sociedade greco-romana, produz seus pensamentos e como ele o exterioriza através das suas práticas Entre diálogos e embates os cristãos tentam se organizar e sustentar um novo modo de vida, e dentro desse processo é possível observar as relações de poder presentes nas produções das identidades na comunidade de Corinto do século I dC Portanto, o que objetivamos aqui nesse trabalho é analisar o surgimento da comunidade coríntia com Paulo e o conflito que esta desenvolveu com um pensamento inicial hierarquizante da igreja de Roma apresentada por Clemente; o contraste entre essas duas comunidades (Corinto e Roma), e como as distinções por se encontrarem em diferentes meios sociais também se refletiam na constituição das identidades dessas comunidades religiosas

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Palavras-chave

Cristãos, Identidade, Comunidades cristãs, Cristianismo, Igreja primitiva, Identity, Christian communities, Early church,, Social history, Christianity - Christians, ca. 30-600

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