01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Item Modelagem matemática, aprendizagem significativa e tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais(2013-11-29) Borssoi, Adriana Helena; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Moreira, Marco Antonio; Kato, Lilian Akemi; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Souza, Luciana Gastaldi SardinhaInvestigar como ambientes de ensino e de aprendizagem que consideram atividades de modelagem matemática, dispõem de recursos tecnológicos e são organizados segundo os princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS viabilizam a aprendizagem significativa dos estudantes é o propósito da pesquisa que conduzimos em três Contextos educacionais. Seguindo as orientações da Teoria Fundamentada em Dados, os diferentes Contextos trouxeram dados que foram sistematicamente analisados visando à compreensão de questões mais específicas. A primeira busca identificar indicativos de diferenciação progressiva e de reconciliação integradora, princípios definidos na Teoria da Aprendizagem Significativa, quando os alunos se envolvem em atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia. A segunda questão visa entender de que forma as atividades de modelagem matemática, integradas às referidas unidades de ensino, potencializam a aprendizagem significativa dos estudantes. A terceira questão diz respeito à forma como os estudantes se apropriam das tecnologias durante as atividades de modelagem matemática. As análises específicas de cada Contexto da pesquisa apontam para quatro categorias teóricas: pensando juntos; relações com as tecnologias e seu uso; link entre modelagem e atuação profissional, conteúdo em foco. Essas categorias representam a codificação dos dados de acordo com os objetivos da pesquisa e, nesse sentido, indicam relações que permeiam o entendimento da questão de pesquisa. A análise global discute as categorias teóricas fundamentada nos dados e nos referenciais teóricos e viabiliza entendimentos para articulações entre modelagem matemática, aprendizagem significativa e tecnologias em diferentes contextos educacionais. Das relações entre as categorias teóricas, a influência da intencionalidade do aluno como um atributo integrador é determinante para a aprendizagem significativa, quando os alunos estão envolvidos em UEPS.Item Teoria APOE e teoria antropológica do didático: um olhar para o ensino de álgebra linear na formação inicial de professores de matemática(2020-07-01) Souza, Mariany Layne de; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Bianchini, Barbara Lutaif; Elias, Henrique Rizek; Dias, Marlene Alves; Luccas, SimoneEsta pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo desenvolver um Percurso de Estudo e Pesquisa, valendo-se da Teoria APOE e da Teoria Antropológica do Didático, para o ensino da Álgebra Linear na formação inicial de professores de Matemática. Para isso, propõe-se uma reestruturação do diálogo entre a Teoria APOE e a Teoria Antropológica do Didático, levando em consideração aspectos relacionados ao conhecimento matemático para o ensino e o conceito Sistema de Equações Lineares. Para atender o objetivo geral deste trabalho, o diálogo proposto nesta pesquisa apresenta os seguintes passos: identificar as referências básicas adotadas na disciplina; analisar um livro didático de Álgebra Linear presente na ementa do curso a ser pesquisado, olhando para as praxeologias e para as tarefas propostas com base na decomposição genética; desenvolver um Percurso de Estudo e Pesquisa para a formação de professores e analisar as produções escritas, seguindo a decomposição genética. Sendo assim, aplicou-se o Percurso de Estudo e Pesquisa para a formação de professores a uma turma do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública localizada no norte do estado do Paraná. Essa aplicação foi realizada em quatro encontros com duração de duas horas aulas, nos quais se discutiu a questão geratriz do Percurso de Estudo e Pesquisa “como desenvolver o estudo de Sistema de Equações no Ensino Médio?” e como resultado final da aplicação os licenciandos produziram um plano de aula. Por meio da análise dos dados obtidos na aplicação do Percurso de Estudo e Pesquisa para a formação de professores, constatou-se a mobilização/desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino, dentre eles: o conhecimento especializado do conteúdo; conhecimento do conteúdo e do ensino; o conhecimento do conteúdo e dos estudantes e o conhecimento do conteúdo no horizonte. Evidenciou-se, por meio da análise, elementos do diálogo proposto, no que tange aos momentos didáticos do ciclo de Atividade, discussão em Classe e Exercícios. Diante do exposto, almeja-se que o diálogo sugerido contribua para reflexões a respeito do disciplina de Álgebra Linear na formação inicial de professores.Item Jornadas pelos Três Mundos da Matemática sob perspectiva do Programa Etnomatemática na Licenciatura Intercultural Indígena(2020-12-17) Polegatti, Geraldo Aparecido; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Mattos, José Roberto Linhares de; Leivas, José Carlos Pinto; Teixeira, Bruno Rodrigo; Martelozo, Daniele Peres da SilvaEssa pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Seu público alvo são acadêmicos indígenas da Licenciatura Intercultural Indígena (LINTER) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – campus de Porto Seguro, que optam pela área de Ciências da Natureza e Matemática para sua atuação profissional. Os objetos matemáticos em estudo são as definições de limite, soma de Riemann, integral definida e função área. Eles estão presentes no currículo de Matemática da LINTER. Os aportes teóricos são o Programa Etnomatemática, fatos e personagens da História da Matemática e os Três Mundos da Matemática de David Tall. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura Intercultural Indígena no Brasil informam que o cenário da Educação Indígena divide-se em dois âmbitos: a Educação Escolar Indígena que corresponde a Educação Básica e; a Educação Superior Indígena que comporta os cursos de Licenciatura e Pedagogia Interculturais. A Etnomatemática e a História da Matemática despontam com seus estudos presentes em todos os currículos de Matemática, assim como em teses e dissertações brasileiras envolvendo a formação de professores indígenas da área de Ciências da Natureza e Matemática. Nesse sentido, buscou-se pelos personagens Eudoxo, Euclides, Arquimedes e Riemann e, os contextos históricos envolvendo o método da Exaustão para a quadratura do círculo e da parábola, a balança abstrata de Arquimedes, os infinitesimais e a ideia de infinito, somas de Riemann, definição de limite, integral definida e função área. Do contexto cultural dos participantes da pesquisa apresentam-se os artefatos Filtro dos Sonhos, Pente Indígena, Cocar Indígena, Pau-de-chuva e Luminária Indígena. Promove-se a imersão do quadro teórico dos Três Mundos da Matemática no Programa Etnomatemática com aproximações entre as dimensões cognitiva e afetiva do segundo e, as interações entre elementos cognitivos e afetivos em processos de aprendizagem da Matemática estudado no primeiro. Por intermédio dessa imersão, caracteriza-se a dinâmica de movimento do pensamento matemático entrelaçado ao pensamento etnomatemático nas atividades propostas para cada processo de ensino e aprendizagem. Nessas atividades destacam-se o cálculo do comprimento da circunferência, das áreas de regiões retangulares, triangulares e circulares que são essenciais nos cálculos das superfícies cilíndrica e esférica, assim como dos volumes de cilindros, cones e esferas. A balança de Arquimedes emerge como um excelente material didático para o processo educacional dos objetos matemáticos abordados. Apresenta-se uma proposta de ensino e aprendizagem com os conteúdos relacionadosem distribuida em cinco momentos presenciais, pautada na imersão do quadro teórico dos Três Mundos da Matemática no Programa Etnomatemática, bem como uma de suas possíveis interpretações para cada encontro planejado.Item Educação química no antropoceno.(2021-05-20) Fary, Bruna Adriane; Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores; Costa, Alyne de Castro; Castro, Bruna Jamila de; Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco; Fausto, JulianaEsta pesquisa emergiu do desejo de reivindicar a Química nos saberes populares e nos espaços informais de circulação e mobilização de conhecimento. A partir da questão ambiental do Antropoceno, surge a inquietação de como os saberes da Química atuam nas problemáticas ambientais e quais outros saberes, práticas, técnicas e políticas são possíveis para pensar em modos de mobilizar a Educação Química para tal contexto. Nesse sentido, tem-se como objetivo desta tese buscar e compreender saberes, práticas, técnicas e políticas que servem de inspiração para pensar em outros modos de mobilizar a Educação Química, no que toca o advento do Antropoceno. Na busca por essas estratégias, utilizou-se a Heteroautobiografia, com base na Pesquisa Narrativa, enquanto metodologia para entrevistar duas alquimistasbruxas- cientistas, que trabalham com agroecologia e cosmetologia natural. A pesquisa teve como base as teorizações de Isabelle Stengers. Como resultados, encontram-se nas narrativas de vidas dessas mulheres ações para reativar, resgatar, reapropriar, regenerar, e toda polissemia do “to reclaim” de Stengers (2017a); a retomada das práticas da diversidade do saber-fazer química, para tratar da interferência no Antropoceno. Com as histórias de vidas, buscou-se e compreendeuse como elas constituíram seus saberes, e discutiu-se os modos como elas existem e resistem no Antropoceno. A conclusão desta pesquisa é que essas mulheres operam em torno de uma química menor. A partir disso, propomos e discutimos, enquanto estratégia, para além dos movimentos de desterritorialização, produzir um terreno para mobilizar os saberes químicos de forma a agenciá-los no coletivo e a criar ramificações políticas – modos de ser e estar em sociedade – configura o que denominou-se de “Educação Química Menor” (EQM), da qual as mulheres alquimistas-bruxas-cientistas operam com suas práticas, técnicas e políticas. As participantes desta pesquisa mostraram as possibilidades de constituição de uma ecologia de saberes químicos que desterritorializam a Química ao serviço dos interesses industriais, econômicos e políticos. A política da Química de serviço nos direcionou a problemas como poluições e consequências dos usos de agrotóxicos e plásticos, que contribuem na caracterização do Antropoceno e na identidade e território da Química na contemporaneidade.Item Matemática que se sente na pele: um estudo a respeito do pensamento matemático de alunos surdocegos.(2021-05-27) Jesus, Marcelo Silva de; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Vitaliano, Célia Regina; Gereti, Laís Cristina Viel; Klaiber, Michelle Andrade; Santos, Natália Gomes dosA presente pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, com características de um estudo de casos múltiplos, tem por objetivo investigar e discutir características do Pensamento Matemático de dois alunos surdocegos de uma escola do município de Londrina-PR. Para tanto, assumiu-se como perspectiva epistemológica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Rômulo Campos Lins. Como suporte teórico, adotou-se a relação entre Pensamento e Linguagem e o processo de desenvolvimento de crianças com deficiência, propostos por Vygostsky. Para atingir o objetivo proposto, construiu-se uma caracterização para o modo de produção de significados para a Matemática esperado de dois alunos no contexto educacional paranaense, a partir da produção de significados do autor deste trabalho para os resíduos de enunciações contidos nas Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná para a disciplina de Matemática. Tendo essa caracterização como referência e os referenciais teóricos mencionados, realizou-se uma leitura dos resíduos de enunciações dos dois, produzidos durante entrevistas semiestruturadas que tinham por objetivo caracterizar os contextos escolares em que estiveram e/ou estão inseridos e uma caracterização para os modos de produção de significados para a Matemática, ou ainda, para o Pensamento Matemático de cada um deles. O estudo evidenciou que o modo mais presente e valorizado em toda aprendizagem escolar dos alunos, de noções concretas às abstratas, após o surgimento da surdocegueira, esteve indissociável da manipulação, presente ou passada, de objetos físicos. Apenas um dos alunos demonstrou possuir o Pensamento Matemático esperado no contexto em que estão inseridos, e que ambos demonstram, em seus modos de lidar com a Matemática, coisificar noções matemáticas e fazer referência a objetos “concretos”, “cotidianos”.Item Autenticidade em atividades de modelagem matemática : da aprendizagem para o ensino em um curso de formação de professores(2021-06-22) Omodei, Letícia Barcaro Celeste; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Oliveira, Andréia Maria Pereira de; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Silva, Karina Alessandra Pessoa da; Carreira, Susana Paula GraçaA preocupação com a autenticidade em aulas de matemática teve seu despontar com o uso de problemas com contextos artificiais para aplicar a matemática nas aulas de matemática. Desse modo, a modelagem matemática é vista como um meio para inserir essa autenticidade na sala de aula. Mas como se caracteriza essa autenticidade em atividades de modelagem matemática? Construímos nossa fundamentação teórica sobre autenticidade em atividades de modelagem matemática, modelagem matemática na educação matemática e formação do professor para desenvolver atividades de modelagem na sala de aula. Considerando que as atividades desenvolvidas se caracterizam como uma atividade de modelagem matemática, definimos atributos para conferir a autenticidade a essas atividades. Levando em consideração o arcabouço teórico em que se fundamenta a pesquisa e o objetivo de investigar como se caracteriza a autenticidade em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em um curso de formação inicial de professores, foram desenvolvidas atividades de modelagem matemática mediante a caraterização de dois contextos: o Contexto de Aprendizagem e o Contexto de Ensino. De acordo com as análises empreendidas nessa pesquisa, a autenticidade se mostra presente em todo o desenvolvimento da atividade de modelagem, no contexto em que se dá a atividade, mas também no papel do professor, na autonomia dos estudantes, nas decisões que são tomadas, no porquê dessas decisões e o que elas influenciam. As análises das atividades desenvolvidas no Contexto de Aprendizagem mostram que a autenticidade está ligada à autonomia dos estudantes para desenvolverem a atividade, pois o maior nível de autenticidade inclui atividades de 3º momento de familiarização dos estudantes com atividades de modelagem matemática, atividades em que os estudantes de fato percorrem todas as fases de desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Assim, uma atividade com maior nível de autenticidade exige que os próprios modeladores se envolvam na coleta de dados, conheçam mais profundamente a situação-problema estudada, analisem para buscar e selecionar informações necessárias, quais simplificações são possíveis de se fazer sem que comprometa a autenticidade da situação do mundo real, que hipóteses considerar, para então resolver o problema, construir o modelo matemático e interpretar os resultados, com vistas também às consequências desse modelo e o que os resultados podem trazer para o mundo dentro e fora da sala de aula.Item Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática(2021-08-24) Zanim, Ana Paula; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Silva, Cíntia da; Bisognin, Eleni; Veleda, Gabriele GranadaNesta pesquisa, considerando o quadro teórico relativo à modelagem matemática bem como ao que vem sendo estudado relativamente às competências em modelagem matemática, temos por objetivo propor um método para caracterizar e identificar competências dos alunos em atividades de modelagem matemática e usá-lo em uma pesquisa empírica que, no âmbito da pesquisa qualitativa, se caracteriza como estudo de caso. O método proposto caracterizou duas dimensões relativas às competências desenvolvidas pelos alunos, a saber: dimensão das competências relativas aos conhecimentos do fazer modelagem matemática e dimensão das competências relativas aos conhecimentos matemáticos. Em cada uma destas dimensões caracterizamos um conjunto de competências em que os alunos podem progredir quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. Para investigar o desempenho dos alunos relativamente às competências caracterizadas, usamos um estudo de caso em uma pesquisa empírica. A pesquisa foi realizada no âmbito da pandemia Covid-19 quando as universidades estavam com aulas síncronas realizadas via plataforma digital, e se deu em uma universidade pública do estado do Paraná, com as turmas do 1o ano e do 4o ano de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo pelo Google Meet, instrumentos e entrevistas com dois grupos de alunos, sendo um do 1 o ano e um do 4o ano. Os resultados mostram que os dois grupos de alunos tiveram progressos em suas competências matemáticas bem como naquelas relativas ao fazer modelagem matemática no decorrer do desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. O método proposto nesta pesquisa avalia o desempenho dos alunos considerando separadamente suas experiências com modelagem matemática e seu conhecimento matemático bem como a articulação destas experiências e conhecimento na abordagem matemática de uma situação da realidade.Item Formação de professores de biologia para a interdisciplinaridade educativa e a inclusão de estudantes surdos buscando a aprendizagem significativa.(2021-09-23) Felicetti, Suelen Aparecida; Batista, Irinéa de Lourdes; Lorencini Júnior, Álvaro; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Vitaliano, Célia Regina; Lemos, Evelyse dos SantosA formação adequada de professores de Biologia é um dos fatores que mais influencia na qualidade do ensino de Biologia, pois a partir dela oportuniza-se a apropriação de diferentes saberes, bem como a reflexão e (re)formulação da própria prática docente. Dentre as abordagens possíveis e necessárias à formação, estão aquelas referentes à interdisciplinaridade, como uma maneira de contribuir para a desfragmentação do conhecimento, e à Educação Inclusiva (EI), enquanto meio de priorizar a aceitação das diferenças e a igualdade de direitos entre os estudantes, dentre os quais o direito de aprender significativamente. A partir dessas abordagens, aqueles que têm alguma necessidade educacional especial (NEE), como os estudantes surdos, são acolhidos em sala de aula desde o início da vida escolar e progridem com base no respeito à igualdade e à equidade, assim como podem acessar conhecimentos interrelacionados que permitem compreender parte da complexidade do mundo. As estratégias de ensino ao mesmo tempo podem ser facilitadoras da inclusão de estudantes surdos, potencializadoras da Aprendizagem Significativa (AS) e adequadas à realização de abordagens interdisciplinares de conteúdos de Biologia. Pensando na representatividade de potencializar a formação docente por estas perspectivas, desenvolvemos esta pesquisa com o seguinte objetivo principal: realizar uma investigação teórico-metodológica de construção e aplicação de uma Sequência Didática articulando e integrando o conteúdo “estrutura e função do DNA”, a interdisciplinaridade educativa e a EI de estudantes surdos, para formação de professores de Biologia, tendo a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como referencial. Depois de investigar e produzir a Sequência Didática ela foi desenvolvida por meio de ensino online aos Participantes – onze professores e três licenciandos na área, todos do estado do Paraná. Como processo, obtivemos registros de dados por meio de Questionários Inicial e Final, Mapas Conceituais e Planejamentos Didáticos. Por meio de Análise de Conteúdo, realizamos um estudo qualitativo e discutimos resultados alcançados, os quais serviram de base para a proposição de inferências e análises dedutivas. Dentre os principais aspectos observados, identificamos indícios de AS do conteúdo de Biologia, de aspectos interdisciplinares e da EI, pois os Participantes enriqueceram conceitos por diferenciação progressiva e reconciliação integrativa e souberam elaborar Planejamentos comprometidos com tais perspectivas. Ao mesmo tempo em que obtivemos essas inferências dedutivas na formação docente, entendemos que existe demanda por outras formações nesse sentido. Por isso, argumentamos que elas sejam desenvolvidas, em bases teórico-metodológicas científicas, e oferecidas cada vez mais aos professores, a fim de melhorar o ensino de Biologia.Item Um estudo sobre as ações docentes compartilhadas de residentes do programa de residência pedagógica de um curso de licenciatura em química.(2021-12-22) Obara, Cássia Emi; Passos, Marinez Meneghello; Stanzani, Enio de Lorena; Carvalho, Diego Fogaça; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de MelloO Programa de Residência Pedagógica (PRP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e possibilita aos licenciandos uma imersão na prática escolar. O PRP/UEL/Química criou uma dinâmica de discussão teórica e prática, incentivando também a pesquisa. Ao ingressarem na sala de aula, os residentes formaram quatro duplas e um trio. Diante disso, esta tese apresentou como principal objetivo: identificar, por meio das ações docentes, como atuam os residentes nesta configuração de “docência compartilhada”. As questões que nortearam esta pesquisa são: Quais são as categorias de ação de residentes em aulas de Química? Há ações docentes compartilhadas nas aulas ministradas em duplas ou trios entre os residentes participantes? Como as ações são gerenciadas pelos atores nesses momentos? Orientados pela pesquisa qualitativa, tratamos de descrever nossa análise de dados, pautada na Análise Textual Discursiva (ATD). Observar as experiências adquiridas pelos residentes, nos fizeram voltar o olhar sobre a sala de aula. Desta maneira, procuramos investigar os fenômenos que poderíamos encontrar nas aulas dos residentes. As aulas eleitas para análise partiram das relações entre a dupla ou trio de residentes: as aulas A16, A25 e A66. Em A16 identificamos 4 momentos em que duas ou mais ações docentes foram efetuadas simultaneamente por dois ou três residentes: No primeiro momento, levantamos 9 diferentes ações docentes compartilhadas; no segundo momento, 2 ações docentes compartilhadas; no terceiro momento, 1 ação; no quarto momento, 5 ações docentes compartilhadas. Na aula A25 identificamos 5 momentos em que as ações dos residentes foram levantadas simultaneamente: para o primeiro momento, foram 5 ações docentes compartilhadas diferentes; no segundo, 2 ações; no terceiro, 1 ação, no quarto 10 ações e no quinto momento foram 3 categorias de ação docente compartilhada. Em A66 identificamos 4 momentos em que as ações docentes compartilhadas se estabeleceram: o primeiro momento, levantamos 3 diferentes categorias de ação docente compartilhada, segundo, 2 ações, no terceiro momento, 1 ação e no quarto momento, 3 ações docentes compartilhadas. A busca pelas ações docentes compartilhadas possibilitou visualizar a mobilização dos residentes na prática docente. Tais ações estabelecidas foram frutos de um processo formativo, organizado, planejado e discutido previamente, o que possibilitou uma articulação entre as práticas das duplas e trios de residentes.Item Um estudo a respeito das características da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas(2022-02-24) Hachiya, Jefferson Sussumu de Aguiar; Passos, Marinez Meneghello; Passos, Angela Meneghello; Pizarro, Mariana Vaitiekunas; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de MelloO objetivo desta tese é identificar as características da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas, por um grupo de três professores durante reuniões pós-aulas para organização de um componente curricular. Como corpus de pesquisa, foram selecionadas seis reuniões (R), que ocorreram em três momentos distintos do desenvolvimento anual da disciplina – momento inicial (M1), momento intermediário (M2) e momento final (M3). Os dados, provenientes da transcrição das gravações em audio dos discursos desses professores, em cada um dos três momentos, foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Para facilitar esse processo, utilizamos como categorias a priori as três colunas da Matriz da reflexão M(R), que buscam relacionar a reflexão sobre as ações docentes com a Aprendizagem docente, o Ensino praticado e a Aprendizagem discente. Vale ressaltar, que a M(R) é um intrumento analítico resultante do desdobramento do Modelo do farol de navegação, que foi por nós desenvolvido para caracterizar o olhar do professor sobre as ações que ocorrem em momentos de reflexão sobre as ações passadas e futuras relacionadas a atividade docente. Tendo como base esses intrumento analíticos, nota se que a relação da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas se dá prioritariamente com as categorias Ensino praticado e Aprendizagem discente, as quais são melhor descritas pela emergência de subcategorias que fazem menção a temas discutidos pelos professores no decorrer do desenvolvimento do componente curricular. Ainda concluímos que, a M(R) e o Modelo do farol de navegação são suficiente para caracterizar as reflexões sobre as ações docentes em momentos pós aula, assim entendemos que esses instrumentos analíticos propostos ainda podem ser utilizados para organizar e conduzir as ações de professores, não apenas no desenvolvimento de um componente curricular, mas também para acompanhar e orientar licenciandos em seus estágios de docência. Outro resultado por nós observado, foi que o ato de refletir sobre a sua aprendizagem, sobre seu modo de ensinar e sobre a aprendizagem discente, fornece aos professores uma visão privilegiada do processo educacional, o que contribuir para o aprimoramento de seu desenvolvimento profissional docente. Porém, concordamos que a reflexão sobre as ações docentes pode ser mais significativa e produtiva quando se abrange a dimensão coletiva e intencional, ou seja, quando se tem uma escola reflexiva e não apenas sujeitos reflexivos.Item Um estudo acerca de possíveis contribuições do PROINTE/UEM para a formação inicial de professores de matemática(2022-02-25) Camargo, Ligia Bittencourt Ferraz de; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Teixeira, Bruno Rodrigo; Gereti, Laís Cristina Viel; Barroso, Mariana Moran; Pedrochi Junior, OsmarNeste trabalho tem-se como objetivo investigar possíveis contribuições do Programa de Integração Estudantil (PROINTE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição, que participaram desse Programa como preceptores. Desenvolve-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo, havendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram uma coordenadora geral do Programa, uma coordenadora das atividades de preceptorias da área da Matemática, uma docente do Departamento de Matemática, além de dez preceptores. Assume-se a formação de professores sob a perspectiva do desenvolvimento profissional ancorando-se em (PONTE, 1998; MARCELO, 2009) entre outros autores como (PEREZ, 1999; PASSOS et al., 2006). Ademais, serviram de base para esta investigação aspectos apontados por pesquisas na área de Ensino de Matemática no qual os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil apresentam defasagens, ou seja, lacunas decorrentes da formação oriunda dos cursos de Licenciatura em Matemática, bem como um levantamento de pesquisas que tiveram como foco de estudo investigar contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Matemática. Os resultados sugerem contribuições oportunizadas pelo PROINTE relacionadas ao conteúdo matemático, à prática de sala de aula, à interação com os estudantes, ao planejamento, ao comportamento e à atuação como professor. Verifica-se o Programa como um contexto favorável a formação docente e capaz de ir além dos objetivos a que se propõe, podendo impulsionar o desenvolvimento profissional dos licenciandos em Matemática que atuarem como preceptores, ao propiciar momentos de interação, oportunizar possíveis reflexões, requerer estudos, exigir responsabilidade e envolver novas aprendizagens que podem repercutir na prática docente desses futuros professores.Item Um estudo das ações de licenciandos em química ao planejar e executar aulas experimentais(2022-03-22) Souza, Andriele Coraiola de; Passos, Marinez Meneghello; Souza, Natany Dayani de; Portugal, Khalil Oliveira; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de MelloEsta tese apresenta os resultados de uma investigação qualitativa com os objetivos de identificar, descrever e categorizar as ações de ensino planejadas e executadas por graduandos de Química durante aulas experimentais investigativas. O estudo também analisa as implicações da atividade experimental dentro de uma abordagem investigativa durante a atuação dos licenciandos em Química. Os dados foram coletados por meio do acompanhamento de duas duplas de graduandos de Química em disciplina de Estágio Supervisionado, por meio de planos de aula e filmagens das aulas ministradas. O corpus foi categorizado e analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessa análise, foram criadas categorias baseadas em três níveis de ações: macroações, ações e microações. Apresentamos a categorização em dois blocos: as aulas experimentais de D1 e posteriormente de D2. Como resultado, as macroações estabelecidas no plano de aula de D1 foram: introdução da aula, realização de experimentos, apresentação e explicação de experimentos e sistematização de conceitos. Distribuídas entre as macroações, encontramos 10 ações e 19 microações. Para D2, as macroações encontradas foram: introdução da aula, realização e explicação dos experimentos, sistematização de conceitos e conclusão da aula. Essas macroações abrangeram 8 ações e 17 microações. Na categorização das ações realizadas, houve uma expansão considerável com 25 e 21 ações docentes, respectivamente, por D1 e D2. Ao final, articulamos as ações encontradas pelas duplas em cada etapa do planejamento e execução das aulas. Assim, ao compararmos as ações pretendidas, percebemos que entre os principais objetivos estavam: contextualizar, discutir, distribuir, explicar, organizar, perguntar e questionar, ainda que em momentos distintos do planejamento da aula. Notamos que algumas ações advêm do contexto da atividade experimental e da participação ativa dos estudantes nas etapas processuais, influenciando as ações dos estudantes de graduação e exigindo a mobilização de conhecimentos diversos que se desdobraram em diferentes ações. No esforço de ampliar o olhar sobre a ação docente, buscamos aproximar a análise realizada de outras pesquisas da área (ASSAI, 2019; BORGES, BROIETTI, ARRUDA, 2021), o que nos proporcionou uma reflexão sobre ações comuns em o desenvolvimento de aulas experimentais de Química. Quando olhamos para as ações docentes frente à atividade experimental, podemos possibilitar uma melhor compreensão da sua complexidade e da prática dos professores de Química, evidenciando especificidades. Além disso, ao analisar o que de fato é feito numa atividade experimental, podemos contribuir para a validação e ampliação da visão teóricaItem A disciplina de Libras na formação de licenciandos de química e ciências biológicas : um estudo por meio das perspectivas das ementas, dos professores e estudantes(2022-07-01) Charallo, Thalita Gabriela Comar; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Vitaliano, Célia Regina; Costa, Edivaldo da Silva; Castro Junior, Glaucio de; Zara, Reginaldo AparecidoEste trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que buscou investigar e analisar as contribuições da disciplina de Libras na formação inicial de professores de Química e Ciências Biológicas por meio de análise com ementas das disciplinas de Libras de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas do Brasil, buscando evidências dos conteúdos que devem ser abordados nos cursos; entrevistas com professores surdos e ouvintes acerca dos conteúdos, objetivos e impacto na formação de professores e por último, as potencialidades da disciplina segundo os alunos egressos de cursos de licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Para a obtenção dos dados pesquisou se nos sites das IES as ementas dos cursos, realizou-se as entrevistas com os professores participantes em Libras com os professores surdos gravadas e transcritas para a língua portuguesa e aplicou-se um questionário semiestruturado com egressos e alunos que estavam em fase final da disciplina. Todos os dados foram analisados e categorizados qualitativamente com base na Análise de Conteúdos baseada em Bardin (2011) e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que permitiram algumas reflexões acerca da oferta da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura do país, após dezessete anos de exigência do Decreto nº 5626 de 2005. Os resultados evidenciaram que a falta de informações mais detalhadas sobre o papel e o objetivo da disciplina de Libras nos cursos de formação docente, que não são contemplados no Decreto supracitado, permite que cada IES definam segundo suas percepções como será ofertada disciplina em cada curso e quais conteúdos ou temáticas serão trabalhados. Diante disso, as análises apontaram que algumas disciplinas tem um perfil de curso básico de Libras, voltado para o ensino de sinais, enquanto outras dividem a disciplina em conteúdos teórico e práticos e, que discussões mais específicas relacionadas a área da Ciências e a formação de professores que vão atuar com alunos surdos no ensino de Química e Ciências biológicas, entre outros, dificilmente são contemplados pela disciplina.Item Estudo da radiação do corpo negro – uma proposta HCTS para a formação de professores de física(2022-07-13) Macedo, Andréia Hornes; Batista, Irinéa de Lourdes; Carvalho, Marcelo Alves de; Costa, Márcia da; Kikuchi, Ligia Ayumi; Felicetti, Suelen AparecidaNesta pesquisa apresentamos a Proposta HCTS – História, Ciência Tecnologia e Sociedade, que traz uma relação entre a História da Ciência e a abordagem CTS para o ensino da Radiação do Corpo Negro. Essa proposta é resultado de uma pesquisa teórico-metodológica no campo da Didática das Ciências e mobilização de Saberes Docentes, considerando que o professor é o sujeito que constrói seus saberes e a sala de aula o meio que possibilita a prática dessa construção. Nesse contexto, disponibilizamos a proposta para que especialistas da área avaliassem, por meio de um questionário, a potencialidade e relevância da mesma na formação de professores, bem como a aplicabilidade da mesma como uma metodologia de ensino construtivista. Como complementação à proposta, apresentamos uma sequência didática modelo, a qual também foi avaliada pelos especialistas, com o objetivo de demonstrar como a proposta HCTS pode ser desenvolvida por professores de educação básica no ensino de Física. Para essa sequência, utilizamos a Radiação do Corpo Negro como conteúdo científico a ser desenvolvido nos aspectos da proposta, visto o debate histórico-científico promovido por esse tema e as discussões entre ciência, tecnologia e sociedade, permeadas pela História da Radiação do Corpo Negro, que ampliam os horizontes, dando início a Física Moderna. Por meio da análise dos registros da avaliação por especialistas, nossas hipóteses de que uma proposta pautada na História da Ciência e nas relações apresentadas pela Abordagem CTS seja relevante para a formação dos professores e potencialmente produtiva para o processo de ensino e de aprendizagem, foram consolidadas. Esses resultados indicam a proposta HCTS como uma contribuição no campo da Didática das Ciências e de saberes docentes na Educação em Ciências.Item Metacognição em atividades de modelagem matemática.(2022-08-02) Castro, Élida Maiara Velozo de; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Groenwald, Cláudia Lisete Oliveira; Rosa, Cleci Teresinha Werner da; Torisu, Edmilson Minoru; Vertuan, Rodolfo EduardoEsta pesquisa tem como objetivo investigar como estratégias metacognitivas agem sobre as ações dos alunos em atividades de modelagem matemática. Para compor os dados empíricos da pesquisa foram desenvolvidas atividade de modelagem em uma turma do 4º ano de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa qualitativa orienta o desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento das análises. No desenvolvimento das atividades de modelagem, as estratégias metacognitivas são identificadas com o auxílio de um instrumento que foi construído considerando aspectos indicadores dessas estratégias. Os registros escritos, gravações das aulas e questionários compõem o material de coleta de dados. A análise dos dados tem como suporte a metodologia que considera as estratégias metacognitivas em atividades de modelagem e as práticas discursivas dos alunos envolvidos em atividades de modelagem matemática. As práticas discursivas são elucidadas mediante ferramentas analíticas como árvore de associação de ideias e linhas narrativas. Dessas análises é possível identificar desdobramentos para o desenvolvimento das atividades de modelagem matemática decorrentes das estratégias metacognitivas dos alunos. A pesquisa empírica empreendida possibilita a organização de uma taxonomia para a metacognição em atividades de modelagem matemática. Essa taxonomia elucida que os táxons que se destacam do uso de estratégias metacognitivas são: tomada de decisão, julgamento reflexivo, reflexão intencional, experiência social, coesão matemática e pensamento sistêmico. Neste sentido, a pesquisa avança relativamente ao que já se tem reconhecido na área de Modelagem Matemática sobre a metacognição em atividades de modelagem matemática e indica a relevância das estratégias metacognitivas para a performance dos alunos em atividades de modelagem matemática ao mesmo tempo em que sinaliza o potencial dessas atividades para a mobilização dessas estratégias.Item Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital(2022-08-25) Vicentin, Fabio Roberto; Passos, Marinez Meneghello; Borssoi, Adriana Helena; Passos, Angela Meneghello; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de MelloEsta pesquisa de natureza qualitativa teve como principal objetivo caracterizar as ações docentes e discentes, evidenciando suas conexões, em aulas de Matemática fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Assim, a principal questão de pesquisa norteadora desta investigação, para a qual buscamos respostas, foi: Quais ações docentes, ações discentes e eventuais conexões podem ser observadas em aulas de Matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital? Os procedimentos metodológicos se basearam na Análise de Conteúdo assumida como uma proposta teórica utilizada como método de coleta e de análise de dados qualitativos. As aulas foram planejadas pelo professor pesquisador, autor desta tese, que, também, implementou as mesmas com grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, nos anos de 2016 e 2019. Na proposição dos cinco artigos que integram esta tese, no formato multipaper, evidenciamos diferentes categorias que expressam ações docentes (22) – Auxilia, Calibra, Comenta, Coordena, Demonstra, Discute, Entrega, Espera, Explica, Expõe, Incentiva, Indica, Liga, Pergunta, Presta Atenção, Projeta, Realiza Chamada, Resolve, Responde, Solicita, Sugere, Valoriza – e discentes (41) – Aceita, Apaga, Arrasta, Arrisca, Assinala, Auxilia, Busca, Comemora, Confere, Descobre, Desenha, Discute, Escreve, Escuta, Espera, Explica, Fala, Fotografa, Incentiva, Indica, Inicia, Justifica, Lê, Mexe, Não Aceita, Observa, Organiza, Participa, Percebe, Pergunta, Presta Atenção, Realiza, Recebe, Registra, Responde, Seleciona, Sente Interesse, Solicita Auxílio, Solicita Explicação, Sugere, Utiliza – consideradas como resultantes, tão somente, do tipo de aulas – fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Ainda, o processo de análise utilizado nesta pesquisa possibilitou legitimarmos que existem ações docentes que podem estar ou não conectadas às ações discentes. Por fim, referente a análise das categorias de ações docentes e discentes, tal movimento permitiu-nos, também, constatar semelhanças e diferenças entre essas categorias em aulas de Matemática com diferentes abordagens (tradicional, utilização de jogos, uso de materiais manipuláveis e exploração de objetos de aprendizagem) utilizadas pelos professores.Item Um estudo sobre o movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática experientes(2022-11-25) Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Oliveira, Andréia Maria Pereira de; Barbosa, Cirléia Pereira; Paula, Enio Freire de; Rodrigues, Paulo HenriqueA Identidade Profissional (IP) é uma temática emergente na área de formação de (futuros) professores e, particularmente, nos interessa investigar a IP de professores de matemática experientes. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP? Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo cujo objetivo geral é analisar aspectos presentes na trajetória de professores experientes que promoveram o movimento de constituição de sua IP. Os quatro professores investigados foram selecionados para essa investigação por serem considerados professores experientes e por terem sido protagonistas dos casos multimídia. Os dados coletados consistiram em entrevistas semiestruturadas com cada um dos professores investigados a respeito de suas trajetórias profissionais, relatos de experiência que foram publicados e narrativas produzidas pelos quatro professores, especificando as suas participações como protagonistas nos casos multimídia e como eles lidaram com essa experiência. Os resultados evidenciaram que refletir sobre sua prática profissional e sobre a prática de outros professores, comprometer-se com a formação dos alunos, com a profissionalização e com a educação, atuar como protagonistas nos casos multimídia, defender e fundamentar suas crenças/concepções a respeito da prática do professor, receber o apoio e apoiar outros professores em processos formativos, e compreender conteúdos matemáticos e como ensiná-los representam ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP. Assim, concluímos que as ações apontadas nesta investigação podem ser consideradas na formulação de políticas públicas para a formação de (futuros) professores, uma vez que apresentam potencial para mobilizar a sua IP.Item Movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática no início da docência(2022-12-16) Barretto, Ana Cláudia; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Elias, Henrique Rizek; Oliveira, Laís Maria Costa Pires de; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Gama, Renata PrenstteterProfessores no início da docência (ID) se deparam com diversos desafios que podem ser determinantes para a sua permanência na profissão. No gerenciamento desses desafios, a Identidade Profissional (IP) dos professores é constantemente formada/transformada. Este estudo tem como objetivo investigar o papel de elementos contextuais no movimento de constituição da IP de professores de matemática no ID, na busca de responder à seguinte questão: que ações podem ser promovidas com professores de matemática no ID a fim de apoiá-los no movimento de constituição de sua Identidade Profissional? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, com quatro professores de matemática no ID, compreendido como os cinco primeiros anos de atuação profissional. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e narrativas individuais, do uso do instrumento de formação vaivém e de gravações das reuniões do grupo de estudos constituído com os professores investigados. Os resultados evidenciaram que estabelecer interações com diferentes interlocutores da comunidade escolar, envolver-se em processos de formação e problematizar a própria prática profissional possibilitaram com que os professores de matemática no ID mobilizassem domínios da sua IP, nomeadamente crenças/concepções; conhecimentos referentes à profissão; autoconhecimento profissional; autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência); e compromisso político. Com isso, propõe-se que sejam fomentadas políticas públicas que possibilitem aos professores de matemática no ID dialogar com a comunidade escolar e participar de espaços formativos que oportunizem interações significativas e reflexivas, a fim de apoiá-los no movimento de constituição de sua Identidade Profissional.Item Leitura semiológica de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química(2023-02-10) Hernandes, Josiane Letícia; Laburú, Carlos Eduardo; Gregório, Ana Paula Hilário; Stanzani, Enio de Lorena; Frasson, Fernanda; Boni, Keila TatianaEsta tese problematiza o processo de significação realizado a partir de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química. A pesquisa articula aspectos da Teoria Semiológica de Ferdinand de Saussure e Roland Barthes com fundamentos da Multimodalidade Representacional e propõe um instrumento analítico com o objetivo de compreender as possibilidades e limitações de quatro analogias pictóricas. O estudo realizado corresponde a uma investigação qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. Em uma primeira etapa, realizaram-se leituras semiológicas de quatro analogias pictóricas retiradas de diferentes livros didáticos de química destinados ao Ensino Médio. Na perspectiva comunicacional da semiologia, os conhecimentos, subjacentes às analogias pictóricas, foram diferenciados em níveis de significação, denotativo e conotativo, enquanto as relações necessárias para a compreensão do conceito científico pretendido foram identificadas segundo a ótica dos eixos estruturantes da linguagem, sintagmático e paradigmático. Em uma segunda etapa, buscou-se realizar uma validação comunicativa com o objetivo de perscrutar a construção de significados a partir das analogias pictóricas investigadas. Como os referenciais que discutem o emprego de analogias no ensino defendem que é papel do professor guiar o raciocínio analógico, a pesquisa foi realizada com estudantes de licenciatura em química, tendo em vista que os conceitos científicos aludidos são conhecimentos acessíveis a eles e que futuramente atuarão como professores. Os resultados da primeira etapa permitiram depreender as possibilidades analógicas das representações imagéticas investigadas, definir as correspondências essenciais para a compreensão da analogia e presumir associações indesejadas, mas possíveis, que levariam a divergências do conceito científico. Já a segunda etapa evidenciou como os licenciandos construíram os significados a partir das analogias pictóricas anteriormente analisadas. Com isso, foi possível reconhecer os equívocos conceituais provocados por atributos das analogias. Por meio do mapeamento das características da analogia que possibilitaram associações indesejadas e levaram a significados diferentes do pretendido, inferiu-se as limitações analógicas. A partir de reflexões em torno do papel desse recurso didático no ensino de ciências e dos processos envolvidos na produção de sentido a partir das diferentes representações, o instrumento analítico proposto mostrou-se eficiente para compreender, de maneira mais aprofundada, como os conhecimentos científicos são construídos por meio de analogias. Por essa razão, conclui-se que a leitura semiológica é capaz de auxiliar professores no planejamento do ensino por analogias pictóricas, além de fornecer informações para intervir no processo de aprendizagem afim de que interpretações divergentes da pretendida sejam evitadas e não sejam reforçadas concepções incompatíveis com o conceito abordado.Item O desenvolvimento do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática: ações de uma disciplina de ensino de geometria(2023-02-17) Vieira, Anna Flávia Magnoni; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Trevisan, André Luis; Silva, Gabriel dos Santos e; Moran, Mariana; Dantas, Sérgio CarrazedoO estudo do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática é um tema emergente que pode reverberar no ensino de geometria na Educação Básica. Nesta pesquisa, buscou-se responder à seguinte questão: que elementos formativos, no contexto de uma disciplina de Ensino de Geometria, oferecem oportunidades para o desenvolvimento do pensamento geométrico de futuros professores de matemática? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, que contou com a participação de 24 futuros professores de matemática (FPM) integrantes de uma disciplina de Ensino de Geometria em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná - Brasil. Os dados dessa investigação referem-se às ações de formação registradas em vídeo, à produção escrita dos FPM promovidas por tarefas propostas no decorrer dessas ações e aos registros da pesquisadora em diário de campo. Os resultados evidenciaram que as ações de formação promoveram elementos formativos que oferecem oportunidades para o desenvolvimento do pensamento geométrico de FPM associados a conhecimentos teóricos e a conhecimentos inerentes à prática profissional desses futuros professores. No que se refere aos conhecimentos teóricos, os FPM tiveram oportunidade de refletir a respeito: dos níveis de pensamento proposto no modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico; das apreensões em geometria discutidas por Duval; da capacidade de o professor reconhecer, interpretar e decidir sobre aspectos geométricos a serem considerados para o desenvolvimento do pensamento geométrico; e dos conceitos e propriedades geométricas de figuras planas. No que concerne a conhecimentos inerentes à prática profissional, os FPM refletiram a respeito: do papel do professor na prática em sala de aula para o desenvolvimento do pensamento geométrico; da busca de conexões entre as apreensões envolvidas no processo de resolução de tarefas de geometria; das potencialidades e das limitações de tarefas para o desenvolvimento do pensamento geométrico; da capacidade de o professor reconhecer, interpretar e decidir sobre implicações do desenvolvimento do pensamento geométrico para o processo de ensino e de aprendizagem de geometria. Assim, concluiu-se que as ações, como resolução, elaboração e discussão de tarefas de geometria, estudo e discussão de textos teóricos sobre o ensino de geometria e o pensamento geométrico, devem ser consideradas na formação inicial de professores de matemática, uma vez que apresentam potencial para suscitar elementos formativos que oportunizam ao FPM desenvolver o seu pensamento geométrico.