01 - Doutorado - Educação
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Navegando 01 - Doutorado - Educação por Assunto "Classes sociais"
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Item Materialist readings of cinematic representations of disabilityCabral, Vinícius Neves de; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Branco, Sérgio Dias; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães; Orlando, Rosimeire Maria; Brener, Fernanda Machado; Wayne, Michael [Coorientador]Resumo: A pesquisa apresentada tem como objetivo a análise das representações da deficiência nas indústrias cinematográficas dominante e independente Objetivou-se (1) delinear a estrutura narrativa do gênero drama de normalidade, com base no conceito cunhado por Darke (1998) e nas estratégias narrativas ideológicas elaboradas por Wayne (22), (2) examinar os impactos das relações de classe social na construção e desenvolvimento das personagens com deficiência e (3) estabelecer conexões entre a apreensão e representação da deficiência nos dramas de normalidade e a condição de classe social das personagens Justifica-se a relevância do estudo, fundamentado pelos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Cultural, por sua compreensão das relações dialéticas entre dominação material e dominação ideológica Em oposição às concepções patologizantes, o estudo concebe a deficiência como fenômeno social determinado por condições históricas, econômicas, sociais e culturais Os resultados das análises dos quatro estudos de caso da indústria cinematográfica dominante corroboram com as proposições de Darke (1998) Os exemplos discutidos elucidam a estrutura narrativa ideológica do drama de normalidade, que visa a reprodução da deficiência como desvio da norma social e como contrária aos pressupostos da Ideologia da Competência O drama de normalidade é construído a partir de técnicas cinematográficas melodramáticas que apelam à emoção e retratam a deficiência como uma tragédia que deve ser superada com esforço pessoal e dedicação Sem profundidade, as personagens com deficiência ficam à mercê das opiniões, desejos e caridades daqueles sem-deficiência à sua volta Como espaço de resistência, a indústria independente oferece, nos dois casos analisados, uma narrativa que retrata a deficiência como construção social e histórica As personagens com deficiência são retratadas com complexidade e construídas como humanos completos e não como mera expressão de sua deficiênciaItem Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genéticaGonçalves, Carlos Eduardo de Souza; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Saravali, Eliane Giachetto; Dell’Agli, Betânia Alves Veiga; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: Esta pesquisa propôs compreensões a respeito da construção do preconceito de classe social e sua superação por meio de intervenção educacional Teve como objetivo analisar, pelo aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, estruturações de proposições preconceituosas acerca de classes sociais manifestas por estudantes de ensino médio técnico, verificando interrelações cognitivas, afetivas, sociais e morais, bem como o resultado de uma intervenção que visou dissociação de relações de exclusividade de predicados depreciativos para as classes sociais A pesquisa teve enfoque quali-quantitativo e delineamento quase-experimental Os participantes foram 24 estudantes, de 17 a 6 anos de idade, do ensino médio técnico de um dos campi do Instituto Federal do Paraná, divididos em um Grupo Controle (GC) e outro Experimental (GE) Após definição da amostra, a coleta de dados foi realizada em três etapas, caracterizadas como pré-teste, intervenção e pós-teste, por meio de entrevistas orientadas pelo método clínico-crítico piagetiano O pré-teste objetivou coletar significações de ambos os grupos para classes sociais e suas características, e o pós-teste comparar efeitos da intervenção e de sua ausência entre estes grupos A intervenção se caracterizou por autoexame da necessidade lógica interproposicional da exclusividade, atribuída pelos participantes do GE, de predicados para classes sociais, entre eles, os com significação preconceituosa Os resultados revelaram possível ciclo de compensação entre diferenças quantitativas intensivas de valorização de modos de ser, ter e fazer que propuseram para as classes sociais e de pessoas que as representariam por tais ações, sugerindo-se uma função do preconceito de classe social nesse sistema de regulação compensatória Significações de concordância alheia evidenciaram papel mais significativo dos círculos sociais familiares e de amizade para a conservação das escalas de valores dos participantes, algumas das quais estruturaram implicações preconceituosas dirigidas, em maioria, às classes sociais mais altas O respeito por possíveis discordâncias alheias relativas aos valores dos participantes se mostrou predominantemente unilateral Os resultados sugeriram ainda eficácia da intervenção com o GE comparado ao GC, averiguada por maior número de participantes que realizaram dissociações de um maior percentual de características antes significadas como exclusivas, incluindo algumas depreciativas O exame autônomo das necessidades lógicas de relações de exclusividade entre predicados e classes se mostrou viável como etapa inicial de ações educacionais que visam promover dissociação de qualificações depreciativas de classes sociais Significações de menor identificação entre classes sociais dos participantes e dos círculos sociais de superiores hierárquicos, incluindo professores, bem como significações de possível menor concordância de professores com os valores dos seus alunos apontam a necessidade de projetos que visem maior vínculo entre docentes e estudantes para superação de preconceitos de classe social