01 - Doutorado - Educação
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Navegando 01 - Doutorado - Educação por Assunto "Aprendizagem"
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Item Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativaMaciel-Santos, Aline Guilherme; Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]; Boruchovitch, Evely; Ganda, Danielle Ribeiro; Bzuneck, José Aloyseo; Oliveira, Francismara Neves deResumo: Atualmente, a docência não é mais considerada como um ato diretivo, e sim, dinâmico, planejado, intencional e complexo, tal como preconiza o construto da autorregulação da aprendizagem No ensino superior não basta que os professores dominem os saberes científicos e específicos de sua área de conhecimento Há uma necessidade de investir em ações que tornem seus estudantes mais estratégicos Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva com ênfase na aprendizagem autorregulada Apresenta como objetivo geral avaliar a eficácia de uma intervenção colaborativa nos processos autorregulatórios e nas crenças de autoeficácia de um professor do Ensino Superior e de seus estudantes em relação à uma disciplina ofertada pelo curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná Trata-se de um de estudo quase-experimental com pré-teste e pós-teste Foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção colaborativa organizada em 1 sessões entre pesquisadora e docente distribuídas ao longo das 16 semanas de aulas ministradas pela docente, e pós-teste Participaram da pesquisa uma docente e vinte estudantes da terceira série de Pedagogia Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada junto à docente uma entrevista semiestruturada com quatro questões acerca do conhecimento e aplicação das estratégias de aprendizagem, e uma escala que avalia a crença de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios com seus estudantes Junto aos estudantes, também em situação de pré e pós-teste foram aplicados duas escalas, sendo uma para avaliar a crença de autoeficácia no ensino superior e outra para avaliar os processos autorregulatórios Ao longo do processo interventivo colaborativo foram desenvolvidas ações para que a docente estimulasse o envolvimento do estudante no próprio processo de aprendizagem Todas essas ações estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos A docente relatou que passou a valorizar esse processo e que, por isso, buscou organizar condições em sala de aula para levá-los a colocar em prática estratégias de aprendizagem de modo que lidassem com o conhecimento de forma mais organizada e profunda A análise dos dados revelou que o conhecimento aplicado e as crenças de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios melhoraram com a intervenção colaborativa Em relação aos estudantes, foram evidenciadas diferenças significativas ao comparar o pré-teste e o pós-teste, tanto nas crenças de autoeficácia na formação superior, com destaque à autoeficácia acadêmica, quanto nos processos autorregulatórios dos estudantes, com destaque para a subescala Seleção de Ideias Principais Relatos de observação do processo interventivo foram analisados e discutidos Frente aos resultados alcançados, é possível inferir que, de modo colaborativo, a formação de docentes no constructo da aprendizagem autorregulada contribui com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ambiente universitário Pesquisas que respeitem os saberes e práticas docente, tal como a pesquisa colaborativa, revelam um ganho para a pesquisa em educação, visto que se amplia o conhecimento de ambos autores, participante e pesquisador, e por conseguinte, de estudantes e do próprio saber cientificoItem Crenças de autoeficácia docente na promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio : uma proposta de intervenção(2025-02-26) Silveira, Patrícia da; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Paixão, Márcia Valéria; Bianchini, Luciane Guimarães Batistella; Oliveira, Francismara Neves de; Bzuneck, José AloyseoAs crenças de autoeficácia são definidas como sendo crenças que o indivíduo possui em relação a ser capaz de realizar ações, de forma organizada e intencional, para atingir metas já estabelecidas e devido a isso, elas são essenciais para o desenvolvimento e mudança pessoal. No contexto desta pesquisa são estudadas as crenças de autoeficácia docente, ou seja, o quanto o professor se sente capaz de promover a autorregulação da aprendizagem em sala de aula na Educação Profissional e Técnica de nível médio. A presente pesquisa buscou analisar os efeitos de uma intervenção nas crenças de autoeficácia docente para a promoção da aprendizagem autorregulada em sala de aula no contexto da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio. Este é um estudo quase-experimental e apresenta uma abordagem mista (quali-quantitativa).Participaram da pesquisa dois professores, sendo um do gênero masculino e outro do gênero feminino, com idades entre 31 e 40 anos. A pesquisa foi organizada em três momentos, divididos em: pré-teste, intervenção e pós-teste. O pré-teste ocorreu no primeiro encontro síncrono da intervenção, em que foram aplicadas a escala autoeficácia do professor para promover a autorregulação da aprendizagem (EAPP- AA) e a escala de estratégias de aprendizagem para universitários (EEA-U), assim como o questionário autorreflexivo. A intervenção foi realizada entre o 2º. e o 13º. encontro por meio de curso de formação docente online denominado “Diálogos sobre a promoçao da aprendizagem autorregulada na EPT de nível médio”, realizado durante os meses de setembro de 2022 a março de 2023, composta por cinco grandes temáticas (Teoria Social Cognitiva, Crenças de Autoeficácia, Motivação, Autorregulação da Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem) distribuídas em 14 encontros online, nos quais foram realizadas atividades síncronas (21h), e atividades assíncronas (9h), totalizando uma carga horária de 30 horas. Cada encontro online teve a duração de 1h30min e foi realizado pela plataforma google meet, enquanto que as atividades assíncronas foram disponibilizadas na plataforma google sala de aula (classroom). O pós-teste ocorreu no 14º. encontro, com a aplicação dos mesmos instrumentos aplicados no pré-teste. Os dados coletados, a partir das escalas EEA-U e EAPP-AA, foram submetidos à análise estatística descritiva. As análises do diário de aprendizagem e do questionário autorreflexivo aplicados foram realizadas por meio de uma análise descritiva. Na escala EEA-U os professores/participantes apresentaram bons níveis de autorregulação tanto no pré-teste como no pós-teste. Já na escala EAPP-AA os professores/participantes tiveram redução nas médias totais do pré-teste para o pós-teste. Esta redução nas médias do pós-teste indicou que a intervenção possibilitou aos professores/participantes compreenderem diversos conceitos trazidos na escala, impactando, assim, nas respostas do pré-teste. A discussão dos dados qualitatitvos se deu a partir de dois eixos norteadores, sendo um sobre a formação acadêmica, crenças e concepções dos professores na EPT de nível médio sobre o ensino e aprendizagem, que demonstrou a influência das crenças e formação dos professores/participantes sobre o processo de ensino e aprendizagem, e o outro sobre o processo de tomada de consciência para a promoção da AA durante a intervenção, indicando lacunas e possibilidades para a implementação de práticas pedagógicas voltadas para a promoção da AA em sala de aula. Por fim, a intervenção apresentou efeitos relevantes quanto a proporcionar aos professores/participantes um espaço de discussão, no qual foram trazidas as problemáticas referentes ao fazer pedagógico na EPT de nível médio e de reflexão sobre a necessidade de formação especifica e continua para práticas pedagógicas voltadas à promoção da autorregulação da aprendizagem.Item O diário de aprendizagem digital assistido por inteligência artificial como ferramenta de apoio à autorregulação da aprendizagem(2023-06-29) Silva, Maria Antônia Romão da; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Fior, Camila Alves; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Mello, Diene Eire de; Bzuneck, José AloyseoA autorregulação da aprendizagem é ímpar para a educação atual, já que os estudantes devem ajustar suas abordagens e ambientes, além de gerenciarem processos internos, motivacionais, afetivos e comportamentais para melhorar seus resultados de aprendizagem. No contexto universitário, os estudantes enfrentam desafios adaptativos e precisam desenvolver estratégias autorregulatórias para se engajar de maneira eficaz na aprendizagem. Os diários de aprendizagem são ferramentas promissoras nesse sentido, especialmente quando combinadas com a Inteligência Artificial, pois fornecem informações e suporte para a tomada de decisões durante o processo de aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos do uso de um aplicativo de diários de aprendizagem orientado por Inteligência Artificial para promover a autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários de um curso de Design de Moda em uma instituição pública no Paraná. De delineamento quase experimental, o estudo foi organizado em pré-teste, programa de intervenção e pós-teste, com participantes divididos em grupo experimental (21) e grupo controle (60). A coleta de dados se deu pela aplicação do Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem para Alunos Universitários, 3ª edição (LASSI) e relatos registrados nos diários de aprendizagem. A intervenção ocorreu durante o Ensino Remoto Emergencial, no formato de infusão curricular com dezesseis sessões, totalizando 90 horas. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes nas variáveis investigadas a respeito do uso de estratégias de estudo e de aprendizagem associadas a três componentes da aprendizagem estratégica: habilidade, vontade e autorregulação. Os relatos dos participantes destacaram o uso de várias estratégias de aprendizagem, como tomar notas, fazer resumos, usar arranjos visuais, estabelecer metas e buscar ajuda. Além disso, o uso do diário de aprendizagem foi mencionado como uma ferramenta útil para autoavaliação, planejamento, gestão do tempo e acompanhamento de metas. O estudo demonstrou que o uso de diários de aprendizagem baseados em IA pode promover mudanças positivas no processo de aprendizagem dos estudantes. Esses resultados sugerem o potencial desses diários como ferramentas de apoio para a aprendizagem autorregulada. Além disso, o estudo aponta para a importância de futuras pesquisas explorarem diferentes condições experimentais, a inclusão do desempenho acadêmico como um processo contínuo e a integração dos sistemas de diários assistidos por IA em ambientes de aprendizagem on-line. Também são destacadas limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras, como a exploração de outros tipos de dados e o aprimoramento do design de interface desses sistemas