01 - Doutorado - Letras
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Navegando 01 - Doutorado - Letras por Assunto "Análise do discurso literário"
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Item (Con)figurações femininas nos desvãos da ordem patriarcalLima, Marcos Hidemi de; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Rapucci, Cleide Antonia; Kamita, Rosana Cássia; Alves, Regina Célia dos Santos; Joanilho, André Luiz; Batista, Raimunda de Brito; Fernandes, Frederico Augusto GarciaResumo: Essa tese utiliza duas linhas teóricas de compreensão dos mecanismos de funcionamento da sociedade brasileira, com seus reflexos na literatura, empregadas por Roberto Reis e Roberto Schwarz Do primeiro, as metáforas núcleo e nebulosa, presentes em A permanência do círculo (1987) como definições específicas para os ocupantes do poder e os despossuídos em geral, na pesquisa que o autor empreende a respeito da presença da hierarquia na esfera social que possui homologia com as personagens literárias Do último, a lógica do favor, estudada sobretudo em Ao vencedor as batatas (1977) enquanto característica cultural e identitária que, ao mesmo tempo em que apazigua e oculta os conflitos entre as classes, fortemente molda as relações sociais entre os integrantes dos segmentos financeiramente privilegiados e os dos segmentos integrados pelos desvalidos Estes se singularizam pelo anseio de ascensão socioeconômica, mediante atitudes subservientes para aproximarem-se do primeiro grupo, a fim de fugirem ao estigma da pobreza Com o objetivo de verificar a manifestação das lógicas acima expostas e a permanência ou não da ordem patriarcal, a pesquisa utiliza como porto de partida Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, aqui servindo como referencial comparativo para as demais obras, para empreender a análise dos romances Clara dos Anjos (1948 – publicação póstuma), de Lima Barreto, S Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, Crônica da casa assassinada (1959), de Lúcio Cardoso, e Ópera dos mortos (1967), de Autran Dourado Nos enredos dessas obras, centrados nas três primeiras décadas do século XX (a exceção fica por conta do romance oitocentista de Machado), os relacionamentos afetivos entre suas figuras masculinas e femininas continuam sendo assinalados por um confronto em que as últimas, independentemente de sua posição social, permanecem numa situação de desvantagem em relação às primeiras, comprovando que as transgressões femininas apenas promovem rachaduras na constituição dos valores patriarcaisItem Modos de apropriação do discurso literário : modelos escolar e digitalSoares, Samuel Ronobo; Joanilho, André Luiz [Orientador]; Gruner, Clóvis Mendes; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Oliveira, Vanderléia da Silva; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira deResumo: O objetivo do presente trabalho é investigar os modos de apropriação do discurso literário no meio escolar e no digital Para a realização da pesquisa, adotamos o conceito de Literatura como fato social que abriga instâncias, instituições e indivíduos acercados por condições econômicas, culturais e históricas específicas Também utilizamos o conceito de Letramento Literário e o de Prática de Letramento Literário, que forneceram a base para pensarmos os modos como os dois espaços se apropriam do discurso literário Como pressuposto básico, a pesquisa considera que as práticas que orientam a inserção de Letramento Literário nesses meios são igualmente parecidas, ou seja, há uma coordenação de elementos ou regras específicas que permite a inserção do sujeito no discurso literário Para isso, foram analisados três livros didáticos destinados ao ensino médio e a rede social SKOOB Por um lado, os materiais, com o objetivo de formar um tipo específico de bem cultural ou uma concepção de Literatura com foco na nacionalidade, recorrem a certos mecanismos como, por exemplo, resumos de obra, inserção do discurso da crítica especializada, biografias de autores e periodização literária De outro lado, com finalidade mais comercial, a rede social SKOOB, ainda que esteja no domínio virtual, se utiliza dos mesmos procedimentos, formando, assim, um modelo de Letramento Literário Digital O que os diferencia, então, são os papéis desempenhados pelos sujeitos No meio escolar, há uma verticalidade dos modos de apropriação do literário, de forma que a construção do conhecimento ocorre a partir de instâncias reguladoras (crítica, universidade e livros didáticos etc) No digital, não há essa hierarquização do conhecimento: o participante pode transitar ora como formador de uma prática (ao elencar a sua lista de Literatura) ora como receptor (quando observa as práticas dos outros participantes), sobreposição que contribui para um novo ethos Conclui-se, portanto, que mesmo os objetivos sendo distintos, os dois meios utilizam modos de apropriação do literário que os fazem participar da mesma ordem discursiva Porém, no meio digital, abre-se a possibilidade de que outras práticas de Letramento Literário sejam efetivadas