01 - Doutorado - Letras
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Navegando 01 - Doutorado - Letras por Assunto "Amor"
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Item Amor e masculinidades em contos brasileiros contemporâneos (1967-2009)Costa, Rafael Magno de Paula; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Pandolfi, Maira Angélica; Cordeiro, Isabel Cristina; Silva, Marta Dantas da; Vieira, Miguel Heitor BragaResumo: Esta tese tem como objetivo apresentar a constituição ficcional do amor em confluência com as identidades masculinas heterossexuais Parte-se inicialmente do mapeamento das teorias dos estudos masculinos, relacionando-as ao tema do amor em contos brasileiros, a partir do recorte temporal de 1967 até 29 Para tanto, utiliza-se desse arcabouço teórico por meio de estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes áreas, como Connell (25), Welzer-Lang (24), Costa (22), Cecchetto (24), Nolasco (1995), Goldenberg (2), Barasch (1997), entre outros No segundo capítulo, são levantadas as teorias que tratam do amor, seja no âmbito dos relacionamentos formais ou informais Autores como Foucault (25), Kipnis (25), Giddens (1993), Bauman (24), Bruckner (214), Del Priore (215) entre outros, são trazidos auferindo um escopo teórico sobre o amor, primeiramente num aspecto histórico para, num segundo momento, refletir sobre o amor nos contextos mais recentes A partir dessas teorias, foi possível delinear uma transformação do comportamento masculino em face da conquista amorosa representada nos contos A partir da dinâmica amorosa entre homens e mulheres, os contos preconizam uma mudança do perfil masculino, contrastando comportamentos e conflitos no interior das masculinidades representadas na ficção Esse traço evidencia uma nova configuração na dinâmica do sentido de relacionamento amoroso O texto literário, em confluência com as teorias sociais de gênero, possibilita um entendimento maior de como o amor é representado, considerando aspectos como representações masculinas, conquistas femininas e “as crises do amor” Os contos analisados apresentam nuances que evidenciam uma transformação no perfil masculino, considerando que os homens, apresentados em contos da atualidade, estão mais propensos para as relações afetivas Por outro lado, as relações ocasionais, fugazes, ou “líquidas”, como prefere Bauman, também são pautadas e discutidas à medida que quebram tradições cristalizadas, tal como a ideia do “amor para sempre” O paradigma do compromisso como noção de “amor eterno” é contraposto com a teoria de Giddens sobre o amor confluente, ou seja, relacionamento afetivo temporário, desvinculado da noção de paixão eterna Assim, aspectos masculinos que anteriormente eram tradicionalmente comuns, como frieza e indiferença diante dos sentimentos afetivos, bem como uma dissociação entre amor e sexo, na atualidade sofrem mudanças e a maioria dos contos evidencia uma necessidade de entender as relações sexuais e afetivas em um conjunto Nesse sentido, as conquistas femininas possibilitaram o surgimento de uma nova mulher, livre dos paradigmas que a prendiam aos relacionamentos decadentes Ao procurar pela experiência amorosa, os homens representados nos contos evidenciam estar mais propensos ao exercício de um amor sexual vinculado ao sentimento afetivo O sentido de relação amorosa, ao contrário de como foi compreendido no passado, como “mera posse”, é perpassado de carga emotiva e nasce da necessidade de interação amorosa com essa nova mulherItem Vida, criação e linguagem enquanto acontecimento em O amor louco, de André BretonSilva, Vanessa Tavares da; Silva, Marta Dantas da [Orientador]; Willer, Cláudio Jorge; Giubilato, Giovanni Jan; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Alves, Regina Célia dos Santos; Weber, José Fernandes [Coorientador]Resumo: Esta tese consiste numa proposição de leitura de O Amor Louco, do surrealista francês André Breton, com o objetivo de evidenciar o que há de revolucionário na narrativa poética segundo o pensamento do próprio autor nos Manifestos do Surrealismo, assim como em Nadja e em Arcano 17 A perspectiva revolucionária da proposição bretoniana, por sua vez, guarda uma relação significativa com o pensamento fenomenológico do filósofo alemão Martin Heidegger, cujas investigações buscam o sentido de ser O propósito de ambos, por caminhos distintos, coloca em relevo a crítica ao que há de alienante e crônico no projeto moderno de civilização, ainda hoje vigente, o que atesta a atualidade de suas ideias e a consequente necessidade de retomá-las Em termos “metodológicos”, a proposição de leitura ora apresentada se dará a partir do encontro, na narrativa poética bretoniana, com a perspectiva da não dualidade, sendo um dos objetivos da tese demonstrá-la como uma visão, apontada pelo próprio autor, o que torna possível o paralelo com o pensamento heideggeriano Estruturalmente, a tese está dividida em duas partes No capítulo introdutório da primeira parte, busca-se contextualizar o pensamento bretoniano desde o âmbito do surrealismo, chegando às possibilidades de relação com a perspectiva heideggeriana Nos capítulos seguintes, intitulados, respectivamente, Amor e Plano da Linguagem, são pormenorizados aspectos basilares da tese, evidenciando as relações entre vida, criação e linguagem enquanto acontecimento a partir do destaque do amor como uma experiência transfiguradora A segunda parte consiste na proposição de leitura inicialmente mencionada e também está subdivida em capítulos No primeiro deles, intitulado O Amor Louco, apresentamos a perspectiva dos principais autores para a constituição do caminho trilhado, assim como algumas considerações sobre a constituição da narrativa a partir da experiência não dual com a linguagem, com a qual Breton tende à totalidade, uma de suas premissas Nesse mesmo capítulo, a partir do tópico Fundação, iniciamos a proposição de leitura, propriamente dita, da narrativa poética, enlevando o pensamento que considera o amor como experiência de radicalidade na transfiguração do estado de coisas vigente Nos dois capítulos seguintes, Centralidade e Desdobramentos, temos a sequência da leitura conforme a configuração de OAL, permeada por considerações a partir do pensamento dos principais autores desta caminhada Nesses, que podem ser considerados os momentos mais analíticos da tese, as questões evidenciadas na primeira parte são retomadas, tendo como eixo, sobretudo, a narrativa poética