01 - Doutorado - Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 01 - Doutorado - Letras por Assunto "Ambientes virtuais de aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literaturaSilva, Marcelo José da; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Corrêa, Alamir Aquino; Silva, Miguel Rettenmaier da; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Oliveira, Vanderléia da SilvaResumo: Este trabalho aborda a utilização das tecnologias de informação e comunicação, computador conectado à internet, no ensino de literatura Busca-se verificar possíveis benefícios da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas on-line como recursos no ensino de literatura Por meio de uma abordagem qualitativa utilizamos a metodologia da pesquisa-ação para inicialmente diagnosticar a presença na cultura digital dos professores de Língua Portuguesa e Literatura no noroeste do Paraná, atuantes em escolas contempladas pelo ProInfo e Paraná Digital, bem como o reflexo desta inserção no trabalho com o texto literário em sala de aula Em um segundo momento, apresentamos a estes professores uma proposta de intervenção na forma de um curso de extensão com o objetivo de suprir a carência teórico-metodológica inferida a partir de suas contribuições por meio dos questionários aplicados A não concretização do curso por falta de candidatos levou-nos a uma proposta de enfrentamento do problema envolvendo professores em formação de um curso de Letras Para o desenvolvimento desta pesquisa apoiamo-nos em estudos acerca do letramento digital (SOARES, 1998; FISCHER, 27; MAIA; VALENTE, 211) e das relações entre literatura e internet (SEARS, 2; ROZEMA; WEBB, 28) Conclui-se que: primeiro, são necessárias ações que busquem desenvolver o letramento digital (LD) dos professores em serviço para capacitá-los e criar nestes a confiança para integrar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) no currículo escolar; segundo, uma prática inovadora no ensino de literatura, utilizando recursos criados a partir da internet, passa necessariamente pela formação dos novos professores para o uso das tecnologias; e finalmente, a utilização de ambiente virtual de aprendizagem e de ferramentas disponíveis on-line contribui para a aproximação do aluno ao texto literário