01 - Doutorado - Letras
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Navegando 01 - Doutorado - Letras por Assunto "Altman, Robert - 1925-2006"
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Item Fotogramas e fragmentos : literatura e cinema em O Fotógrafo, de Cristovão Tezza, e Short Cuts : cenas da vida, de Robert AltmanMarques, Bárbara Cristina; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Müller Junior, Adalberto; Silva, Marciano Lopes e; Alves, Regina Célia dos Santos; Oliveira, Vanderléia da SilvaResumo: Esta tese propõe-se a analisar o romance O Fotógrafo (24), de Cristóvão Tezza, e o filme Short Cuts: cenas da vida (1993), de Robert Altman, tendo em vista a noção de fragmentação A inserção do filme de Altman nesse trabalho funcionou como uma espécie de contraponto cinematográfico para o romance de Tezza, pois, afinal, a ideia primeira era tratar das relações entre literatura e cinema a partir do lugar do texto literário Isto é, avaliar as implicações de uma influência de elementos do cinema no romance Sem adentrar nos domínios das adaptações e transposições fílmicas, uma parte significativa da tese é dedicada às discussões a respeito da relação entre os dois registros, desde o surgimento do cinema Nesse sentido, nessa primeira parte, procurei refletir, baseada tanto em um instrumental teórico e crítico da área da cinematografia, quanto daquele do campo literário, de que modo e em que medida a incorporação de uma linguagem cinematográfica alterava os procedimentos de representação da prosa de ficção Na segunda parte, voltada para a leitura e análise dos dois objetos escolhidos, orientei minha avaliação a partir de alguns critérios de ordem compositiva, buscando em alguns teóricos reflexões acerca dessa noção de uma escritura fragmentária A partir daí, procurei analisar o modo como se dava o procedimento da montagem e, portanto, a organização dos vários pequenos enredos (entendidos como fragmentos), relacionando-o com algumas questões igualmente significativas em obras dessa natureza: justaposição de cenas, subtração de uma narração linear; desintegração do espaço-temporal; agenciamento dos inúmeros eventos simultâneos; questões relativas aos cortes de cena e das repetições das mesmas