02 - Mestrado - Sociologia
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Navegando 02 - Mestrado - Sociologia por Assunto "Academic freedom"
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Item Professoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de Londrina(2024-09-16) Alcantara Netto, Joenes Veloso de; Kritsch, Raquel; Lima, Ângela Maria de Sousa; Finco, DanielaEm vias de compreender a relação entre docência e cenário político, o presente trabalho investiga a atuação de professoras e professores autodeclaradas (os) LGBTQIA+, atuantes no ensino público de Londrina - PR. O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero e sexualidade, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. Neste sentido, pôs-se em diálogo literatura e experiências práticas em relação à temática da autocensura. Através da análise de entrevistas episódicas de viés qualitativo, coordenadas e roteirizadas através de questionários semiestruturados, esta dissertação apresenta, principalmente, experiências docentes de pessoas LGBTQIA+ e como estas pessoas usaram da educação, enquanto uma prática de liberdade formadora de comunidades, para resistir aos diversos ataques persecutórios de políticos e civis ultraconservadores neoliberais à pedagogias progressistas e inclusivas.