02 - Mestrado - Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Psicologia por Assunto "Anxiety"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A avaliação terapêutica frente à queixa de ansiedadeChicalski, Miriam; Miguel, Fabiano Koich [Orientador]; Sei, Maíra Bonafé; Pianowski, GiselleResumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal estudar o processo da Avaliação Terapêutica (AT) frente à queixa de ansiedade Para alcançar este objetivo, foram selecionadas duas mulheres que apresentavam queixa de ansiedade, eram maiores de 18 anos e se encontravam na lista de espera de um serviço-escola de Psicologia de uma universidade pública do interior do Paraná Os procedimentos empregados nesta pesquisa seguiram a estruturação da AT proposta por Finn (27/217): entrevista inicial e construção das questões norteadoras; aplicação de testes padronizados; sessões de intervenção; síntese e discussão dos resultados obtidos; escrita dos resultados; e, por fim, sessão de acompanhamento As análises, interpretações e intervenções realizadas ao longo da AT foram orientadas pela abordagem psicanalítica, mais precisamente as teorias propostas por Freud e Winnicott, pois mostraram-se alinhadas aos princípios e objetivos da AT Para a análise dos dados optou-se pelo uso de uma metodologia mista, pois compreendeu-se que, para a avaliar as contribuições deste método de avaliação psicológica, se fez necessário uso tanto de metodologias quantitativas como qualitativas A análise dos dois estudos de caso possibilitaram observar que a AT contribuiu para avaliar os modos de ansiedade apresentados pelas duas pacientes e compreender aspectos do funcionamento psíquico e da personalidade de cada uma delas A paciente Ana mostrou ter sintomas ansiosos mais alinhados a uma Neurose de Angústia, enquanto Renata apresentou Ansiedade de Castração junto a sintomatologia obsessiva Esses dados influenciaram significativamente na forma como as sessões interventivas foram conduzidas e nos encaminhamentos realizados, tornando-os mais alinhados às necessidades de cada uma delas As estratégias utilizadas para tornar o processo da AT colaborativo auxiliaram a pesquisadora na aplicação do método e possibilitaram que as pacientes desenvolvessem maior autoconhecimento No entanto, foi possível observar as pacientes apresentaram níveis diferentes de colaboração, sendo que uma das pacientes apresentou uma capacidade de insight mais limitada, demonstrando que, apesar dos esforços realizados pela pesquisadora por tornar o processo da AT mais colaborativo, esse resultado só pode ser alcançado de maneira conjunta Além disso, foi possível observar, por meio da aplicação do Inventário de Ansiedade Beck (BAI) no início e no final da AT, amenização da sintomatologia ansiosa de ambas as pacientes No entanto, devido o fato da AT ser um procedimento breve, não foi possível falar em cura de um transtorno de ansiedade Essa limitação do tempo também fez com que grande parte das análises e interpretações ficassem no nível de hipótese a serem investigadas em uma possível terapia de maior duração Nesse sentido, cabe ressaltar que a AT reúne esforços para integrar ações avaliativas e interventivas, porém sendo ainda um método de avaliação psicológica que possui objetivos e condições distintas de uma psicoterapia