02 - Mestrado - Psicologia
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Navegando 02 - Mestrado - Psicologia por Assunto "Amor Romântico"
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Item O amor em cartaz: um roteiro sobre a gordofobia dos filmes e as afetações nos relacionamentos amorosos vividos por mulheres gordas(2025-02-25) Mendroni, Bruna Lavandosk; Carvalhaes, Flávia Fernandes de; Santiago, Eneida Silveira; Jimenez-Jimenez, Maria LuisaContextos históricos e sociais modernos estruturam noções normativas de corpo e gordofobia, que implicam em efeitos diversos na população. Esta pesquisa de mestrado problematiza impactos psicossociais de representações midiáticas do corpo gordo nas relações amorosas de mulheres gordas na atualidade. Analisa-se também vivências que marcaram a trajetória da autora como mulher e pesquisadora gorda. A partir do viés qualitativo e do percurso metodológico da cartografia sentimental, foram realizadas rodas de conversas com mulheres gordas acerca de dois filmes do circuito mainstream, a saber: “O amor é cego” (2001) e “Sierra Burgess é uma loser” (2018). Esta dissertação está dividida em quatro capítulos, nomeados como episódios. Inicialmente, são apresentados os itinerários traçados para essa dissertação. Em seguida, é retomado o debate sobre a gordofobia em interface com a normatividade do corpo, situando como o (cis)tema de sexo-gênero opera na delimitação de noções normativas de amor romântico, bem como de corpos gordos no campo da abjeção. No episódio seguinte, problematiza-se modos como noções de corpos e gênero se articulam como produção também tecnológicas. Para tanto, a mídia, mais especificamente o cinema, é situada como tecnologias de gênero, ressaltando também o amor romântico como produção (moderna) social e tecnológica. No último episódio são analisados trechos dos diálogos realizados com mulheres gordas sobre os filmes selecionados. Conclui-se que os discursos gordofóbicos dos filmes românticos mainstream, fazem com que esses funcionem como tecnologias de gênero, contribuindo para uma noção normativa e disciplinadora do amor, posicionando mulheres gordas à margem, e por vezes fora do campo amoroso. A arte e o ativismo gordo foram surpresas encontradas em meio ao processo de cartografar, e se mostraram ferramentas potentes, que auxiliam mulheres gordas na produção de resistências.