02 - Mestrado Profissional - Letras
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Assunto "Aprendizagem"
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Item Letrado no mundo, iletrado na escola : planejamento para uma interação possível pela práxisSantos Filho, Rubens Nunes dos; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Grande, Paula Baracat de; Lima, Sheila OliveiraResumo: Este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação com alunos de 8º ano do período vespertino de uma Escola no Município de Guaratuba, no Estado do Paraná, tem por objetivo propor, aplicar e analisar um Plano de Trabalho Docente – PTD – de Língua Portuguesa que seja capaz de unir os letramentos dos alunos, os conhecimentos que trazem de suas comunidades e os conhecimentos prévios destes, com os conteúdos escolares de forma que se possa produzir conhecimentos significativos, procurando, assim, trazer uma proposta de trabalho que venha a diminuir o insucesso dos alunos na escola Para tanto é necessário que, por meio de questionários e entrevistas, se conheça os letramentos dos alunos, dando, assim, base para as atividades e abordagens desse PTD que traz como fundamento filosófico a Pedagogia Histórico-Crítica, o que pressupõe uma proposta de mudança na práxis educativa do professor e a assunção de uma didática que dê conta destas dimensões A aplicação do Plano ocorreu no terceiro bimestre, se baseou no tema da indisciplina dos alunos e trouxe, como conteúdo, o texto persuasivo, partindo do letramento dos alunos e evidenciando que a aprendizagem deste conteúdo escolar pode, efetivamente, contribuir na solução dos problemas postos pela prática social Após os relatos dos trabalhos em sala de aula foi feita uma análise dessa aplicação do Plano e sobre os resultados que dele foram conseguidos com a turma citada Para este trabalho recorreu-se, além de documentos oficiais que regem a Educação, às bases teóricas de Bakhtin (1999), Duarte (216), Dourado (27), Dubet (25), Campos Almeida (212) Gasparin (212), Gnerre (1991), Kleiman (1995) (25) (21), Luckesi (25), Marcuschi (21), Mariano (1989), Saviani (1988) (1991) (22), Soares (28) (21), Street (214), Suassuna (28), Trip (25) e Vygotsky (1991) Como resultado atingido percebeu-se um aumento significativo na participação dos alunos, no desempenho acadêmico qualitativo e no aspecto relacional Evidenciando, dessa forma, que a mudança na práxis pedagógica e o trabalho com os conteúdos escolares a partir dos letramentos dos alunos, podem gerar mudanças no ambiente educativo e consequentemente podem contribuir para um melhor rendimento acadêmico e garantir aprendizagens críticas e significativas aos alunosItem O conto na sala de aula: um aplicativo como proposta didática(2024-03-18) Lima, Priscila Juliana Ruiz; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Mello, Diene Eire deEsta pesquisa tem como objetivo verificar as potencialidades de um aplicativo como recurso para o trabalho com contos em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental e surge em um contexto de educação digital ao qual não se pode mais estar alheio. A expansão acelerada e indefinida dos espaços virtuais navegáveis tem criado uma cultura que molda e vem sendo moldada pela tecnologia, abrindo novas perspectivas ao processo de ensino e aprendizagem. As estruturas e as formas de organização da sociedade não estão mais balizadas ou circunscritas, mas ganham novos ares e formas de socialização que inevitavelmente são refletidos na escola. As novas maneiras de ensinar e aprender não devem ser estanques a essas inovações e necessidades, no entanto é mister compreender que o uso de ferramentas digitais não garante êxito no processo de aprendizagem, todavia pode subsidiar a reflexão sobre a prática pedagógica. Por meio de pesquisa-ação, a proposta didática tem como produto educacional um aplicativo, intitulado “Contemos”, e foi implementada em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Os contos escolhidos como corpus são: “A Morta”, de Guy de Maupassant e “Os Objetos”, de Lygia Fagundes Telles. A fundamentação teórica articula diferentes perspectivas que se complementam, como reflexões sobre a linguagem e sua manifestação, à luz de Geraldi (2013), Antunes (2003; 2005) e Koch (2015; 2022); os estudos acerca do gênero conto, a partir de Moisés (2006), Cortázar (2006), Zavala (2006) e Reis (2004), além de ponderações sobre a educação e a aprendizagem em ambientes virtuais, considerando os novos modos de ser e estar no mundo hiperconectado, respaldados por Coll e Monereo (2010), Serres (2015), Santaella (2004) e Sibilia (2012). Os principais resultados apontaram avanço significativo quanto à apropriação do gênero conto e suas peculiaridades, compreensão dos textos trabalhados e produção pertinente de novas versões para as narrativas em um processo de atividade conjunta (professora/alunos/conteúdos) através de interfaces digitais. O aplicativo Contemos, enquanto experimento didático, permitiu-nos assegurar que o processo interessa mais que o produto, na medida em que foi a natureza das atividades propostas que garantiu a efetividade da tecnologia em sala de aula.