02 - Mestrado Profissional - Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Assunto "Anos iniciais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A reescrita textual como estratégia de aperfeiçoamento da competência escritora no Ensino Fundamental Anos Iniciais(2023-07-28) Lima, Valdir Roque de; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Pascolati, Sonia Aparecida Vido; Silva, Rovilson José daA ideia da pesquisa aconteceu ao observar, na Escola Municipal Noêmia Malanga, de Londrina, a dificuldade e a resistência dos alunos em produzir textos. Diante disso, esta pesquisa buscou transformar o ensino de produção textual no ambiente escolar. Conforme Fiad e Mayrink-Sabinson (1993), essa dificuldade decorre de a produção escrita ser realizada de forma desvinculada da realidade social do aluno, produzindo uma peça considerada pronta e acabada na primeira versão. Nesse sentido, este trabalho se ancora em pressupostos teóricos diversos, como a concepção dialógica e interacional de linguagem, proposta pelo círculo de Bakhtin, que compreende no texto/enunciado elemento de linguagem com significado real na interação, ou seja, na constituição de indivíduos enquanto sujeitos de discursos. Desse modo, a fim de minimizar a resistência dos alunos quanto à produção de textos, introduziu-se o processo da reescrita em suas produções textuais e, também, a reflexão de que não precisamos ser a origem de tudo o que escrevemos. Realizamos a reescrita de minicontos e notícias de jornal, respeitando cada etapa como parte essencial do processo. Assim, sob a orientação do docente, os alunos escolheram os textos-fontes para a escrita, com a mediação do professor motivando a reflexão para o estudante se colocar como sujeito de um novo dizer, imaginando um ou mais interlocutores em sua interação comunicativa. Logo, não foi mais um texto apenas para o professor atribuir nota, mas para o estudante ser autor do dizer, tendo alguém para interagir, mesmo que interlocutores imaginários. A intenção é que a produção em etapas passe a ser um processo natural: planejamento, produção, revisão e reescrita. Para tanto, buscamos pressupostos teóricos em fontes que favorecem o tema, como: Geraldi (1997; 2011), Passarelli (2004), Agustini (2019), Prestes (1991; 2002), Bakhtin (2010), Gompertz (2015), Ruiz (2020) e Fiad (1991; 1997a; 1997b; 2006). Com isso, pudemos mostrar a importância da mediação docente e suas contribuições nas adequações do texto do aluno, até a reescrita. Os resultados obtidos durante o processo da pesquisa nos possibilitaram perceber que: a) é necessário implementar a concepção de escrita em etapas; b) a reescrita de texto de outro autor encoraja o aluno; c) a produção textual com o objetivo da interação motiva o aluno; d) a mediação do professor, nessas etapas, é imprescindível, favorecendo a reflexão dos alunos sobre suas produções; e) é importante iniciar o trabalho de produção textual em etapas, ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, valorizando a revisão e a reescrita.