02 - Mestrado Profissional - Letras
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Assunto "Afro-Brazilian culture"
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Item Ancestralidade num baú de histórias: formando leitores por meio da literatura de temática africana(2024-03-12) Almeida, Maria Elisabeth Stoberl de; Santos, Adilson dos; Godoy, Maria Carolina de; Rodrigues, Flávio Luis FreireA presente pesquisa tem por objetivo o estudo da temática da cultura africana na literatura infantil e juvenil, tendo em vista o letramento literário dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Custódio Netto, bem como contribuir com o trabalho de professores da rede pública e minimizar as lacunas encontradas na formação acadêmica no que se refere à abordagem dessa temática, mediante a proposta de uma sequência pedagógica a ser implementada. Faz-se necessário o trabalho com a História e Cultura Afro-Brasileira como pede a Lei 10.639/03. Para isso, partimos de estudos sobre a legislação vigente para a literatura - BNCC, PCNs, as leis 10.639/03 e 11.645/08, assim como estudos sobre alfabetização e letramento, letramento literário e afroliterário, leitura subjetiva e o instrumento diário de leitura. Contamos com um aparato teórico com autores como Solé, Rojo, Cosson, Rouxel, Machado, Buzzo, Debus, Munanga, Cuti, entre outros. Pensando no letramento literário com obras que tocam à temática da cultura africana e afro-brasileira, delimitamos à primeira, africana, objetivando levar conhecimento sobre essa cultura, que na verdade, é uma das bases da afro-brasileira. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa-ação que efetivará o trabalho com os alunos por meio de uma sequência pedagógica fundamentada nos estudos de Cosson, incluindo obras literárias de um corpus com a temática da literatura africana, O baú das histórias e O coração do Baobá, dentre outras obras de literatura africana que compõem um baú de livros, denominado Baú-Obá, a ser utilizado para a divulgação de tradicionais contos africanos, com a finalidade de conhecer e enaltecer essa cultura, que fez parte da formação da cultura afro-brasileira.Item Letramento afroliterário infantojuvenil e formação docente continuada antirracista(2023-07-28) Bordonal, Simone; Pascolati, Sonia; Godoy, Maria Carolina de; Valente, Thiago AlvesA pesquisa propôs a elaboração e aplicação de um curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa, História, Geografia e pedagogos do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Londrina, Paraná. O curso teve como objetivo promover o letramento afroliterário de professores do Ensino Fundamental, por meio de aporte teórico e obras literárias infantojuvenis afro-brasileiras, e está ancorado na Lei 10.639/2003, que alterou a LDB 9394/96 e versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Para tanto, foram elaborados e aplicados 06 encontros virtuais abordando os seguintes temas: Lei 10.639/2003, contextualização histórica e cultural da África; educação antirracista; reconhecimento e valorização cultural, social e estética; ancestralidade; oralidade; colonialidade/ decolonialidade; alteridade; ilustração; mitologias; religiões de matriz africana. Durante os encontros, foram apresentadas e analisadas várias obras de literatura infantojuvenil afro-brasileira em consonância com os temas teóricos tratados em cada encontro. O curso foi realizado em ambiente virtual, de forma síncrona, contando com alguns convidados (escritora Professora Mestre Sonia Rosa, orientadora Professora Doutora Sonia Pascolati, atriz e arte educadora Edna Aguiar, Professor Mestre e Babalorixá Frederico Faustino, Professor Doutor Leandro Passos e Professora Mestre Luana Passos) e de forma assíncrona com leituras teóricas e literárias. As bases teóricas da pesquisa estão na legislação federal que trata da inserção da História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar e autores que se debruçam sobre o antirracismo na escola: Kabenguele Munanga (2000), Eliane Cavalleiro (2001), Djamila Ribeiro (2019); autoras que analisam obras sobre a diversidade étnico-racial: Eliane Debus (2017), Nilma Lino Gomes (2012), entre outros; e sobre letramento literário: Renata Souza e Rildo Cosson (2011). A dissertação é composta por dois volumes: no primeiro, há o aporte teórico da pesquisa e a análise de dados; no segundo, consta o material utilizado nos encontros síncronos. Foi possível constatar que os cursistas, a partir da análise de obras literárias infantojuvenis afro-brasileiras e discussões teóricas, puderam ressignificar a prática docente, buscando identificar, analisar e promover uma educação antirracista.