02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Assunto "Autoaprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Autoestudo de inglês no ensino médio : protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas(2022-07-13) Ribeiro, Michelli de Assis; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Ferreira, Cláudia Cristina; Furtoso, Viviane Aparecida BagioNa etapa escolar do Ensino Médio, muitos estudantes enfrentam situações que os fazem deixar de frequentar a escola, como é o caso de adolescentes grávidas, e alunos afastados temporariamente para tratamento de saúde. Percebe-se uma lacuna na oferta de materiais que auxiliem esses alunos a prosseguirem com os estudos quando distanciados da escola. Neste cenário, este estudo relata a elaboração de um protótipo de ensino em formato de Trilha de aprendizagem para autoestudo de conteúdos da segunda série da língua inglesa no Ensino Médio, como uma possibilidade para a inclusão para estes alunos. O artigo se constrói apresentando como foram combinados os elementos essenciais na composição do material desenvolvido: a aprendizagem a distância (JUSTE, 1988) as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), aspectos de multimodalidade (WARSCHAUER, 2006), os princípios da Andragogia, ou Aprendizagem Autodirecionada (PEREIRA, 2017) a Taxonomia de Bloom (BLOOM, 1977) e as Trilhas de Aprendizagem (PARANÁ, 2021a). O trabalho desenvolvido tem como objetivo maior descrever o processo de elaboração e produção deste material, referenciando o suporte teórico que é dado, de modo que se efetive seu propósito: estimular o estudo autônomo de língua inglesa dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, para que, na ausência física do professor, venham a realizar um estudo independente e se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado.