02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Assunto "Aprendizagem"
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Item Avaliação na produção oral de língua estrangeira para crianças : uma proposta de acompanhamento do processo de aprendizagemAndrade, Bárbara de; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de; Furtoso, Viviane Aparecida BagioResumo: Uma vez que as relações afetivas entre professor e aluno podem, de alguma forma, interferir no processo avaliativo, observamos, com base em nossa experiência de professoras de língua estrangeira, a necessidade de um instrumento de registro de avaliação capaz de auxiliar e acompanhar o processo de aprendizado de crianças aprendizes de uma língua estrangeira (LE) com foco na produção oral (CAMERON 21, 23, MCKAY 26; ROCHA 26; SCARAMUCCI, 2, 24, 28) Para isso, desenvolvemos um instrumento de registro da avaliação da produção oral (Ficha de Acompanhamento e Desenvolvimento da Aprendizagem – FADA) e a Grade com seus descritores dos Aspectos Avaliados (Grade de Avaliação da Produção Oral de Língua Estrangeira para Criança – GAPOLEC) A FADA registra e acompanha o processo de desenvolvimento da produção oral, no entanto, é por meio do teste, como atividades e brincadeiras, que constataremos esse progresso A Escala de Conceitos foi construída a partir da GAPOLEC e traz diferentes conceitos de A+ a C-, diferenciados pelos seus descritores, os quais serão registrados na FADA Os instrumentos, desenvolvidos durante o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), visaram oportunizar discussões sobre a avaliação da aprendizagem de língua estrangeira para criança (LEC), tendo como foco: o processo, o auxílio e facilitação da avaliação da produção oral de LEC, acompanhar, intervir e mediar o processo de aprendizagem, promover o sucesso de nossos alunos em LEC Esses instrumentos de avaliação resultaram neste livreto, cujo objetivo é orientar sua utilizaçãoItem Chameleon : o jogo de tabuleiro como instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por criançasBueno, Bruna Alessandra Graef; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Santos, Leandra Inês Seganfredo; Furtoso, Viviane Aparecida BagioResumo: A avaliação é o elemento que integra o ensino e a aprendizagem, por este motivo torna-se essencial aos processos educacionais Sendo assim, é imprescindível selecionar instrumentos que auxiliem o professor em sua prática pedagógica Esta pesquisa teve como principal objetivo propor o jogo de tabuleiro como um possível instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças (LIC), pois acreditamos que o jogo em si pode proporcionar a avaliação, aprendizagem, engajamento e motivação às crianças Além do jogo, propusemos também uma grade de avaliação utilizada para orientar a observação do professor durante o jogo; uma ficha de acompanhamento e registro da aprendizagem e, uma ficha de autoavaliação para a aprendizagem de LIC Para tanto, fizemos um levantamento teórico sobre avaliação no ensino e na aprendizagem de LIC, apoiando-nos em Shaaban (21); Mckay (26); Barbosa (213; 214); Tonelli e Quevedo Camargo (216); Andrade (216), entre outros Discutimos a avaliação para a aprendizagem (BLACK, WILIAM, 1998; BLACK, HARRISON, LEE, MARSHALL, WILIAM, 24), concepção que embasa teoricamente esta pesquisa Além dos pressupostos teóricos que abarcam a avaliação, fundamentamo-nos também nos princípios da ludicidade (DANTAS, 2998; LOPES, 24; CHAGURI, 29; LUCKESI, 214; RINALDI, 214; MASSA, 215; SILVA, 215) e, para a elaboração do jogo, fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos que regem a gamificação (ALVES, 215; COSTA; MARCHIORI, 216; SILVA, 218), entre outros Alicerçados, nesse referencial teórico, dissertamos sobre o jogo de tabuleiro, denominado CHAMELEON, seus componentes e as regras que o regem Além disso, descrevemos a elaboração da nossa proposta e exemplificamos nossa proposta Por fim, apresentamos a possibilidade de utilização de nosso produto educacional em diferentes contextos de ensino-avaliação-aprendizagem, já que se trata de um jogo flexível e adaptável a diferentes contextos escolaresItem Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por criançasBalbino, Thais Rossafa Tavares; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de; Ortenzi, Denise GrassanoResumo: Nos últimos anos, com o aumento nas pesquisas em avaliação para a aprendizagem de línguas por crianças (NIKOLOV, 216; PÁDUA, 216; BUENO; TONELLI, 219; BUENO, 22), constatou-se a urgência em aprofundamento de estudos relacionados ao letramento nesta área (TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 219; MORAES; BATISTA, 22) Do mesmo modo, entendendo a avaliação formativa como maneira eficaz de desenvolver a aprendizagem nos alunos, buscamos estudar sobre as contribuições da autoavaliação, uma vez que ela se mostra parte essencial do processo de ensino-aprendizagem (CORREIA; SOUZA; FRANCO, 214; BORUCHOVITCH; GOMES, 219; TONELLI; BUENO, 22) Assim, utilizando de abordagens quantitativa e qualitativa, esta pesquisa teve por meta apresentar o produto educacional intitulado “Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: um guia teórico-prático para professores” e o passo a passo de sua elaboração Este guia tem como objetivo auxiliar professores que desenvolvem o letramento em autoavaliação para a aprendizagem de inglês por crianças, trazendo conceitos e princípios básicos, passo a passo da criação de rubricas e exemplos de atividades que estimulam a reflexão e o monitoramento da aprendizagem Utilizando uma perspectiva bottom-up, a metodologia lançou mão da aplicação de questionários e implementação de um curso de extensão, de onde foram retirados os dados para a construção do guia Estes dados foram de extrema relevância para criar um produto condizente com as dificuldades vivenciadas pelos professores participantes que demonstraram em suas falas a falta de tempo, experiências limitadas de letramento em ensino de línguas para crianças, falta de acesso a certos materiais, entre outros Por fim, acreditamos que o produto educacional, no formato de ebook interativo, seja um material complementar aos cursos de formação inicial e continuada de professores, assim como estudo autodidataItem O portfólio como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem de língua inglesa para criançasPádua, Lívia de Souza; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de; Furtoso, Viviane Aparecida BagioResumo: Realizar avaliação formativa e escolher um instrumento que permita praticá-la são atos desafiadores, uma vez que, esse modo avaliativo tem como foco o processo de ensino-aprendizagem, deve ser realizado durante um período letivo e não pode ser dissociado da prática pedagógica e dos objetivos previamente traçados Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral propor o portfólio como um possível instrumento de avaliação formativa na aprendizagem de língua inglesa para crianças (LIC) Dois questionamentos conduziram esta pesquisa: 1) “Em que medida o portfólio pode contribuir para a avaliação formativa da aprendizagem de língua inglesa para crianças, considerando-se as características desse instrumento?”; e 2) “De que modo o portfólio, como instrumento de avaliação, pode nortear o trabalho com crianças aprendizes de inglês como língua estrangeira?” O estudo foi fundamentado em Hernández (1998), Villas Boas (26), Birgin e Baki (27) e Oliveira e Elliot (212), no que diz respeito ao portfólio, e em Hoffmann (2), Luckesi (22), McKay (26), Haydt (28), Corrêa (29), Scaramucci (29), Furtoso (211) e Sardo e Bernardon (215) sobre avaliação A partir dos conceitos centrais sobre avaliação e portfólio, duas fichas de critérios foram elaboradas: a primeira com o propósito de auxiliar o docente na escolha das atividades que comporão o portfólio e a segunda para avaliar a aprendizagem de crianças por meio das atividades escolhidas A primeira ficha foi pilotada em uma aula da disciplina de estágio supervisionado com alunos-professores do terceiro e quarto anos de Letras – Inglês na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em virtude de os integrantes do grupo terem escolhido estagiar no contexto de LIC As análises revelaram que o portfólio pode contribuir com a avaliação, do tipo formativa, de LIC, por evidenciar o desempenho e o progresso, as facilidades e dificuldades das crianças, por permitir ao(à) professor(a) (re)pensar sua prática de ensino, retomar conteúdos, quando necessário, e relembrar os objetivos de ensino-aprendizagem-avaliação