02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Assunto "Antirracismo na educação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Letramento racial crítico no ensino-aprendizagem de inglês: uma tipologia de atividades para práticas antirracistas(2023-07-27) Fantaussi, Renata; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Jovino, Ione da Silva; El kadri, Michele SallesO ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tornou-se obrigatório no currículo escolar com a implementação da Lei no. 10.639/03 (BRASIL, 2003). No entanto, segundo Gomes (2010), alguns fatores dificultam a construção de uma educação antirracista no Brasil, tais como: a ausência da lei nas orientações do Programa Nacional do Livro didático (PNDL) e a pouca sistematização e divulgação dos saberes produzidos pela comunidade negra nos meios acadêmicos e para os profissionais da educação básica. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua inglesa com práticas antirracistas pode contribuir para a efetivação da Lei no. 10.639/03. Assim sendo, busca-se encontrar meios de realizar a transposição didática (CHEVALLARD,1997) da referida lei por uma perspectiva antirracista que desse suporte ao desenvolvimento de atividades didáticas. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma tipologia para a educação antirracista no ensino de inglês, baseada nos princípios da Teoria Racial Crítica (TRC) (FERREIRA, 2006, 2015) (LADSON-BILLINGS, 2002) e do Letramento Racial Crítico (LRC) (FERREIRA, 2006, 2015). A partir de uma revisão de literatura, foram compilados os conceitos e os princípios da educação antirracista que compõem o eixo conceitual (LEITE, 2018) da tipologia, que compreende racismo e antirracismo na educação (CAVALLEIRO, 2001; GOMES, 2010, 2012) e conceitos sobre branquitude (CARONE; BENTO, 2014; SCHUCMAN, 2014). O eixo pedagógico (LEITE, 2018) da Teoria Racial Crítica (FERREIRA, 2006, 2015). A tipologia é ilustrada por meio de atividades que compõem o e-book English for All, produto educacional elaborado no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).