02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Assunto "Abordagem de gêneros"
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Item The ESP Teacher : formando professores de inglês para fins específicos(2024-03-15) Gomes, Geovana Galego; Souza, Adriana Grade Fiori; Egido, Alex Alves; Ramos, Samantha Gonçalves ManciniO ensino de inglês torna-se cada vez mais importante na formação dos indivíduos, já que o domínio dessa língua favorece melhores chances na vida social, profissional e acadêmica. Dessa maneira, é fundamental que os professores de inglês estejam preparados para atender não somente os alunos que visam adquirir fluência na língua, mas também (e principalmente) aqueles que têm objetivos específicos de aprendizagem, relacionados à sua atuação nas esferas acadêmicas e profissionais. Para essa formação docente, propõe-se a inclusão de conteúdos voltados à abordagem ESP (English for Specific Purposes) (Hutchinson; Waters, 1987) ou, como é conhecida no Brasil, Inglês para Fins Específicos e/ou Inglês Instrumental, em cursos de graduação em Letras Inglês, uma vez que tais conteúdos em geral não estão contemplados na referida licenciatura (Cristovão; Beato-Canato, 2016). Dessa forma, apresento aqui uma proposta de unidade didática sobre o ensino de ESP para ser implementada na disciplina de Língua Inglesa IV do curso de Letras inglês da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo do produto é promover o estudo teórico-prático dessa abordagem, de forma integrada aos conceitos de gêneros textuais (Ramos, 2004; Swales, 1990, 2004; Viana; Bocorny; Sarmento, 2019) e letramento crítico (Freire, 2021; Monte Mór, 2015; Menezes de Souza, 2011; Jordão; Fogaça, 2014; Takaki, 2012; Rocha, 2012), contribuindo assim para o fortalecimento da formação inicial e/ou continuada de professores de inglês. Além disso, nesta pesquisa, procuro analisar se os fundamentos teórico-metodológicos que respaldam o estudo estão contemplados no referido produto educacional, bem como identificar suas affordances (El Kadri, 2018), segundo minhas percepções ao longo de sua elaboração. Por meio deste produto educacional, espero não apenas que os alunos da graduação em Letras Inglês conheçam a perspectiva do ESP, mas principalmente vislumbrem novas possibilidades para um ensino mais agentivo, colaborativo e crítico que lhes permita avançar em sua (futura) prática profissional, tanto como professores quanto pesquisadores.