02 - Mestrado - Educação Física
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Navegando 02 - Mestrado - Educação Física por Assunto "Analysis"
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Item Análise dos comportamentos técnicos e táticos em diferentes modelos de jogos reduzidos em jogadores de futebolSouza, Nicolau Melo de; Moura, Felipe Arruda [Orientador]; Aquino, Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de; Rinaldi, WilsonResumo: As análises de diferentes modelos de jogos reduzidos podem dar subsídios para potencializar o treinamento de futebol de acordo com os comportamentos técnicos e táticos desejados Desta forma, o objetivo geral da Dissertação consiste em investigar quais são os comportamentos táticos e técnicos presentes em diferentes modelos de jogos reduzidos Para alcançar esse objetivo, dois estudos foram conduzidos Primeiramente, análises em jogos oficiais foram realizadas a fim de caracterizar as referências estruturais relativas ao espaço de jogo (em largura e comprimento), relação numérica (número de jogadores de ataque x número de jogadores de defesa) e distância da linha defensiva para o gol Posteriormente, os comportamentos em jogos reduzidos, com os espaços mais frequentes em partidas oficiais, foram analisados em relação aos aspectos técnicos (desarmes, finalizações, passes certos, passes errados, comprimento do passe, direção do passe e posse de bola individual), comportamento tático (largura, comprimento, razão entre comprimento e largura, espalhamento, área de ocupação, sincronização defensiva, distâncias tanto entre centroides quanto entre adversários mais próximos e exploração espacial) Para o estudo 1, as trajetórias de 11 jogadores profissionais de 5 equipes diferentes durante 4 partidas da Série A-2 do Campeonato Paulista de 214 foram obtidas por meio do software DVideo Todos os dados foram apresentados como média e desvio padrão O teste de independência do qui-quadrado foi utilizado no estudo um para avaliar a diferença entre as frequências (em relação ao número total de frames) analisadas em todas as relações numéricas e entre as condições (superioridade defensiva, igualdade e superioridade ofensiva) No estudo dois, também por meio do software DVideo, foram obtidas as trajetórias de 28 jogadores de futebol da categoria sub-17 do projeto “O Futebol Como Instrumento de Inclusão Social e Formação Acadêmica Fase III” durante 7 diferentes modelos de jogos reduzidos A análise de variância one-way foi utilizada para comparar as variáveis em diferentes configurações de jogos reduzidos Nas análises que apresentaram diferenças no Teste F, o teste de Tukey foi aplicado como um teste post hoc O nível de significância foi estabelecido em p < ,5 Os resultados do primeiro estudo (jogos oficiais) mostraram que os valores médios e desvios-padrão foram 24,59 ± 13,4 m para o comprimento, 44,13 ± 12,51 m para a largura, e 29,19 ± 11,4 m para a distância entre a linha defensiva e o gol As partidas foram caracterizadas principalmente pela interação entre grande número de jogadores (eg 1 defensores vs 9 atacantes; p <,1) O comprimento, a largura e a distância da linha do gol se alteram dependendo da relação numérica Por fim, o espaço efetivo disponível foi caracterizado pela largura sendo maior que o comprimento, e o jogo teve mais situações de superioridade numérica defensiva, seguida pela igualdade numérica (p <,1) Estes resultados apresentam-se como importantes referenciais, que podem orientar melhor os treinadores no planejamento dos treinos de acordo com situações reais de jogo e serviram como base para a escolha das dimensões dos jogos reduzidos utilizados no estudo dois O estudo dois apresentou uma maior compactação da defesa em jogos de igualdade numérica do que em jogos com superioridade defensiva Nos jogos menores, a superioridade defensiva apresentou menores distâncias entre adversários mais próximos, enquanto a igualdade favoreceu o aumento de largura e área de ocupação do ataque Os grandes jogos demonstram maiores valores relativos de largura, comprimento, espalhamento e área de ocupação, e no aspecto técnico, maior comprimento dos passes Já nos pequenos jogos, maiores proximidades foram encontradas, tanto entre adversários mais próximos quanto entre os centroides das equipes O jogo 3x3 apresentou maior número de finalizações por minuto que todos as outras configurações Portanto, enquanto o estudo um pode servir de referência para ajudar as comissões técnicas a planejarem os jogos reduzidos com os espaços encontrados em jogos oficiais, o estudo dois pode auxiliar os treinadores na seleção de jogos de acordo com os objetivos técnicos e táticos planejadosItem Tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas do Lower Extremity Functional Scale (LEFS) : LEFS-BrasilPereira, Ligia Maxwell; Cardoso, Jefferson Rosa [Orientador]; Pitta, Fábio de Oliveira; Teixeira-Salmela, Luci FuscaldiResumo: O objetivo do estudo foi traduzir para o português, adaptar transculturalmente e avaliar as propriedades psicométricas do Lower Extremity Functional Scale (LEFS), questionário que avalia a funcionalidade dos membros inferiores Foram incluídos pacientes com diagnóstico médico de lesão ortopédica de membros inferiores, que realizavam fisioterapia com idade entre 18 e 6 anos Todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (CEP 241/6) O estudo seguiu as recomendações do guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures Na etapa de adaptação transcultural o questionário foi aplicado em 2 pacientes Para avaliação das propriedades psicométricas o instrumento foi aplicado em 1 pacientes por quatro semanas Para avaliação da confiabilidade o LEFS foi administrado duas vezes durante a avaliação inicial dos pacientes, por dois entrevistadores independentes (A e B) e reaplicado entre 24 a 48 horas depois pelo entrevistador A Para analisar a validade de construto o questionário Medical Outcomes Study 36-item from Health Survey (SF-36) foi utilizado como método critério e aplicado durante quatro semanas junto com o LEFS Para avaliar a responsividade o LEFS foi aplicado semanalmente, por quatro semanas Uma sugestão de modificação do questionário foi aceita na fase de adaptação transcultural A consistência interna foi de a = ,96 A confiabilidade intra-avaliador CCI (coeficiente de correlação intraclasse) = ,96 e CCI interavaliador = ,98; e Bland e Altman, por meio da diferença da média () intra-avaliador = -1,52 e interavaliadores = ,46 As correlações encontradas entre LEFS e SF-36 na primeira semana de aplicação foram: domínios capacidade funcional r = ,82, aspectos físicos r = ,57, saúde mental r = ,43 e aspectos emocionais r = ,33 Na quarta semana as correlações encontradas foram entre LEFS e SF-36: domínios capacidade funcional r = ,89, aspectos físicos r = ,56, saúde mental r = ,58 e aspectos emocionais r = ,43 O LEFS foi responsivo quando a média da primeira pontuação foi comparada com a média da segunda, terceira e quarta semana E quando comparadas a segunda com a quarta semana O ponto de corte foi 11 pontos e a área abaixo da curva ROC associada a esse valor foi ,96 [,88;,99] e a sensibilidade e 1-especificidade foram ,96 e , respectivamente e erro padrão = ,2 A frequência dos valores do LEFS durante as quatro semanas variaram entre 3 e 4,9% (efeito Ceiling) e 5 e 11,7 (efeito Floor) Conclui-se que a versão brasileira do LEFS é confiável, válida e responsiva, o que permite seu uso na prática e pesquisa clínica