02 - Mestrado - Educação Física
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Item Os conhecimentos da intervenção profissional em educação física : o olhar de docentes dos cursos de preparação profissional do ParanáFávaro, Paula Evelise; Soriano, Jeane Barcelos [Orientador]; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Nascimento, Juarez Vieira doResumo: Tivemos como objetivo geral analisar como os docentes das instituições de ensino do Paraná, que ministram aulas na graduação em educação física, caracterizam os conteúdos da intervenção profissional em educação física nas duas habilitações (licenciatura e bacharelado) Como objetivos específicos: (a) verificar como os professores das instituições de ensino superior em educação física do Paraná caracterizam os conteúdos da intervenção profissional na área; (b) compreender como os professores das instituições de ensino superior em educação física do Paraná abarcam a articulação dos conteúdos da intervenção profissional demandadas em um processo de tomada de decisão profissional; e (c) identificar como os professores das instituições de ensino superior em educação física reconhecem as possíveis inserções no mercado de trabalho na área Utilizamos o método Delphi com duas rodadas (rounds) de questionários O primeiro momento foi constituído de perguntas abertas e o segundo por uma escala likert de cinco pontos Para análise de dados utilizamos mediana, média, desvio padrão e teste de Kolmogorov-Smirnov juntamente com a análise de conteúdo Determinamos como consenso, os escores da mediana e média que atingissem valores iguais ou superiores a 4,, juntamente com o desvio padrão que obtivessem valores inferiores ou iguais a ,7 e o dissenso, quando a mediana e a média apresentassem escores inferiores a 4, e o desvio padrão superior a ,7 Foram consultados professores que ministravam aulas nos cursos de graduação em educação física do Paraná, que atenderam aos seguintes critérios: a) possuir cargos administrativos relacionados ao cotidiano do curso de graduação em educação física; b) possuir publicações ligadas à preparação profissional; c) ser indivíduo ativo no repensar constante da preparação profissional dentro da instituição; d) possuir forte aceitação de seus pares e estudantes, assegurando assim influência de suas opiniões no meio deles Essas opiniões, por sua vez, deveriam se referir ao aprimoramento da preparação profissional em educação física Dessa forma, o painel de especialistas foi composto na primeira e segunda rodada por 18 professores Os resultados apontaram que: a) os conteúdos necessários para a preparação do profissional de educação física se aproximaram dos utilizados pela profissão dominante; b) que o mercado de trabalho não foi perspectivado, pois os locais legitimamente reconhecidos foram os que obtiveram consenso e a articulação dos conteúdos da intervenção profissional demandadas em um processo de tomada de decisão profissional não foi possível identificar claramente por aparecerem em sua maioria às citações de instrumentos materiaisItem Validação de teste com ações motoras específicas do vôlei de praiaMissaka, Ivomary Ramos da Silva; Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg [Orientador]; Altimari, Leandro Ricardo; Moraes, José CíceroResumo: A avaliação do desempenho esportivo, por meio de testes físicos, é de fundamental importância para um eficaz planejamento, pois reflete o estado atlético do atleta decorrente da prática sistemática da modalidade O objetivo deste estudo foi validar um teste com ações motoras específicas do Vôlei de Praia (VP) Para tanto participaram da presente pesquisa 37 atletas de vôlei de praia com idade entre 16 e 2 anos, divididos em dois grupos, conforme as categorias Sub19 (13 meninas e 14 rapazes) e Sub21 (4 meninas e 6 rapazes), confederados, e com no mínimo 1 ano de prática competitiva A tarefa do teste específico consistiu em o atleta executar uma sequência de padrões de movimentos préestabelecidos (saltos de saque e ataque, bloqueio, queda e deslocamentos), em um menor tempo possível O teste específico foi aplicado em dois momentos, teste e reteste, com 48 horas de descanso entre eles Para analisar as respostas fisiológicas, os sujeitos foram monitorados quanto à intensidade de esforço momentânea por meio da FCmáx, [LA] e PSE Para a análise estatística, foi utilizado o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) e o Erro Típico de Medida (ETM) para verificar a reprodutibilidade do teste e reteste, e para a confiabilidade o Alpha de Cronbach A correlação do tempo de execução do teste com as variáveis FCmáx, [LA] e PSE foi analisada por meio do coeficiente de correlação de Spearman Na comparação do desempenho dos atletas no teste entre as categorias Sub19 e Sub21 foi utilizado o teste de Mann-Whitney, enquanto o teste de Wilcoxon foi usado na comparação do desempenho entre o teste e reteste As análises foram realizadas pelo software SPSS2 e o nível de significância adotado foi de P<,5 O Tmédio e o Ttotal de execução do teste e reteste apresentaram forte correlação, baixo erro típico de medida e excelente consistência interna (CCI= ,9, ETM= ,68 e 2,71, a = ,93 e ,93, respectivamente na categoria Sub19) e (CCI= ,89, ETM= ,51 e 2,3, a = ,94, respectivamente na categoria Sub21) Os resultados deste estudo demonstraram que o teste desenvolvido oferece informações confiáveis e válidas que permitem avaliar o desempenho físico de atletas por meio das ações motoras específicas do VPItem Determinação da altura do plano elevado e variáveis biomecânicas preditoras do desempenho em drop jumps bilateraisRicardo, Robson Furlan; Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]; Moura, Felipe Arruda; Carpes, Felipe PivettaResumo: A técnica e a altura do plano elevado parecem influenciar a magnitude de diversas variáveis biomecânicas assim como a altura de salto em drop jumps bilaterais O estudo do comportamento das variáveis biomecânicas pode fornecer subsídio para que a prescrição do treinamento seja mais específica Nesse escopo, a presente Dissertação , dividida em três estudos, analisou: (a) efeito da altura do plano elevado nas variáveis cinéticas, cinemáticas e altura de salto em drop jumps bilaterais: uma revisão sistemática; (b) determinação da altura do plano elevado para bounce e countermovement drop jumps por meio da altura relativa de saltos verticais com contra movimento; e, (c) variáveis cinéticas e cinemáticas preditoras da altura de salto em bounce e countermovement drop jumps Para o estudo de revisão (a), as bases de dados eletrônicas PubMed, SPORTDiscus, SCOPUS – Elsevier e Web of Science foram consultadas Vinte e três estudos atenderam aos critérios estabelecidos e foram incluídos As informações disponíveis na literatura a respeito do efeito da altura do PE e da técnica de drop jumps foram inconclusivas devido às divergências nos protocolos de estudo e aos resultados inconsistentes entre os estudos analisados Por exemplo, alguns autores relataram que a altura de salto pode aumentar, outros que ela pode diminuir, não se alterar e outros verificaram a existência de altura ótima de plano elevado a partir da qual se obtém maiores alturas de salto no drop jump Nos estudos experimentais (b e c), 28 indivíduos realizaram counter e bounce drop jumps a partir de planos elevados com alturas correspondentes a 6%, 8%, 1%, 12%, 14% e 16% da média das alturas obtidas em três saltos verticais com contra movimento para registro das variáveis cinéticas e cinemáticas de interesse Foi identificada uma altura ótima de desempenho em função do aumento no plano elevado a partir da qual foram obtidos maiores ganhos para altura de salto em ambas as técnicas de drop jumps Os maiores ganhos de altura foram atingidos na condição 14% para o counter e 1% para o bounce drop jump De maneira geral, a magnitude das variáveis aumentou com o aumento da altura do plano elevado e foi condicionada pela técnica de drop jump Também foi verificado que variáveis exclusivamente cinemáticas foram capazes de predizer entre 2% e 42% e entre 43% e 63% da variância para altura de salto no countermovement e no bounce drop jump realizados a partir das seis alturas relativas de plano elevado, respectivamente A análise conjunta de todos os planos elevados permitiu a identificação de modelos preditivos que explicaram 53% e 47% da variância para a altura de salto no countermovement e no bounce drop jump, respectivamente Para essa última análise, variáveis cinéticas e cinemáticas foram incluídas no modelo preditivo do countermovement drop jump enquanto variáveis exclusivamente cinemáticas foram combinadas para o bounce drop jump Foi sugerido que a altura de plano elevado pode ser relativizada para garantir que estímulos de instensidades semelhantes estejam sendo fornecidos a diferentes indivíduos Ainda, a identificação de diferentes parâmetros biomecânicos capazes de explicar a variância para altura obtida entre countermovement e bounce drop jumps reforçou as afirmações da literatura de que a utilização de cada técnica irá estimular diferentes capacidades neuromusculares Por fim, recomenda-se que novos estudos sejam realizados para ampliar o conhecimento a respeito do efeito da altura relativizada do plano elevado sobre o desempenho em drop jumpsItem Música e exercício físico : variações psicofisiológicasBigliassi, Marcelo; Altimari, Leandro Ricardo [Orientador]; Moares, Solange Marta Franzói de; Buzzachera, Cosme FranklinResumo: O uso de estratégias psicológicas com caráter motivacional ou sedativo como a música têm sido amplamente aplicadas ao longo da história do homem, porém, os mecanismos cerebrais, assim como suas áreas de influência e ativação não dão subsídios suficientes para o entendimento neurológico no ambiente esportivo Variadas são as variáveis influenciadoras quanto à essa prática, e um modelo de interações deve em um futuro próximo modificar as decisões de atletas e praticantes de exercício físico quanto ao uso da música Dessa forma, o presente estudo dividiu-se em quatro trabalhos completos na tentativa de explorar o assunto em questão com subsequente direcionamento para o ambiente cerebral, em especial o córtex pré-frontal, assim como testar o uso de tal estratégia em situações ecológicas e de alta probabilidade, sendo essa uma atividade de 5 km de corrida Inicialmente a música provou ser capaz de influenciar atividades submáximas e máximas, assim como de contra-relógio, através de uma revisão narrativa investigando os efeitos desse componente externo sobre o desempenho ou variáveis psicofisiológicas, em seguida, os componentes musicais foram analisados dentro de um modelo de estilos musicais extremos (música clássica e techno), observando maior ativação no dorsolateral direito de homens, durante a música clássica comparada ao outro estilo, além disso, variáveis psicológicas e respostas sensoriais avaliadas pelo sistema nervoso autônomo apresentaram relativa sequência de resposta para o mesmo estilo musical no gênero masculino O terceiro trabalho realiza maior especificidade, investigando músicas motivacionais e calmas sobre a ativação do córtex pré-frontal, e sua resposta apresenta similiraridade, porém nesse momento a música motivacional apresentou resultados mais expressivos na população masculina sobre a mesma área cerebral e o acompanhamento psicofisiológico ocorreu de maneira bastante próxima Finalmente, o ultimo trabalho representa um modelo completo de interação musical no ambiente esportivo, testando diferentes tipos de música assim como seu momento de aplicação durante 5 km de corrida Os resultados desse estudo demonstraram que as músicas selecionadas foram consideradas agradáveis e capazes de causar aumento da ativação percebida nos sujeitos, ainda, geraram maior ativação do córtex pré-frontal e grande probabilidade de aumentar o desempenho físico Por fim, músicas calmas aplicadas após a prática demonstraram um maior tônus vagal, o que indica uma melhora na recuperação dos sujeitos após a práticaItem Tomada de decisão : o efeito do tempo de prática na capacidade antecipatória em uma ação de defesa no voleibolBordini, Fábio Luis; Marques, Inara [Orientador]; Akazaki, Victor Hugo Alves; Rodrigues, Sérgio TosiResumo: O objetivo desse estudo foi analisar o uso de sinais visuais relevantes na predição da direção e profundidade de uma ação de ataque em atletas de diferentes níveis de experiência no Voleibol Para tanto, 48 sujeitos do sexo masculino foram divididos em 3 diferentes grupos de 16 sujeitos, de acordo com o nível de experiência O estudo foi composto por dois experimentos: Oclusão Temporal e Oclusão Espacial O experimento 1/Oclusão Temporal buscou identificar o período de tempo de uma ação de ataque em que os sujeitos dos diferentes grupos conseguiriam utilizar sinais visuais na tentativa de predizer o resultado final deste ataque e o seu nível de confiança sobre a resposta O experimento 2/Oclusão Espacial buscou identificar qual o sinal visual relativo a partes do corpo seria mais importante na tentativa de predizer o resultado final de uma ação de ataque no Voleibol e, também, o seu nível de confiança na resposta Os resultados indicaram haver diferenças no escore de desempenho da Oclusão Temporal entre os grupos GAD e GNO para a condição 2 (obstrução da visão dos sujeitos à 266ms antes do contato do atacante com a bola), não havendo diferenças entre os grupos GAD e GIM e entre os grupos GIM e GNO em nenhuma das outras condições Quanto ao nível de confiança da Oclusão Temporal, o grupo GAD se apresenta mais confiante que o GIM e este, mais confiante que o GNO em todas as condições, com diferenças estatísticas significantes entre os grupos GAD e GNO e os grupos GIM e GNO Com relação ao escore de desempenho da Oclusão Espacial, os resultados apontaram que a oclusão da parte do corpo Braço e Mão levou a desempenhos mais instáveis, com maiores freqüências relativas de erro e com níveis de confiança também mais baixos Como conclusão, podemos afirmar que o GAD apresentou melhores desempenhos em relação aos grupos GIM e GNO e que há aspectos que, de fato, fazem diferenças em indivíduos com maior tempo de prática, com mais anos de experiênciaItem Análise da qualidade de vida e desempenho motor em escolaresPires Junior, Raymundo; Oliveira, Arli Ramos de [Orientador]; Tourinho Filho, Hugo; Guedes, Dartagnan PintoResumo: Qualidade de vida (QV) é um construto formado por dimensões que compõem o bem-estar e autopercepção da saúde A aptidão física entre crianças e adolescentes tem demonstrado níveis baixos pelo advento da modernidade favorecendo cada vez mais o surgimento das doenças hipocinéticas Mediante o exposto, o objetivo deste estudo é analisar a QV e desempenho motor (DM) relacionados à saúde em escolares de uma escola da rede privada de Londrina, Paraná Participaram do estudo 588 escolares, sendo 325 rapazes e 263 moças, dos 12 aos 17 anos de idade que responderam ao Questionário Kidscreen-52 para avaliação da QV e realizaram os testes de DM Sentar-e-alcançar, dinamometria manual e o Vai-e-vem 2m A amostra foi selecionada pelo método não probabilístico e os dados foram tratados mediante estatística descritiva, com cálculo de homogeneidade utilizando o teste de Levene, seguidos da ANOVA na associação entre QV, DM com as idades e gênero, e ANCOVA na associação entre QV e DM O nível de significância adotado foi de p<,5 Os resultados apontaram valores médios significativos a favor dos rapazes em QV nas dimensões “Saúde e atividade física”, “Bem-estar psicológico”, “Estado de humor geral”, “Autopercepção”, “Autonomia” e “Vida familiar”, enquanto que para as moças os maiores escores foram observados na dimensão “Amigos e apoio social” Entre os mais jovens, a QV apresentou diferença estatística na dimensão “Saúde e atividade física”; entre os com mais idade na dimensão “Rejeição social”, e aqueles com idades intermediárias foram superiores na dimensão “Recursos financeiros” No DM os rapazes foram significativamente superiores na aptidão cardiorrespiratória e em força de preensão manual, enquanto as moças foram superiores em flexibilidade No decorrer das idades os mais velhos sempre apresentaram valores significativos mais altos em todas as capacidades motoras investigadas Quanto à associação entre QV e DM relacionado ao VO2máx, as diferenças estatísticas ocorreram apenas na dimensão “Saúde e atividade física” a favor dos escolares com melhores índices de QV e na dimensão “Amigos e apoio social” com superioridade para os jovens de QV intermediária Para força manual e flexibilidade não foram observadas diferenças estatísticas, entretanto, os escolares com QV intermediária foram superiores na maioria das dimensões É possível admitir mediante os resultados apresentados que os rapazes têm melhor QV que as moças na maioria das dimensões; que os escores de QV são maiores para os mais jovens com maior envolvimento em atividades físicas, bem como a rejeição social é menor entre os mais velhos; e os escolares com idade intermediária adotam um estilo de vida que lhes permite fazer as mesmas coisas que seus pares No DM, os rapazes apresentaram melhores resultados na capacidade aeróbica e força e as moças em flexibilidade E na associação entre QV e DM é possível inferir que nem sempre aqueles com escores mais elevados de QV, apresentam melhor desempenho físicoItem Equilíbrio postural estático de pessoas vivendo com HIV/AIDSPimenta, Bruno José Frederico; Marques, Inara [Orientador]; Silva Junior, Rubens Alexandre da; Deminice, RafaelResumo: O objetivo do presente estudo foi de avaliar Avaliar o equilíbrio postural estático de pessoas vivendo com hiv/aids em tratamento com a terapia antiretroviral altamente ativa por meio de medidas estabilográficas Participaram do presente estudo 27 sujeitos com idade entre 3 e 4 anos que foram divididos em dois grupos, o GHIV (n12) e GC (n 15) Os participantes tiveram como tarefa experimental a permanência sobre uma plataforma de força adotando, em posição estática, a base de suporte bipodal e a base semi-tandem, ambas nas condições com e sem visão A análise estatística dos dados foi feita por meio da análise de variância (ANOVA) e da correlação de Spearman aditando P=,5 As variáveis independentes analisadas por meio da anova foram os grupos e as condições com e sem visão, por outro lado, as variáveis dependentes foram as derivadas do Cop, área de oscilação, amplitude médio-lateral e ântero-posterior, velocidade média Aplicou-se ainda a correlação de Spearman para analisar a relação entre a área de oscilação e o nível de atividade física e entre a velocidade e o nível de atividade física A partir dos resultados assumimos que a oscilação postural foi maior na condição de oclusão visual tanto para os PVHA quanto para os não PVHA Entretanto, os dados refutaram a hipótese de que haveria diferença entre PVHA em condição assintomática com o uso da TARV e não PVHA no controle postural, e de que o níve de atividade física apresentaria relação com a área de oscilação tanto para os PVHA quanto para os não PVHAItem Respostas fisiológicas e motoras em atletas profissionais de voleibol em preparação competitivaAraujo, Anderson Junior; Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg [Orientador]; Dourado, Antonio Carlos; Rocha, Marcos AugustoResumo: O voleibol nacional é uma modalidade de muito destaque em competições a nível mundial e nacional Conhecer com aprofundamento as respostas induzidas pelo treinamento, através de baterias de testes que analisam e quantificam as capacidades físicas, torna-se uma variável fundamental para o sucesso de atletas da modalidade Diante disso, o objetivo do presente estudo foi identificar as mudanças induzidas pelo treinamento das capacidades físicas relacionadas ao voleibol através de testes gerais e um teste específico em atletas de voleibol durante um microciclo de preparação para competições nacionais A amostra foi composta por 14 atletas do sexo feminino de um clube do estado do Paraná (idade, 19,3 ± 1,1 anos, Altura, 175,35 ± 6,3 centímetros, massa corporal, 71,64 ± 7,1 quilos) Elas foram avaliadas quanto as capacidades físicas de agilidade (teste do quadrado), flexibilidade (teste banco de wells), velocidade (teste velocidade 1 metros), força de membros inferiores (CMJ, squat jump e salto livre), força de membros superiores (teste de arremesso de medicineball), cardiorrespiratório (YOYO IR 1), que são intitulados como testes gerais e as variáveis relacionadas ao teste especifico da modalidade como velocidade de deslocamento, altura de salto de ataque e bloqueio pelo teste especifico de esforço repetido (RET) Estatísticas descritivas foram atribuídas e foi utilizado o teste T de student para amostras pareadas O teste D de Cohen foi utilizado para o tamanho de efeito para todas as variáveis e a significância foi fixada em p = ,5 Os resultados mostraram que as respostas induzidas pelo treinamento após 1 semanas para massa corporal total (73,71 ± 7,), massa magra (77,77 ± 5,7), massa gorda (22,19 ± 5,7), flexibilidade (31,78 ± 6,7), força de membro superior (4,11 ± ,35), agilidade (5,25 ± ,28), velocidade (1,99 ± ,9), relacionadas aos testes gerais apresentaram diferenças significativas Para o RET as diferenças significativas foram para o salto ideal (282,6 ± 17,8), tempo ideal (8,2 ± ,83) e tempo real (8,35 ± ,97) em que as três variáveis apresentaram magnitude moderada O volume de treino foi quantificado e apresentaram-se maiores na 3ª, 6ª e 8ª semana para todas as atletas Em conclusão, este estudo mostrou que houve adaptações progressivas e significativas induzidas pelo treinamento, principalmente no teste que simulou as habilidades especificas, como salto ideal, tempo ideal e real, relacionadas à tarefa especifica do teste, sendo os resultados alcançados após as 1 semanas de treinamento Isso provavelmente reflete não apenas a capacidade de adaptação do indivíduo, mas também as características das cargas de treinamento prescritas durante todo o microcicloItem Efeito do conhecimento de performance autocontrolado na aprendizagem do rolamento peixe por crianças e adultosCosta, Rafaela Zortéa Fernandes; Marques, Inara [Orientador]; Papst, Josiane Medina; Bastos, Flavio HenriqueResumo: O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do conhecimento de performance autocontrolado (CPA) para a aprendizagem do Rolamento Peixe por crianças e adultos Foram conduzidos dois estudos O primeiro estudo, teve como objetivo de investigar a validade de conteúdo, a confiabilidade e a validade de construto de um checklist para avaliação da habilidade motora rolamento peixe Sobre a validade de conteúdo, 4 especialistas na área da Ginástica Artística, avaliaram o checklist utilizando-se da técnica Delphi Os resultados demonstraram bons índices de validade de conteúdo para as questões avaliadas (IVC>,8) Sobre a confiabilidade, 6 avaliadores, analisaram vídeos do Rolamento Peixe de 1 crianças utilizando-se do checklist Os resultados demonstraram concordância intra (ICC>,8) e inter avaliadores (ICC>,9) Por fim, para a validade de construto, 156 vídeos da habilidade foram analisados utilizando o checklist Foram aplicados os testes Alfa de Cronbach e Analise Fatorial Exploratória do tipo Varimax, no qual verificou-se boa consistência interna (a=,76) e a existência de 3 fatores que explicam o checklist Desta forma, o checklist foi considerado valido e confiável para sua utilização O segundo estudo teve como objetivo verificar o efeito do CPA para aprendizagem do Rolamento Peixe e contou com a participação de 44 indivíduos (24 crianças e 2 adultos) que foram divididos em 4 grupos, sendo eles: um grupo de crianças com fornecimento de CPA (GCAC), um grupo de crianças com fornecimento de CP externamente controlado (GCEC), um grupo de adultos com fornecimento de CPA (GAAC) e um grupo de adultos com fornecimento de CP externamente controlado (GAEC) Os indivíduos participaram de 5 sessões de práticas individuais para a aprendizagem da habilidade Cada sessão consistiu em 6 blocos de 5 tentativas, totalizando 15 tentativas ao longo de toda intervenção A análise da habilidade foi realizada por meio da filmagem, utilizando-se do checklist de 3 tentativas em 3 momentos, sendo eles: Pré-teste (PRÉ), Pós-teste (PÓS) e Retenção (RET) Somente o grupo de crianças atendeu aos pressupostos de normalidade, para o qual aplicou-se estatística paramétrica Já para o grupo de adultos, utilizou-se de testes não paramétricos A comparação entre o GCAC e o GAAC foi realizada por meio da taxa de ganho das fases de PRE para PÓS e de PRÉ para RET, para a qual foram feitas a subtração das notas nos respectivos momentos da avaliação, definindo uma pontuação denominada de taxa de ganho Adotou-se um nível de significância p<,5 O teste t apontou diferenças significativas na fase de RET (t(22)=2,138, p=,44) entre os grupos GCAC e GCEC e, o teste de Friedman demonstrou diferenças significativas em relação aos momentos (PRÉ, PÓS e RET) tanto para o GAAC (p=,1) quanto para o GAEC (p=,1) O teste U de Mann Whitney indicou diferenças significativas entre GCAC e GAAC somente nas fases de PRÉ-PÓS (p=,37) Desta forma conclui-se que o CPA foi benéfico para a aprendizagem do Rolamento Peixe para adultosItem Avaliação do equilíbrio no teste de limite de estabilidade funcional em adultos jovens e idosos por meio de plataforma de força e smartphoneGuidotti, Flavio Junior; Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]; Barela, José Angelo; Mochizuki, LuisResumo: O limite de estabilidade funcional (LEF) é um teste simples e fornece indicador efetivo da perda real de equilíbrio de uma pessoa Ademais, o uso do LEF poderia permitir o desenvolvimento de outros sistemas mais acessíveis de avaliação do equilíbrio, tais como o uso de smartphones O objetivo da presente Dissertação foi comparar adultos jovens e idosos no desempenho do teste de LEF por meio da plataforma de força (primeiro estudo experimental) A partir desta proposta, também foi testada a validade de um instrumento de análise do equilíbrio por meio de dados de inclinação de smartphone (segundo estudo experimental) Para tanto, a Dissertação foi composta de três estudos No primeiro estudo, foi realizada uma revisão sistemática narrativa com estudos que avaliaram a classificação do equilíbrio Foram selecionados trinta e três artigos em que foram identificadas diferentes propostas de classificação do equilíbrio A partir destas propostas, foram identificadas lacunas, tal como a importância em se conhecer o desempenho real referenciado por uma capacidade máxima e a utilização de variadas estratégias durante o teste, como estratégias do tornozelo, quadril e livre, que subsidiaram os estudos subsequentes da presente Dissertação Para o segundo e o terceiro estudos, foram analisados 47 participantes, sendo 43 jovens (idade média 22,9 anos e DP 3,47 anos) e 4 idosos (idade média de 66,25 e DP 5,6 anos) No segundo estudo, maiores valores foram verificados no grupo adulto em comparação aos idosos para praticamente todas as variáveis analisadas no teste de Mann-Whitney (U = 33,; Z = -2,21; p = ,43), exceto para as variáveis deslocamentos para trás (condições bipodal livre, tornozelo e quadril) e deslocamentos para direita, esquerda e amplitude médio-lateral (condição semi-tandem) (p>,5) A ANOVA de Friedman apontou a diferença entre as estratégias bipodal (livre, tornozelo e quadril) apenas no grupo de idosos, no deslocamento para direita (X2 (2) = 6,5; p <,39) E o teste de Wilcoxon apresentou diferença (Z = -1,826; p = ,3) entre as estratégias tornozelo, livre e quadril, sendo a estratégia do tornozelo (Md = 9,38) maior que a livre (Md = 7,65) e quadril (Md = 7,7) O terceiro estudo, testou a associação dos ângulos de inclinação do smartphone e das variáveis do COP (plataforma de força) na tarefa de LEF Os resultados apresentaram algumas associações entre as variáveis do smartphone e da plataforma de força, contudo muito fracas (?>,317; p<,39) O teste de LEF foi capaz de identificar o efeito de grupo e eliminar diferenças entre as estratégias livre, tornozelo e quadril, na condição bipodal; e a ausência de associação forte entre as demais variáveis foi explicada pelas estratégias utilizadas pelos participantes em flexionar/estender de maneira diferente os diferentes segmentos corporais para melhor explorar os LEF Foi sugerida a realização de outros estudos que contemplem estas diferentes estratégias utilizadas no LEF e outras propostas de avaliação do equilíbrioItem Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do ParanáGrubertt, Guilherme Alves; Serassuelo Junior, Hélio [Orientador]; Ronque, Enio Ricardo Vaz; Guedes, Dartagnan PintoResumo: A prática de esporte em idades jovens tem se demonstrado uma importante ferramenta na busca de benefícios físicos, psicológicos e sociais Entretanto, alguns levantamentos internacionais têm apontado que apenas uma parcela da população infantil e juvenil pratica esporte com alguma regularidade, e dentre aqueles que iniciam a prática esportiva, existe um elevado índice de casos de abandono Nesse sentindo, especialistas apontam que entender os motivos que levam a prática de esporte pode ser um importante caminho para o entendimento deste fenômeno, principalmente para o atleta escolar Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre os motivos para a prática de esporte de atletas escolares de diferentes modalidades esportivas participantes dos 63º Jogos Escolares do Paraná – 216 (Fase A e Fase B) e as variáveis sexo, idade e tempo de treino Participaram do estudo 214 atletas escolares (15 moças e 964 rapazes) com idades entre 1 e 17 anos Os dados relativos aos motivos para a prática de esporte foram obtidos mediante a aplicação da versão traduzida, adaptada e validada para a população jovem brasileira do Participation Motive Questionnaire – PMQ Para os resultados das dimensões entre as características amostrais foram realizados os testes T independente e ANOVA one way, seguida do post hoc Scheffé Os motivos para a prática de esporte considerados mais importantes para os atletas escolares foram referentes à Competência Técnica (4,4 ± ,7), Competição (4,26 ± ,88) e Aptidão Física (4,5 ± ,92) Os rapazes valorizaram em maior grau os motivos associados ao Relacionamento Social do que as moças Os motivos relacionados à dimensão Emoção, após os motivos associados à Competição, Competência Técnica e Aptidão Física, foram mais valorizados quando associada com o tempo de prática Por fim, esses resultados tornam-se importantes para que as lideranças adultas realizem intervenções junto ao público alvo, elaborando atividades mais adequadas às demandas e preferências dos atletas escolares a fim de implementar projetos de formação educacional e desenvolvimento da personalidade esportivaItem Análise temporal, ações e demandas fisiológicas de atletas paranaenses de badmintonIstchuk, Loani Landin; Dourado, Antonio Carlos [Orientador]; Aburachid, Layla Maria Campos; Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg; Gonçalves, Hélcio Rossi [Coorientador]Resumo: O estudo teve por objetivo caracterizar as demandas fisiológicas e características de tempo de jogo no “Circuito Paranaense de Badminton” para as modalidades de simples Masculina(SM), simples feminina(SF), duplas masculinas (DM) e femininas (DF) assim como duplas mistas (DX)por meio de análise temporal, frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço A amostra foi constituída por 4 a O estudo teve por objetivo caracterizar as demandas fisiológicas e características de tempo de jogo no “Circuito Paranaense de Badminton” para as modalidades de simples Masculina(SM), simples feminina(SF), duplas masculinas (DM) e femininas (DF) assim como duplas mistas (DX)por meio de análise temporal, frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço A amostra foi constituída por 4 atletas de badminton, 16 do gênero feminino (15,5±5,37 anos, 56,2±6,72 kg, 1,62±,5m e IMC de 21,95±2,11 kg/m2) e 24 do gênero masculino (19,5 ± 5,19 anos, 69±17,33 kg, 1,75±,8m e IMC 23,28±4,4 kg/m2) em37 jogos, 12 jogos de SM, 6 SF, 7 DM, 5 DF e 7 DX Os resultados principais para análise temporal revelaram que jogos de SF duram menos tempo que SM, porém possuem um maior tempo efetivo, e que DM foi o jogo com menor duração e o mais rápido em termos de frequência de golpes, quando comparadas as modalidades (ANOVA) um elevado número de variáveis apresentou diferenças quando comparadas com SM Para as análises relacionadas a frequência cardíaca foram relatadas seguintes médias para SM 165,26± 23,78 bpm, SF 172,38 ± 21,45 bpm, DM 141,5 ± 26,12 bpm, DF 143,61 ± 32,33 bpm e DX 157,44 ± 23,53 bpm Os resultados para as intensidades de jogo nas zonas de FCmáx para SM foram 28,1% do jogo acima de 9% e 39,7% entre 81 e 9%, a SF apresentou-se em 51,1% do jogo acima de 9% e em 32,7% entre 8 e 9% Ao observar o comportamento nas duplas, verifica-se que a DM manteve uma linearidade em todas as zonas e um tempo consideravelmente menor a partir de 9%, para DF observa-se que a FC se manteve durante grande parte do jogo nas zonas abaixo de 6% e de 71 a 9%, e em menor quantidade a partir de 9% Para a DX o que se observa são menores quantidades de tempo nas zonas mais baixas e tendo uma maior concentração a partir dos 71% da FCmáx destacando que a atleta feminina jogou em zonas mais elevadas A percepção subjetiva de esforço relatada para SM obteve a maior média 4,82, índice “forte”, resultado muito próximo ao relatado pelas atletas de SF que reportaram média de 4,75 “forte”, as duplas apresentaram valores menores quando comparados a simples, sendo que os valores de DX e DF se aproximaram 3,75 e 3,28 respectivamente “moderado”, enquanto a DM apresentou o menor valor dentre todas as modalidades 2,62 “fracos” Conclui-se que os resultados apresentados pelo presente estudo possuem grande potencial prático e científico pois identificam e caracterizam as diferenças existentes entre as modalidades disputadas no badminton, trazendo dados de competições reais e de atletas Brasileiros, contribuindo com informações que podem ser utilizadas por técnicos e preparadores físicos na elaboração de treinamentos das modalidadesItem Monitoração das cargas de treinamento sistematizado e adaptações de desempenho, medidas antropométricas e motoras em jovens atletas de natação : um estudo de casoCarvalho, Vinícius Augusto Quensishzi; Dourado, Antonio Carlos [Orientador]; Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg; Osiecki, RaulResumo: Introdução: Compreender o processo de treinamento esportivo na prática é fundamental para entender as adaptações decorrentes do mesmo Faz-se importante a maneira na qual é feita a sistematização do treinamento, o controle das cargas externas e internas, as decorrentes mudanças antropométricas, morfológicas e motoras e a evolução do desempenho Deste modo, o objetivo do presente estudo foi verificar as adaptações provenientes do treinamento sistematizado na natação, com relação ao aspecto físico e desempenho, buscando descrever as cargas de treinamento utilizadas em cada período Metodologia: A amostra deste estudo foi intencionalmente selecionada e composta por jovens atletas de natação, do sexo masculino (2) e feminino (2), de categorias juvenil (16 anos) e Junior (17 anos) Para compreender o processo de treinamento foi realizada uma análise documental da periodização, demonstrando a estrutura, avaliando-se as cargas de treinamento impostas e percebidas pelos atletas bem como o nível de recuperação Foram avaliadas as características antropométricas, motoras e de desempenho específico da modalidade, afim de verificar as mudanças ocorridas Para avaliar a concordância das cargas impostas e percebidas foi verificado o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) entre a percepção subjetiva de esforço (PSE) do técnico e dos atletas Foi verificado também a correlação entre a carga externa e interna, com o objetivo de avaliar o que foi capaz de gerar maior influência sobre a carga interna Resultados: As cargas externas de treinamento realizadas foram menores do que as mencionadas em outros estudos Com relação as avaliações antropométricas foi verificada adaptações irrelevantes, entretanto os valores são semelhantes aos apresentados por estudos anteriores Para os testes motores, a força máxima apresentou melhora significativa Nos testes específicos, velocidade de 25m, capacidade aeróbia e potência anaeróbia foi possível verificar adaptações positivas mediante ao treinamento realizado O coeficiente de correlação intraclasse entre PSE técnico e atletas encontrado é muito alto e significante (CCI=,895), demonstrando a compreensão dos atletas ao método e confirmando concordância de planejamento e execução do treinamento O volume total apresentou maior correlação com a carga de treinamento (CT), sendo o maior influenciador de altos valores de CT as sessões de treino de produção de lactato A monitoração da recuperação demonstrou que os atletas estavam bem recuperados, principalmente quando próximos da competição alvo O desempenho competitivo melhorou nas quatro distâncias avaliadas, com importante melhora no momento da competição principal Conclusão: Deste modo, faz-se possível afirmar que o treinamento realizado foi capaz de gerar adaptações positivas no desempenho competitivo destes atletas de natação A monitoração das cargas de treinamento e da recuperação se demonstraram como ferramentas importantes durante o processo de treinamentoItem Atividade física em pré-escolares de 4 a 6 anos da rede municipal de Londrina - PRBarbosa, Sara Crosatti; Oliveira, Arli Ramos de [Orientador]; Ronque, Enio Ricardo Vaz; Reichert, Felipe FossatiResumo: São crescentes os estudos sobre atividade física de crianças pré-escolares, embora apresentem discrepâncias referentes às intensidades das atividades Muitas crianças passam o dia nos Centros de Educação Infantil e pré-escolas, fato que se dá devido ao aumento da presença da mulher no mercado de trabalho Assim, o objetivo do presente estudo foi descrever as intensidades de atividade física de pré-escolares, por acelerometria, e descrever o ambiente e a rotina, bem como suas correlações O estudo foi realizado em oito Centro Municipais de Educação Infantil das cinco regiões da cidade de Londrina, PR, com crianças matriculadas em 213 nos Ensino 4, 5 e 6, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 6 anos Para a coleta de informações sobre a atividade física, foram utilizados acelerômetros da marca ActiGraph fixados na cintura das crianças, por cinco dias consecutivos, somente no período de permanência nos centros Foram coletadas informações sobre a condição socioeconômica da família, nível de atividade física dos professores, informações sobre o ambiente escolar e rotina dos centros A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Software SPSS versão 2 Os dados foram apresentados em média e desvio padrão O teste de Qui-quadrado e o teste exato de Fisher foram empregados para verificar possíveis associações entre as características dos sujeitos O teste de correlação de Spearman foi empregado nas variáveis relacionadas à rotina escolar e os resultados do acelerômetro Foi considerado um nível de significância de p<,5 para todas as análises Os resultados indicam que as crianças permanecem em atividades sedentárias na maior parte de sua permanência semanal nos centros, sendo o maior pencentual de atividades realizadas em ambiente internos A utilização de parques, pátios e salas de recreação internas foram relacionados com AFLM dos pré-escolaresItem Análise de um programa de treinamento técnico-tático de 12 semanas no deslocamento total, permanência em diferentes faixas de velocidade e na distribuição de jogadores de futsal em quadra da categoria sub-14Silva, Vitor Panula da; Moura, Felipe Arruda [Orientador]; Santiago, Paulo Roberto Pereira; Ronque, Enio Ricardo VazResumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de um progama de treinamento técnico-tático de 12 semanas no deslocamento total, permanência em diferentes faixas de velocidade e na distribuição de jogadores de futsal em quadra da categoria sub-14 Uma intervenção foi realizada com 24 sessões de treinamento com uma duração média de 65 minutos cada Foi feito um programa de treino no qual as atividades prospostas seguiram os princípios táticos de invasão, profundidade, movimentação, largura e compactação Para a realização do estudo, 2 jogadores foram separados em quatro equipes de níveis técnicos semelhantes, divididas pelo treinador Cada equipe realizou dois jogos que foram repetidos nos três momentos do estudo: pré, durante e pós-intervenção Nos 12 jogos da presente pesquisa, foram obtidas as trajetórias dos 2 jogadores Especificamente, foram analisadas a distância total percorrida em quadra, porcentagem de tempo em cincos faixas de velocidade, a área de ocupação, espalhamento, e distância máxima entre os jogadores no sentido longitudinal (amplitude) e lateral (largura) em quadra Para avaliar a velocidade com que jogadores se compactavam e espalhavam em quadra, as séries temporais de área de ocupação e espalhamento foram analisadas no domínio da frequência As informações de posição dos jogadores foram obtidas por meio do sistema de rastreamento automático DVideo, assim como o registro das ações técnicas para identificar momentos em que as equipes estiveram com posse ou sem posse de bola Para distância percorrida total, não foram encontradas diferenças entre os momentos Já com relação à faixa de velocidade, as faixas de velocidade V1 (parado e caminhando) e V2 (corrida de baixa intensidade) apresentaram maiores valores nos três momentos quando comparado com as demais faixas de velocidade Quando analisados os momentos com e sem posse de bola, as equipes apresentaram maiores valores de área de ocupação, espalhamento da equipe , variação da área e largura quando estavam atacando O espalhamento da equipe, o comprimento e a variação de comprimento em situação em que a equipe se encontra com posse de bola apresentaram maiores valores no momento pós-intervenção comparado aos demais Em situações sem posse de bola, a variação de espalhamento e a variação de comprimento apresentaram menores valores no momento de intervenção relacionado aos demais Para as análises das séries temporais no domínio da frequência, não foram encontradas diferenças, embora mudanças percentuais relavantes tenham sido percebidas nos momentos de interveção e pós-intervenção em relação à pré-intervenção Os achados demonstram que uma intervenção de treino pode alterar alguns comportamentos dos jogadores nos aspectos táticos, confirmando que por meio dos princípios táticos adotados no treinamento houve melhorias na organização dos jogadores em quadra Para a distância percorrida e a permanência em diferentes faixas de velocidade nota-se que com a intervenção de treino não houve alteração, tendo em vista que o enfoque do treinamento não foi de carater físico e sim de carater tático A análise das séries temporais no domínio da frequência ressaltou a efetividade do treinamento, uma vez que o mesmo enfatizou principalmente uma melhor utilização da quadra quando estavam portando a bola e que, ao perder a posse de bola, os atletas conseguissem se organizar (compactar) de forma mais rápida dificultando a ação ofensiva da outra equipe As aplicações práticas do estudo podem ser reforçadas ao quantificar a carga, a intensidade e o foco das atividades do treinamento, deixando os treinamentos mais específicos para o objetivo do programa de treino de cada professor/treinadorItem Barreiras para a prática de atividades físicas no lazer em adolescentes de Londrina/PRDias, Douglas Fernando; Ronque, Enio Ricardo Vaz [Orientador]; Cyrino, Edilson Serpeloni; Reis, Rodrigo SiqueiraResumo: Embora os benefícios da atividade física para saúde de adolescentes estejam estabelecidos, a prevalência de atividade física insuficiente permanece elevada nesta população Identificar as barreiras à atividade física de adolescentes pode contribuir para o desenvolvimento de ações de promoção de atividade física mais efetivas Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a possível associação entre atividade física insuficiente e barreiras percebidas em adolescentes Este estudo transversal selecionou por meio de múltiplos estágios uma amostra representativa de 149 estudantes do ensino médio de escolas da rede pública do município de Londrina/PR As barreiras percebidas foram obtidas mediante um instrumento com 12 questões, ao passo que a atividade física de lazer foi avaliada pela seção quatro do questionário internacional de atividade física Variáveis demográficas, socioeconômicas, comportamentais, perceptivas e biológicas também foram coletadas A associação entre atividade física insuficiente e barreiras percebidas foi realizada pela regressão de Poisson Por conta do delineamento amostral complexo, os comandos de svy do software Stata 9 foram empregados As prevalências de todas as barreiras foram elevadas e variaram de 2% a 69%, sendo “falta de companhia”, “preferência por outras atividades” e “muitas tarefas” as três mais reportadas Com exceção de “não tem alguém para levar”, as outras 11 barreiras foram associadas positivamente com a atividade física insuficiente na análise multivariável, sendo preguiça (RP: 1,24; IC95%: 1,19-1,29), preferência por outras atividades (RP: 1,22; IC95%: 1,16-1,28) e falta de motivação (RP: 1,19; IC95%: 1,12-1,28) as três mais fortemente associadas Conclui-se que as barreiras percebidas são importantes fatores associados à atividade física em adolescentes brasileiros, de modo que a sua redução pode ser uma importante estratégia para promoção da atividade físicaItem Relação entre índices de carga de treinamento com marcadores de estresse e adaptações autonômicas em atletas de futebol da categoria SUB-17Leme, Lucas Carvalho; Nakamura, Fábio Yuzo [Orientador]; Ramos, Solange de Paula; Guarnier, Flávia AlessandraResumo: Atletas de futebol são submetidos a um processo constante de aplicação de cargas de treinamento (CT) durante sua temporada, em busca de adaptações fisiológicas para atender as exigências metabólicas das partidas Porém, a falta de um controle adequado dessas CT pode gerar uma resposta interna indesejável ao organismo em momentos inoportunos da temporada Os técnicos ou preparadores físicos devem utilizar de métodos e instrumentos que quantifiquem adequadamente e de forma prática as CT aplicadas aos atletas, durante seu período de preparação ou competição Assim, os objetivos do estudo foram avaliar a relação entre índices de carga externa e carga interna de treinamento com marcadores psicofisiológicos de estresse e adaptações no sistema nervoso autonômico em resposta às CT em atletas de futebol da categoria sub-17 Métodos: A amostra foi composta por 18 atletas de futebol da categoria sub-17 (16,4 ± ,5 anos; 62,6 ± 7,8 kg; 1,71 ± ,3 m) Os atletas foram submetidos a um programa de treinamento com duração de 3 (três) semanas, com monitoramento da carga externa (CET) utilizando GPS e carga interna de treinamento (CIT) por meio do método PSE da sessão Durante o estudo foram monitorados marcadores de estresse através da aplicação de questionário (DALDA), bem como registro da VFC de repouso, antes do primeiro e último dia de cada semana de treinamento Resultados: A CIT foi significativamente superior (p < ,1) durante a semana 1 em comparação com as semanas 2 e 3 do estudo Os índices de CET distância total percorrida (Dist T), Body Load, número de sprints e acelerações também se mostraram significativamente (p < ,1) superiores durante a semana 1 do estudo Correlações individuais significativas foram observadas entre a CIT e os índices Dist T (média r = ,68; P < ,5) e Body Load/min (média r = ,85; P < ,1) O nível de estresse quantificado através do DALDA não se alterou significativamente, por outro lado, alguns índices da VFC de repouso melhoraram significativamente (P < ,1) após as 3 semanas do programa de treinamento Conclusões: As cargas de treinamento aplicadas aos atletas durante o estudo foram capazes de melhorar o sistema nervoso autonômico sem aumentar significativamente os marcadores de estresse monitorados Além disso, o método PSE correlacionou-se com alguns índices de CET, demonstrando sua sensibilidade em monitorar as CT de jovens atletas de futebolItem Análise dos padrões de deslocamento de jogadores de tênis de diferentes categorias durante jogos oficiaisPereira, Tiago Julio Costa; Moura, Felipe Arruda [Orientador]; Misuta, Milton Shoiti; Marques, InaraResumo: O objetivo do presente estudo foi analisar os padrões de coordenação entre tenistas de diferentes categorias durante os deslocamentos medio-laterais e ântero-posteriores realizados ao longo dos rallies Para isso foram registradas imagens de 14 jogos por meio de 2 câmeras digitais com frequência de aquisição de 3 Hz, sendo 5 jogos de uma competição de nível mundial juvenil, 4 jogos de nível profissional de um torneio ATP-Future e 5 jogos de nível profissional de um torneio ATP-25 As informações de posição dos jogadores foram obtidas através do sistema de rastreamento automático DVideo Os padrões de coordenação interpessoal dos deslocamentos de 3 jogadores foram analisados através da técnica do vector coding Os padrões de coordenação foram classificados em quatro categorias diferentes: (1) anti fase, (2) em fase, (3) fase do jogador que está sacando, e (4) fase do jogador que está devolvendo Em um primeiro estudo, foram analisados os padrões de coordenação interpessoal dos jogadores dos deslocamentos realizados em ambas as direções A técnica do vector coding permitiu identificar duas novas interações nunca antes reportadas (fase do sacador e a fase do devolvedor) A fase do sacador significa que o jogador que sacou lidera a série temporal de deslocamento, ou seja, está se deslocando primeiro, enquanto o devolvedor se desloca tardiamente ou permanece parado Já a fase do devolvedor indica que o jogador que devolveu o saque está se deslocando, enquanto seu adversário se desloca tardiamente ou permanece parado Os padrões de coordenação mais frequentes durante os deslocamento médio- laterais foram “anti fase” e “fase do devolvedor” e durante os deslocamentos ântero-posteriores foi a “fase do sacador” Os jogadores juvenis apresentaram maior fase do sacador durante os deslocamentos médio-laterais Por outro lado, os jogadores profissionais apresentaram maior fase do devolvedor A análise espectral mostrou que jogadores profissionais (competição ATP-Future) se deslocam com maior frequência do que as outras duas categorias Os padrões de coordenação e a dinâmica de movimentação dos jogadores não se alteraram do primeiro para o segundo set No segundo estudo, especificamente, buscou-se analisar: (1) se jogadores de diferentes níveis de competição apresentam diferentes padrões de coordenação interpessoal quando iniciam a disputa do ponto com o primeiro e com o segundo saque; (2) se jogadores de diferentes níveis de competição apresentam diferentes padrões de coordenação quando o rally termina devido a uma ação indefensável ou um erro; (3) com qual frequência jogadores de diferentes categorias trocam de padrão de coordenação durante os rallies Os resultados mostraram que não existe diferença nos padrões de coordenação para os rallies que se iniciaram com o primeiro e o segundo saque, independente da categoria No entanto, foi verificado que, para todas as categorias, os jogadores apresentaram maior permanência no padrão “anti fase” quando o desfecho do rally foi um erro Por fim, não foram verificadas diferenças na quantidade de trocas de padrão de coordenação durante os rallies das três categorias Os dados analisados nos presentes estudos permitiram melhor compreender a forma como jogadores de tênis de diferentes categorias se deslocam em quadra e fornecem maiores subsídios para que técnicos consigam preparar seus jogadores de acordo com a demanda tática específica de cada categoria Além disso, conhecer as exigências táticas das três principais categorias pode auxiliar técnicos e treinadores no processo de transição entre elasItem Tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas do Lower Extremity Functional Scale (LEFS) : LEFS-BrasilPereira, Ligia Maxwell; Cardoso, Jefferson Rosa [Orientador]; Pitta, Fábio de Oliveira; Teixeira-Salmela, Luci FuscaldiResumo: O objetivo do estudo foi traduzir para o português, adaptar transculturalmente e avaliar as propriedades psicométricas do Lower Extremity Functional Scale (LEFS), questionário que avalia a funcionalidade dos membros inferiores Foram incluídos pacientes com diagnóstico médico de lesão ortopédica de membros inferiores, que realizavam fisioterapia com idade entre 18 e 6 anos Todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (CEP 241/6) O estudo seguiu as recomendações do guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures Na etapa de adaptação transcultural o questionário foi aplicado em 2 pacientes Para avaliação das propriedades psicométricas o instrumento foi aplicado em 1 pacientes por quatro semanas Para avaliação da confiabilidade o LEFS foi administrado duas vezes durante a avaliação inicial dos pacientes, por dois entrevistadores independentes (A e B) e reaplicado entre 24 a 48 horas depois pelo entrevistador A Para analisar a validade de construto o questionário Medical Outcomes Study 36-item from Health Survey (SF-36) foi utilizado como método critério e aplicado durante quatro semanas junto com o LEFS Para avaliar a responsividade o LEFS foi aplicado semanalmente, por quatro semanas Uma sugestão de modificação do questionário foi aceita na fase de adaptação transcultural A consistência interna foi de a = ,96 A confiabilidade intra-avaliador CCI (coeficiente de correlação intraclasse) = ,96 e CCI interavaliador = ,98; e Bland e Altman, por meio da diferença da média () intra-avaliador = -1,52 e interavaliadores = ,46 As correlações encontradas entre LEFS e SF-36 na primeira semana de aplicação foram: domínios capacidade funcional r = ,82, aspectos físicos r = ,57, saúde mental r = ,43 e aspectos emocionais r = ,33 Na quarta semana as correlações encontradas foram entre LEFS e SF-36: domínios capacidade funcional r = ,89, aspectos físicos r = ,56, saúde mental r = ,58 e aspectos emocionais r = ,43 O LEFS foi responsivo quando a média da primeira pontuação foi comparada com a média da segunda, terceira e quarta semana E quando comparadas a segunda com a quarta semana O ponto de corte foi 11 pontos e a área abaixo da curva ROC associada a esse valor foi ,96 [,88;,99] e a sensibilidade e 1-especificidade foram ,96 e , respectivamente e erro padrão = ,2 A frequência dos valores do LEFS durante as quatro semanas variaram entre 3 e 4,9% (efeito Ceiling) e 5 e 11,7 (efeito Floor) Conclui-se que a versão brasileira do LEFS é confiável, válida e responsiva, o que permite seu uso na prática e pesquisa clínicaItem Prevalência do conhecimento da atual recomendação de atividade física para a saúde e os fatores associados entre adolescentes da rede pública de ensino de Londrina, ParanáFerraiol, Philippe Fanelli; Oliveira, Arli Ramos de [Orientador]; Rinaldi, Wilson; Azevedo Junior, Mario Renato deResumo: Estima-se que 5,3 milhões de mortes em todo mundo sejam atribuídas à inatividade física Ainda assim, 4/5 da população adolescente mundial é classificada como fisicamente inativa O nível de conhecimento é entendido na literatura como um possível mediador da atividade física e vem sendo foco de intervenções visando a redução do peso corporal, aumento dos níveis de atividade física e diminuição do comportamento sedentário O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência de conhecimento sobre a atual recomendação de atividade física entre adolescentes da rede pública de ensino da cidade de Londrina, Paraná Foram avaliados 1667 adolescentes, entre o 1º e 3º ano do ensino médio regular O conhecimento da recomendação foi avaliado mediante três questões, sendo uma para cada componente da atual recomendação: frequência, duração e intensidade (MARQUES et al, 214) Ainda, os escolares foram avaliados em relação ao seu comportamento de atividade física no lazer, atividade de força muscular e comportamento sedentário (IPAQ) Os dados foram apresentados de forma individual e agrupados A maior proporção de resposta correta foi em relação ao componente intensidade da atividade física (41,3%), seguido pela duração (11,4%) e frequência (3,7%), respectivamente Contudo, apenas 2,2% dos escolares responderam corretamente os três fatores supracitados Apesar da baixa prevalência, o conhecimento da recomendação associou-se significativamente à prática de atividade física por mais de 3 minutos semanais; RP = 3,55 (1,58 – 7,96) Adicionalmente, o conhecimento associou-se à prática de atividade de força muscular por 4 ou mais dias na semana; RP = 4,47 (2,31 – 8,67) Na análise ajustada, após o controle em reação às barreiras percebidas para a prática de atividade física, fatores demográficos e socioeconômicos, o conhecimento da atual recomendação manteve-se associada à atividade fisica no lazer, RP = 2,51 (1,1 – 6,24) e à prática de atividade de força muscular, RP = 2,69 (1,12 – 6,48) Apesar das prevalências de conhecimento apresentarem-se extremamente baixas, mesmo depois de ajustado por variáveis intervenientes, manteve-se associado à prática de atividade física no lazer e de força muscular Os resultados do presente estudo reforçam a premissa de se investir em educação para saúde como forma de profilaxia e tratamento da epidemia de inatividade física, comportamento sedentário e doenças associadas