02 - Mestrado - Educação Física
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Navegando 02 - Mestrado - Educação Física por Assunto "Academic achievement"
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Item Relação entre a atividade física e o comportamento sedentário com o desempenho acadêmico em escolaresBueno, Maria Raquel de Oliveira; Ronque, Enio Ricardo Vaz [Orientador]; Romanzini, Marcelo; Fernandes, Rômulo AraújoResumo: Dados emergentes tem indicado uma possível associação positiva entre a atividade física moderada a vigorosa (AFMV) e o desempenho acadêmico (DA) e uma associação negativa entre o comportamento sedentário (CS) e o DA em jovens No entanto, verifica-se que as informações que a literatura apresenta ainda são inconsistentes Além da AF e do CS, verifica-se que algumas variáveis como escolaridade dos pais, horas de sono, autoconceito, ambiente familiar e escolar também podem influenciar o DA de jovens Contudo, essa área de pesquisa tem sido pouco investigada no Brasil Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar as associações entre AFMV e CS com o DA em uma amostra de escolares de Londrina-PR A amostra foi selecionada aleatoriamente de acordo com a proporcionalidade do número de escolares matriculados nos sextos anos do Ensino Fundamental II, nas cinco regiões da cidade de Londrina-PR (norte, sul, leste, oeste e centro) Após critérios de exclusão, foi obtido um tamanho amostral final de 37 escolares (146 rapazes [11,9±,7anos] e 161 moças [11,8±,6anos]) O DA foi obtido por meio das notas escolares de cinco disciplinas (português, matemática, ciências, história e geografia) Foram coletadas: (I) variáveis antropométricas (massa corporal, estatura e dobras cutâneas subescapular e tricipital) e posteriormente foi calculado o índice de massa corporal (IMC) e a gordura corporal relativa (GC); (II) Autoconceito (Inventário de Piers Harris II); (III) ambiente familiar (questionário); (IV) escolaridade dos pais (questionário); (V) AFMV, CS e padrão de CS (acelerometria); (VI) Tempo de tela (TT) e CS baseado em atividades acadêmicas (CSDA) (questionário); (VII) horas de sono (questionário) e (VIII) Variáveis do ambiente escolar (questionário) As análises foram estratificadas por sexo O nível de significância adotado foi de P<,5 Após controle para as variáveis: escolaridade dos pais, horas de sono, autoconceito, ambiente familiar e escolar, a AFMV foi inversamente associada ao DA (ß: -,16; P<,5) apenas para o sexo feminino O CS total não foi correlacionado com o DA, no entanto, com relação ao padrão do CS (PCS), bouts maiores foram inversamente associado ao DA tanto para o sexo masculino (ß:-,228, P<,5), quanto para o feminino (ß:-,181, P<,5) Conclui-se que a AFMV foi inversamente associada ao DA para o sexo feminino e que o CS total não foi associado ao DA, porém, o PCS foi associado, sendo que bouts maiores foram inversamente associados ao DA