01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Navegando 01 - Doutorado - Estudos da Linguagem por Assunto "Análise crítica do discurso"
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Item English language teacher s changing identities in a teaching practicum : PIBID and {coteaching|cogenerative dialogue} as opportunities for professional learningEl Kadri, Michele Salles; Gimenez, Telma [Orientador]; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Jordão, Clarissa Menezes; Heberle, Viviane Maria; Roth, Wolf-Michael [Coorientador]Resumo: A educação de professores sob o âmbito das políticas públicas de formação de professores tem sido foco de estudos recentes na área de Linguistica Aplicada no Brasil (MATEUS; EL KADRI; SILVA, 213; JORDÃO et al, 213; CASTELA, 213) por re-conceitualizar o relacionamento universidade-escola Pesquisadores têm indicado que ações colaborativas podem se tornar um modelo institucionalizado para a formação de professores por diminuir o fosso entre teoria e prática Uma dessas iniciativas tem sido o PIBID (Programa Interstitucional de Iniciação a Docência) Esta pesquisa objetiva compreender a transformaão identitária de professores, organizada pela abordagem metodológica do {ensino colaborativo ? diálogo cogerativo} durante a prática de ensino no âmbito do Programa PIBID Esta pesquisa está ancorada na perspectiva de aprendizagem para a formação de professores da teoria socio-historico-cultural (LAVE; WENGER, 1991; LEONTIEV, 1978; JOHNSON, 29; LE CORNU; EDWIN, 28; LEWIS; KETTER, 211; GIMENEZ, 212; 213), no conceito de lingua, poder e representação da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 23; VAN LEUWEEN, 28) e estudo da análise da interação (DANIEL et al, 23; CHEYNE; TARULLI, 1999), em uma visão pós-estruturalista de identidade (SILVA, 24; WOODWARD, 211; BLOCK, 27) e nos estudos de {ensino-colaborativo?dialogo cogerativo} como referencial teórico?metodológico para a formação de professores (ROTH; TOBIN, 21; ROTH; TOBIN, 22; WASSEL; LAVAN, 29; SCATLEBURY; GALLO-FOX, 28) Os dados são provenientes the dois anos de gravações de diálogos cogerativos, apresentações em eventos, papers e relatórios de um grupo de professores do PIBID e são analisados por meio de categorias da Análise Crítica do Discurso De acordo com a análise dos dois estudos de caso, as identidades dos professores novatos são transformadas em seus modos de agir, interagir, representar e ser: professores novatos (a) tendem a agir como participantes legítimos na escola conforme interagem mais ativamente em práticas dialógicas, (b) a representar a si mesmo como agentes capazes de transformar seu próprio contexto e a (c) se verem como protagonista Desse modo, as identidades construídas neste contexto (a) posicionam professores novatos como protagonistas docentes com grande poder de agência, (b) as relações entre os participantes são centrais para as transformações ocorridas e (c) essas relações são caracterizadas por novas maneiras de agir, interagir, representar e ser que são promotoras de novas práticas Portanto, novos modos de ação e interação resultam em dialógicos mais simétricos que levam a modos de representar e ser marcados por agentividade, como por exemplo, a crença na capacidade de transformar seu próprio contexto apesar da inicial negatividade, resistência e formas de ser não-agenticas Assim, a identidade Pibidiana é construída pela comparação e diferenciação com outros professores da escola pública e professores novatosItem Politicas linguisticas e educacionais para surdos no contexto brasileiro na trama do discursoPiconi, Larissa Bassi; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Barros, Dulce Elena Coelho; Lodi, Ana Claudia Balieiro; Silva, Kleber Aparecido da; Reis, SimoneResumo: Este trabalho objetiva analisar o modo como a linguagem e o poder esta~o imbricados no estabelecimento das poli´ticas lingui´sticas para Libras (Li´ngua Brasileira de Sinais) no Brasil e nos seus reflexos nas poli´ticas educacionais para surdos Reconhec¸o que o aparato legal, tais como a Lei no 1436/22, que reconhece a Libras como “meio legal de comunicac¸a~o e expressa~o no Brasil” e o Decreto no 5626/5, que regulamenta essa lei, cumpre importante func¸a~o em sustentar relac¸o~es estruturais entre diferentes escalas, entre o global e o local, nesse caso, entre o Estado e outras insta^ncia da vida social (FAIRCLOUGH, 23) Admito, ainda, que deciso~es poli´ticas tais como o reconhecimento da Libras como uma li´ngua oficial e seus propo´sitos mobilizam relac¸o~es de poder entre diferentes grupos, entre eles usua´rios da Libras e usua´rios da li´ngua majorita´ria no Brasil, a Li´ngua Portuguesa, e interesses sociopoli´ticos e econo^micos diversos Nesse contexto, objetivo analisar, a partir de referenciais teo´rico-metodolo´gicos da Ana´lise Cri´tica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 23; VAN LEEUWEN, 28), quais ac¸o~es, representac¸o~es e identificac¸o~es subjazem a discursos produzidos por instituic¸o~es sociais distintas sobre os surdos, a Libras e a educac¸a~o de surdos e os movimentos de resiste^ncia, reproduc¸a~o e transformac¸a~o desses modos de agir, representar e identificar que emergem da recontextualizac¸a~o desses discursos em diferentes textos e diferentes ni´veis institucionais Para tanto, ale´m da ana´lise de documentos oficiais, recorro a textos produzidos no contexto da Federac¸a~o Nacional de Integrac¸a~o e Educac¸a~o de Surdos (Feneis), o´rga~o representativo das comunidades surdas no Brasil, a fim de identificar como uma se´rie de eventos conjunturalmente relacionados operam para a manutenc¸a~o e transformac¸a~o das pra´ticas relacionadas ao reconhecimento da Libras como li´ngua no Brasil e o reconhecimento dos surdos usua´rios de Libras nesses contextosItem Reflexões sobre uma comunidade de prática constituída a partir das interações de formadoras de professores de inglês em um grupo de estudosCalvo, Luciana Cabrini Simões; Gimenez, Telma [Orientador]; Mateus, Elaine; Fogaça, Francisco Carlos; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Resende, Viviane de MeloResumo: O presente trabalho tem como foco de investigação as interações de formadoras de professores de inglês (entre as quais me incluo) em um grupo de estudos (GE), caracterizado como uma comunidade de prática (CP) O seu objetivo principal é analisar e compreender a nossa participação, como formadoras de professores, no GE, no que tange ao processo de negociação do empreendimento conjunto, aos sentidos de participação e às representações de aprendizagem O corpus da pesquisa constitui-se de transcrições de audiogravações dos dezesseis encontros do grupo durante o ano de 21 O estudo está fundamentado nos referenciais de Comunidades de Prática (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; WENGER et al, 22) e de Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 23, 211) Os resultados da análise do processo de negociação do empreendimento conjunto apontam que: 1) diferentes participantes tiveram a oportunidade de propor ações ou tópicos de discussão no GE (alguns referentes a dúvidas ou inquietações assumidas no plano individual ou coletivo); 2) as atividades ou os pontos de discussões escolhidos foram aqueles repetidos, rearticulados, reforçados ou avaliados e sinalizados positivamente por nós, formadoras; 3) o uso de modalização deôntica média ou baixa para a realização de propostas de atividades/ações evidenciou um caráter de possibilidade/hipótese/sugestão e não uma imposição ou obrigatoriedade, apesar de sinalizarmos de variadas formas as nossas inquietações ou ideias; 4) a liderança em algumas atividades ou na própria indicação de leituras ao grupo revelou diferentes posições assumidas por nós em outras práticas sociais; 5) as ações realizadas refletiam mais diretamente (ou não) as práticas da comunidade acadêmica na qual o GE se insere e este também procurou maneiras de se articular com aquela comunidade Quanto aos resultados concernentes aos sentidos de participação ou de realização de atividades conjuntas, os mais destacados foram o de compartilhamento; o do contato mais próximo com os pares, conhecendo-se mais uns aos outros; o do reconhecimento de conflitos e divergências em comunidades; o da possibilidade, não-impositiva e não-autoritária, de (re)negociar conjunta e constantemente o ‘currículo de aprendizagem’; e o de realização de ações que reforcem nossas identidades como membros de uma comunidade mais ampla (a de professores universitários e a de formadores de professores) No que tange às representações de aprendizagem, elas foram destacadas por meio de: 1) acesso a e entendimento de noções e conceito circulados em outros âmbitos; 2) vinculação das discussões realizadas com as nossas outras experiências; 3) conscientização de modos de ação; 4) movimentação ou trânsito do papel de aprendizes para o de autoras de trabalhos no GE; 5) manifestações de questões identitárias como formadoras de professores; 6) ‘ voltar o olhar para si’ Conclusivamente, frente aos resultados alcançados, o estudo defende a formação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de inglês em espaços configurados como o de comunidades de prática