01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 01 - Doutorado - Estudos da Linguagem por Assunto "Action figures"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Atorialidade nas representações do agir de tutores na educação a distância : um estudo de casoSilva, Kleber Ferreira da; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Santos, Annie Rose dos; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Zirondi, Maria IlzaResumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo de natureza qualitativo-interpretativista que propõe investigar as representações do agir de tutores na Educação a Distância (EaD) em uma instituição pública de ensino no Mato Grosso do Sul Nessa perspectiva, a pesquisa dispõe-se a depreender metodologicamente os seguintes movimentos: a) a partir de representações do agir, apreender o contexto de ação do tutor a distância, buscando evidências sobre a emergência/existência de um gênero da atividade; b) buscar indícios da imagem que o tutor tem sobre o trabalho em EaD e o papel do tutor na EaD; c) identificar figuras de ação e índices de representação do gênero da atividade e de atorialidade no agir A pesquisa fundamenta-se no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) Bronckart (28, 29a) e no seu modelo teórico-metodológico de análise de textos Bronckart e Machado (24), Machado e Bronckart (25, 29), Bulea (21), Bulea e Bronckart (217), dentre outros aportes Clot (21a), Faïta (24), Amigues (24), Saujat (24) O resultado da pesquisa, especificamente, decorrente de análises em nível semântico demonstra, dentre outros aspectos, evidência de um gênero da atividade, consciência sobre um agir coletivo, figuras de ação e atorialidadeItem Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxicaPereira, Luciene Paula Machado; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Gonçalves, Adair Vieira; Carnin, Anderson; Zirondi, Maria Ilza; Saito, Cláudia Lopes NascimentoResumo: O objetivo desta pesquisa é o de analisar a potencialidade de dispositivos didáticos embasados em uma concepção de metodologia ativa – estudo dirigido, análise de cenas de aula, microaula – como sendo possibilitadores do desenvolvimento profissional do professor em formação inicial (PFI) A experiência formativa, que acompanhou o percurso de dois PFIs nas disciplinas de Práticas de Ensino e de Estágio Obrigatório, ambos de Língua Portuguesa, promoveu a articulação do conhecimento teórico e prático no agir manifestado em resposta às atividades de estudo dirigido, análise de cenas de aula, na implementação das aulas (microaula e regência), nas entrevistas de Instrução ao Sósia e nas sessões de autoconfrontação A análise considerou três objetivos específicos que compreendem: analisar o gesto didático de ativação da memória e a ficcionalização como estratégias formativas propiciadoras de desenvolvimento; compreender a pertinência do estudo das macropreocupações da multiagenda do trabalho docente e da tipologia dos gestos didáticos como embasamento teórico e prático possibilitador do desenvolvimento da atorialidade do PFI; e buscar índices de desenvolvimento de saberes e capacidades docentes dos PFIs no percurso formativo vivenciado A pesquisa se orientou pelos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando como categorias de análise o conteúdo temático, saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; QUEVEDO-CAMARGO, 211; STUTZ, 212; TARDIF, 22; ZIRONDI, 213), a atorialidade (BRONCKART, 26; 28; ALMEIDA, 217) e as figuras de ação (ALMEIDA, 215; BULEA, 21) Relacionamos esse aporte à concepção de metodologia ativa (BERBEL, 211; VASCONCELLOS, 1999) e ao conceito de práxis (FREIRE, 214 [1974]; KONDER, 1992; VÁZQUEZ, 211 [1967]) Para a análise dos dispositivos que permitiram acessar a ação docente dos PFIs – adaptação do procedimento de IaS e as (micro)aulas – utilizamos a ferramenta da sinopse (SCHNEUWLY; DOLZ; RONVEAUX, 26), que viabilizou uma análise contrastiva de modo a identificar a mobilização dos saberes docentes e a sua evolução Já os instrumentos reflexivos – as sessões de AC –, bem como as Entrevistas de Pesquisa, foram analisados a partir do estabelecimento de seu cenário pelo procedimento de identificação dos SOT e STT e de sua respectiva etiquetagem/categorização (BULEA, 21; BRONCKART; BRONCKART, 217) Verificamos a predominância da figura de ação avaliação (ALMEIDA, 215) no discurso reflexivo dos PFIs participantes, o que nos indica uma forte atorialidade se manifestando, ou seja, há uma identidade profissional sendo construída Igualmente, a demonstração de indícios da apropriação da teoria ao analisar/refletir sobre o próprio agir também nos leva a compreender que o estudo das macropreocupações e dos gestos didáticos (NASCIMENTO, 215) é capaz de colaborar com a formação docente Os resultados das análises dos dados indicam que o gesto didático de ativação da memória e a estratégia da ficcionalização mostraram-se eficazes para a vivência de uma formação mais práxica, vinculada à necessidade de construção de experiências significativas Nas experiências prévias dos sujeitos com a docência e sua (res)significação por meio de uma atividade que propicie o agir para solucionar um problema, encontramos indícios de desenvolvimento de uma profissionalidade docente