02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Assunto "Algebras, Linear"
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Item Aplicações da álgebra linear através do método Gauss-Jordan no contexto do ensino médio utilizando o software MaximaSirino, Carlos Eduardo; Sodré, Ulysses [Orientador]; Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Sistemas de Equações Lineares e o método de Gauss-Jordan aos professores de Matemática do Ensino Médio, utilizando o Software MAXIMA Com aplicações práticas no cotidiano, possibilita que os alunos do Ensino Médio possam resolver atividades com mais motivação O trabalho é desenvolvido com alguns exemplos resolvidos passo a passo algebrica e computacionalmente, com a intenção de que um professor e ou estudante do ensino médio possa visualizar e entender todas as resoluções apresentadas No entanto, a ênfase é a resolução computacional do método de Gauss-Jordan, de modo que os professores e alunos possam conhecer e usar, quando necessário, o software MAXIMA, de divulgação gratuita e aplicável a todo conteúdo de sistemas de equações linearesItem Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médioSilva, Rogério Mendes da; Sodré, Ulysses [Orientador]; Teixeira, Bruno Rodrigo; Baldini, Loreni Aparecida Ferreira; Oliveira, Andrielber da Silva [Coorientador]Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta com base na teoria de registros de representações semióticas, que possibilita explorar e compreender melhor aspectos importantes da álgebra, a partir da utilização do software Maxima A questão principal da investigação é: O software educacional Maxima é adequado para trabalhar a álgebra do Ensino Médio abordadas a luz de atividades envolvendo registros de representações semióticas? Esta questão é relevante, uma vez que diversas avaliações realizadas por órgãos nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB [7] e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA [19] apontam que existe no Brasil uma considerável defasagem no ensino e aprendizagem de matemática Para tanto, foram utilizados a pesquisa bibliográ?ca e documental de cunho qualitativo, a ?m de mapear as principais di?culdades apresentadas e a partir destas, construir uma sequência de atividades com base na teoria de registros de representações semióticas a ser desenvolvida no software Maxima O ponto de partida são as concepções de: Lins e Gimenes (1997) [8], Ponte (29) [12], Duval (212) [5], Brandt (21) [2], Santos (29) [2], Kenski (27) [6] entre outros E ainda documentos o?ciais como: Parâmetros Curriculares Nacionais[3] [4] e Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná [1] Dessa forma espera-se contribuir para o ensino da álgebra e da matemática nas escolas de Ensino Médio da rede pública e privada de forma a promover uma educação de qualidade