02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Assunto "Abstract art"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemáticaCodato-Segura, Claudia Santos; Natti, Paulo Laerte [Orientador]; Ferruzzi, Elaine Cristina; Sardinha, Luciana GastaldiResumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizada