02 - Mestrado - Comunicação
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Navegando 02 - Mestrado - Comunicação por Assunto "Alteridade"
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Item Para além da moral, a diferença : o cinema como realidade potencial para o devir-outroScienza, Roberto Corrêa; Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]; Oliveira, Ana Paula Silva; Yamamoto, Eduardo Yuji; Manning, Erin [Coorientador]Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a criação de uma estratégia de pensamento para o devir-outro no cinema com a finalidade de entender como as relações conflitantes de alteridade são constituídas e de que maneira o outro é transformado em um monstro moral O processo que visa atingir o objetivo pretendido divide-se em três capítulos No capítulo 1 - 'Para Além da Moral, a Diferença!', pretende-se desconstruir a oposição entre diferença e moral com o intuito de evidenciar sua constituição e suas implicações Argumenta-se que a referida oposição é forjada no plano cultural e que engendra relações conflitantes de alteridade, pois essa se apresenta como uma hierarquia violenta, na qual a moral tende a ocupar o papel dominante No capítulo 2 - 'O Cinema como Realidade Potencial para o Devir-outro', destaca-se o cinema como um plano interessante para a discussão proposta, pois este estabelece a si mesmo como um plano de imanência/composição, uma fabulação, uma realidade potencial para a emergência do devir-outro Para melhor explicitar a ideia proposta por este capítulo, desenvolve-se uma análise do filme Lilja 4-ever (22) No capítulo 3 - 'Manual Para se Fabricar um Monstro Moral: Uma Desconstrução da Imagem do Outro no Cinema Contemporâneo', aplica-se a desconstrução desenvolvida no capítulo 1 nas análises dos filmes Tomboy (211) e Distrito 9 (29) Desvela-se que o outro é transformado em um monstro moral, pois, a partir do momento que este expressa forças diferenciais, é visto como uma transgressão para os valores morais da sociedade na qual está inserido As forças morais, por sua vez, institucionalizam polarizações e reforçam estigmas e estereótipos que tornam o outro assimétrico Finalmente, projetam sombras, demonizando sua imagem e operando sua eliminaçãoItem Primeiro como farsa, depois como tragédia : a construção da imagem do MBL em contraposição à alteridadeMoura, Júlia Frank de; Bastos, Manoel Dourado [Orientador]; Barbosa, Jefferson Rodrigues; Buzalaf, Márcia NemeResumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a ascensão de um grupo neoliberal no Brasil a partir de 214, o MBL, que se autodefine baseando-se na alteridade com a oposição, ou seja, define-se por meio do Outro A pesquisa é feita com base na análise de 18 vídeos do movimento, publicados em seu canal do YouTube, no período de novembro de 214 a agosto de 216 (golpe) São analisados trechos destes vídeos nos quais a relação com o Outro, que toma a forma da esquerda brasileira e principalmente do PT, fica presente Como base teórica, são utilizados autores que discutem questões como neoliberalismo, redes sociais e política atual, são eles: Naomi Klein, Noam Chomsky, Dardot e Laval, Wolfgang Streeck e Philip Oxhorn, além de autores que analisam todo esse processo histórico que leva à contemporaneidade e a questão do Outro na contemporaneidade – sejam eles da escola de Frankfurt, como Herbert Marcuse, que serve de linha condutora para o trabalho, ou mais contemporâneos, como Edward Said e Achille Mbembe São abordadas, portanto, questões como as relações dentro do neoliberalismo, o nacionalismo, a doutrina do choque e a crise do capitalismo O trabalho é dividido em 3 capítulos: o primeiro trata de questões relacionadas ao neoliberalismo; o segundo, da metodologia de análise e dos 18 vídeos escolhidos; por fim, o último capítulo é o elo entre a definição de Outro e a abordagem deste pelo MBL Aprofundando o estudo sobre o objeto e todas estas questões propostas, chega-se à conclusão de como a definição do MBL se dá por meio da diferença em relação ao Outro, o antipetismo, o antilulismo e as falas nacionalistas