02 - Mestrado - Comunicação
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Navegando 02 - Mestrado - Comunicação por Assunto "Alemanha"
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Item Relações entre moda e história : uma análise da revista Marie Claire durante o período de ocupação alemã na FrançaBraga, Marina Mendes; Gawryszewski, Alberto [Orientador]; Ribeiro, Edméia Aparecida; Fornasier, Cleuza Bittencourt RibasResumo: O vestuário sempre esteve presente em todos os povos desde os primórdios, para aquecer, proteger ou cobrir o corpo Milênios depois, os artesãos descobriram a tecelagem, entrelaçavam fios e, com isso, conseguiram produzir tecidos que, após cortados e costurados, protegiam do frio e até demonstravam poder Com esses fenômenos, a moda tornou-se também objeto de estudo de filósofos, antropólogos e sociólogos, e mais recentemente de historiadores, que julgaram importante analisar a moda como algo que comunica reflexos culturais e históricos de determinada época Assim, o tema deste estudo é entender e estabelecer as relações entre moda e contexto histórico, e tem como recorte os anos que compreendem a ocupação alemã na França, entre 194 e 1944 O estudo desse período de extremos tenta compreender, a partir das imagens e publicidades publicadas na revista Marie Claire francesa, como uma sociedade reage em sua forma de ser e de se vestir e como as mulheres, no anseio de se manterem bem vestidas funcional e esteticamente, se comportam perante uma situação inusitada Como estratégia para a análise das imagens, foram utilizados os métodos apresentados por Roland Barthes em Sistema da Moda (1967), que se concentra na análise de revistas de moda Também serão usados conceitos do mesmo autor apresentados em Imagem e Moda (25) e Mitologias (1957), este último será utilizado especificamente na análise das publicidades