01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Assunto "Alfabetização visual"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Alfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médioRosa-Silva, Patrícia de Oliveira; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Bellini, Luzia Marta; Contani, Miguel Luiz; Bassani, Paulo; Salvi, Rosana FigueiredoResumo: Esta tese apresenta os resultados de um estudo em que se buscou encontrar o modo de generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos sólidos domésticos A fundamentação teórico-metodológica é inspirada no conceito de interpretante da teoria semiótica de Charles S Peirce, em cuja base se encontra a noção de símbolo e legissigno Os guias de análise foram definidos com a inserção de raciocínio diagramático, processo que igualmente orientou a própria coleta de dados Produziu-se uma investigação em que o estudante se manifestava por meio da linguagem verbal e pictórica compondo uma expressão híbrida, ou seja, ao mesmo tempo em que passavam por uma experiência de aprendizagem como parte de um conteúdo de Educação Ambiental, conheciam e desenvolviam maneiras combinadas (não exclusivamente verbais) de expor as novas percepções que iam adquirindo Integrado à Educação Científica, esse fator operou no sentido de tornar possíveis as inferências da pesquisa, além de revelar as condições em que se estabelece a alfabetização visual