01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Assunto "Administração de empresas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógicaLuccas, Simone; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Cury, Helena Noronha; Curi, Edda; Pacagnan, Mário NeiResumo: Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dado