01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Navegando 01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Assunto "Actor-Network Theory"
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Item Ensino de Teoria Atômica: constituição de redes e traduções em artigos da Revista Química Nova na Escola.(2023-07-31) Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar; Arruda, Sergio de Mello; Corrêa, Hugo Emmanuel; Lima, João Paulo Camargo de; Costa, Thiago Queiroz; Passos, Marinez MeneghelloEssa pesquisa se inicia apresentando o tema de Teoria Quântica em um relato de sua emergência numa demonstração de parte da rede de sua constituição, que após, segue para um tema mais específico dentro do assunto de Quântica, no caso, Teoria Atômica. O tema foi escolhido com intuito de pensar a rede de artigos e seus citados, formada com objetivo de olhar para ela em um recorte do Ensino de Teoria Atômica. Para isso foi escolhido uma revista que contemplasse o assunto “Química” e se relacionasse com o “Ensino”, e a revista encontrada e selecionada foi a Química Nova na Escola (QNEsc) que possui esse viés. Com isso a intenção foi, além de identificar a rede de composição em Teorias Atômicas nos artigos da revista escolhida, também identificar traduções nesses artigos. Iniciou-se com um total de 30 artigos com o tema Teoria Atômica e, após uma análise prévia e aplicação de filtragens estabelecidas chegou-se em 6 artigos para análise das traduções. Os seis artigos possuíam em comum, além do assunto, tratar de uma proposta de ensino aplicada com resultados. Para análise, a proposta teórico metodológica, pautou-se na revisão sistemática de Okoli, além da Teoria Ator-Rede (ANT) presente na pesquisa com fim de seguir os actantes e verificar a rede e os artigos sem um juízo prévio, mas seguindo os caminhos traçados pelos autores, rastreando as redes. Como resultado, vê-se um recorte de rede estabelecida e ilustrada com artigos e seus citados, ilustrada pelo emprego dos dados no software Gephi, contemplando a importância da rede nas Teorias e Práticas Científicas, uma vez que o apagamento desta indica as proposições científicas como autônomas esvaziadas das associações de sua emergência, ficando a mercê de compreensões possíveis, quando na verdade existe toda uma sustentação anterior a esta, de fundamental importância para compreensão de determinado tema. Para as traduções, preestabeleceram-se três vertentes a serem olhadas, sendo elas conceitos, metodologia de ensino e teoria de aprendizagem. Em conceito tratou de tornar o saber sábio em saber ensinado, em metodologia, diversas foram as abordagens com a finalidade de reduzir a abstração do assunto e tentar torná-lo mais compreensível por meio de uso de recursos variados e, a teoria da aprendizagem que tratou de se desviar do tradicional escolhendo caminhos dos quais os alunos são precursores no aprendizado, com papel ativo. Observam-se percursos pedagógicos que vislumbram aplicações e práticas no ensino de Ciências mais ativas com atores não apenas centrado no professor movimentando o processo de ensino e aprendizagem.Item Uma abordagem ator-rede acerca da implementação de um experimento no ensino de física(2023-03-10) Costa, Thiago Queiroz; Arruda, Sergio de Mello; Côrrea, Hugo Emmanuel da Rosa; Fejolo, Thomas Barbosa; Lima, João Paulo Camargo; Passos, Marinez MeneghelloA presente investigação se insere na problematização de um experimento no ensino de Física. Para isso, assume a Teoria Ator-Rede (ANT), de Bruno Latour, como uma via teórico-metodológica alinhada à pesquisa em Educação em Ciências, sobretudo por compreender os objetos como atores completos. Assim, buscou compreender como os atores humanos e não humanos se associaram no processo de construção e uso de um experimento didático de Física e quais são os efeitos dessa associação no ensino em dois contextos particulares: o Ensino Médio e um curso de Licenciatura em Física. Para cumprir tal objetivo, o pesquisador se propôs a investigar a sua própria prática docente. Assim, ao participar da agência da ANT, como um híbrido entre teoria, método e objeto de pesquisa, permitiu-se inserir nas redes e descrever as associações a partir dos ambientes em que as atividades se efetivaram. Dessa forma, os dados coletados se referem, principalmente, às transcrições das conversas entre o pesquisador e outros actantes, complementadas por documentos pessoais do investigador, o que permitiu melhor caracterizar as situações a partir da perspectiva de um agente que participou delas. Aliado a isso, a apresentação dos dados ocorreu de forma descritiva dentro de uma estrutura narrativa, buscando-se descrever, cronologicamente, a construção das redes e as negociações realizadas a partir da perspectiva dos próprios atores, evidenciando as linguagens e os conceitos por eles utilizados. Mediante essa trilha investigativa, o repertório da mediação técnica revelou o caráter simétrico dos processos educativos analisados, pois uma variedade de entidades sociais e naturais entraram em cena, mesclando-se constantemente, resultando na formação de um híbrido, denominado de “professor-experimento”. Ao acompanhar a atuação desse actante, por meio da análise de suas performances, foi possível evidenciar que elas buscavam corporificar e apresentar evidências coletivas a respeito do fenômeno conhecido como efeito fotovoltaico. Ademais, no contexto da licenciatura em Física, as performances buscavam estimular, majoritariamente, o emprego de experimentos com materiais alternativos e/ou de baixo custo na Educação Básica. Assim, direcionar um olhar analítico para práticas experimentais nos contextos do ensino de Física a partir da abordagem da Teoria Ator-Rede forneceu pistas sobre como vislumbrar uma educação menos antropocêntrica, viabilizando uma compreensão mais profunda da relação humano/não humano enquanto aspecto central desses processos educativos