01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Assunto "Active learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realísticaFerreira, Pamela Emanueli Alves; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Cury, Helena Noronha; Soares, Maria Tereza Carneiro; Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação