01 - Doutorado - Educação Física
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Navegando 01 - Doutorado - Educação Física por Assunto "Adolescentes"
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Item Comportamento sedentário e correlatos associados de escolares de uma comunidade do Pantanal sul-mato-grossenseRibeiro, Edineia Aparecida Gomes; Oliveira, Arli Ramos de [Orientador]; Romanzini, Marcelo; Ronque, Enio Ricardo Vaz; Guedes, Dartagnan Pinto; Silva, Kelly Samara daResumo: O objetivo da pesquisa foi verificar os correlatos do comportamento sedentário de escolares de uma comunidade do Pantanal sul-mato-grossense Trata-se de um estudo transversal, realizado com adolescentes de 11 a 18 anos de idade, matriculados na rede pública de ensino da cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul Participaram do estudo 1,692 adolescentes (861 moças) que responderam um questionário sobre atividades do comportamento sedentário pelo instrumento Helena, incluindo os fatores ambientais, intrapessoais e interpessoais relacionados ao tempo de tela (televisão, computador e jogos eletrônicos), a prática de atividade física dos adolescentes pelo PAQ-A, e questões sociodemográficas Foi utilizado o ponto de corte de =2 horas/dia para o tempo de tela A prevalência do comportamento sedentário em diferentes contextos e os correlatos em adolescentes foram analisados pela regressão logística binária Houve diferença significativa (P<,1) no uso dos jogos eletrônicos durante a semana e nos finais de semana entre os sexos (moças=27,8% e rapazes= 53,1%; moças= 44,5% e rapazes= 73,5%, respectivamente) O estudo também verificou a associação entre fatores ambientais (uso de tela pelos pais), fatores sociais (contexto familiar, apoio social e controle dos pais) e tempo de tela dos adolescentes, com ênfase em possíveis fatores mediadores intrapessoais (expectativa e autoeficácia), por meio do modelo de equação estrutural Adotaram-se os coeficientes de ajuste e seus valores aceitáveis, sendo eles CMIN/DF<4, RMR<,8, RMSEA<,6 e GFI>,9 As análises foram realizadas no programa estatístico SPSS 23 e AMOS 23, adotando P<,5 Observou-se que a disponibilidade de aparelhos eletrônicos no ambiente doméstico teve efeito direto positivo no tempo total de tela entre as moças (P<,5) O uso de tela pelos pais teve associação significativa com o tempo de tela dos adolescentes (P<,5) A expectativa exerceu efeito direto no tempo de tela entre as moças e os rapazes (ß=2,841 e 4,21, respectivamente, P<,1) O apoio social manifestou efeito direto positivo entre os rapazes no tempo de tela (ß=1,119, P<,1) e o controle dos pais identificou efeito direto inverso ao tempo de tela em moças e rapazes (ß= -,495 e -,63, respectivamente, P<,5) A expectativa foi mediada pelo apoio social entre os adolescentes (P<,1) e a autoeficácia foi mediada exclusivamente pelo contexto familiar em relação ao tempo de tela (ß= ,491 moças e ,282, rapazes, P<,1) O controle dos pais teve parte do efeito no tempo de tela e a expectativa exerceu maior efeito sobre o desfecho observado, em ambos os sexos (P<,5) Conclui-se que a prevalência do comportamento sedentário em diferentes contextos foi elevada entre os adolescentes do Pantanal Os ajustes dos modelos teóricos elaborados foram considerados aceitáveis e explicaram que a expectativa e a autoeficácia mediaram parcialmente à relação entre o fator ambiental doméstico e o tempo de tela em adolescentes A disponibilidade de aparelhos eletrônicos apresentou efeito direto positivo para o tempo de tela entre as moças O controle dos pais teve associação inversa ao tempo de tela dos adolescentes e o apoio social mostrou associação inversa ao tempo de tela entre os rapazes Resumindo, a expectativa exerceu forte influência no tempo de tela dos adolescentesItem Efeitos da fotobiomodulação no desempenho de atletas de futebol em jogos de campo reduzido(2022-10-19) Souza, Edirley Guimarães de; Ramos, Solange de Paula; Dourado, Antônio Carlos; Gonçalves, Helcio Rossi; Buzzachera, Cosme Franklin; Gomes, Paulo Sergio Chagas; Milanez, Vinícius FlávioO treinamento de atletas de futebol com jogos de campo reduzido (JCR) promove adaptações aeróbias e anaeróbias, na capacidade de realizar sprints, bem como a habilidade em realizar mudanças de direção. Além disso, também permite o aprimoramento das habilidades técnicas, táticas e de tomada de decisão. Dependendo do número de jogadores, regras e dimensões do campo, as sessões de JCR podem impor grande carga externa e interna aos jogadores. O uso de métodos ergogênicos associados ao JCR podem promover aumento do desempenho na sessão, reduzindo a fadiga. A fotobiomodulação é uma modalidade de tratamento com aplicação de luz de baixa potência, com comprimento de onda do vermelho ao infravermelho longo, para indução de fenômenos biológicos nos tecidos vivos. Estudos demonstram que a FBM tem efeito ergogênico em algumas modalidades de exercício aeróbios e anaeróbios. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da FBM sobre a carga externa e interna de trabalho, e no desempenho em acelerações e desacelerações e redução da fadiga em uma sessão de treino com JCR. Esta tese foi dividida em dois estudos. O estudo 1 analisou o efeito da FBM sobre o impulso de treinamento baseado em zonas de FC (TRIMPEdwards) e na distância total e percorrida em cinco zonas de velocidade. O estudo 2 determinou o efeito da FBM em séries consecutivas de JCR nas variáveis de número, tempo e distância total percorrida em acelerações e desacelerações. Ambos os estudos contaram com a participação de dezesseis jogadores de futebol juvenil sub-17, do sexo masculino, que foram submetidos a duas sessões de treinamento utilizando protocolo de JCR (4 x 4; 8 x 4 min; 20 x 30 m; Stop Ball), com a aplicação de FBM (630 nm, 4,5 J/cm2, 6 J em 17 pontos de cada membro inferior) ou placebo (CON). No estudo 1, não foram encontrados efeitos significativos da FBM na TRIMPEdwards (F(1,30) = 0,01532; p = 0,90; ?2 = 0,03), distância total por JCR (F (1,15) = 0,35; p = 0,56; ?2 = 0,24) e distância por zonas de velocidade: zona 1 (F(1, 30) = 0,018; p = 0,89; ?2 =0,02), zona 2 (F (1, 30) = 0,3708; p = 0,54; ?2 = 0,47), zona 3 (F(1, 30) = 0,4537; p = 0,50; ?2 = 0,51) e zona 4 (F(1, 29) = 3,874; p = 0,99; ?2 = 3,40). Apenas houve efeito do tempo na distância por jogo (F (7, 105) = 0,3522; p = 0,56; ?2 = 10,28), na carga interna (F (3.861, 115.8) = 3,781; p = 0,006; ?2 = 3,54), e na distância nas zonas 2 (F (4.681, 140.4) = 5,468; p = 0,002; ?2 = 9,32) e zona 3 (F (4.368, 131,0) = 3,234; p = 0,01; ?2 = 6,23). Desta forma, concluímos que a aplicação da FBM na dosimetria utilizada, não foi capaz de promover efeito ergogênico sobre a carga interna e externa em séries de JCR. No estudo 2, as variáveis acelerações e desacelerações não apresentaram interação entre as séries de JCR e o tratamento. As variáveis de JCR apresentaram apenas diferença intragrupo para número total de acelerações (F (7, 105) = 6,808; p<0,0001; ?2= 11,68), aceleração de alta intensidade (F (7, 105) = 2,58; p = 0,01; ?2 = 5,03), desacelerações totais (F (7, 105) = 0,97; p= 0,006; ?2= 5,69) e de muito alta intensidade (F (7,105) = 2,14; p= 0,04; ?2= 4,07). Na sessão FBM, houve redução do número de acelerações entre o JCR 1 e o 2 (p=0,01), 4 (p=0,02), 5 (p=0,0003), 6 (p=0,002), 7 (p=0,01) e 8 (p=0,002). A sessão CON apresentou redução no JCR 5 (p=0,04), 6 (p=0,008) e 8 (p=0,003). Para acelerações de alta intensidade foram encontradas diferenças apenas no grupo CON no JCR 6 (p=0,01) e 8 (p=0,01) em relação a primeira série. A sessão CON também apresentou redução do número de desacelerações de alta intensidade no JCR 5 (p=0,006). Nas demais variáveis, incluindo tempo e distância total percorrida em diferentes zonas de aceleração, não foi observada efeitos das séries, FBM e interação entre ambas as variáveis. Concluímos que a FBM não apresentou efeitos sobre o desempenho em ações de alta intensidade e redução de fadiga nas sessões de treinamento JCR. Os resultados dos estudos da tese sugerem que o comprimento de onda e dosimetria empregadas neste estudo não conferem vantagens sobre o desempenho físico e carga interna e externa em sessões de treinamento com JCR em atletas juvenis de futebol.Item Efeitos de um programa de promoção de atividade física na prática de atividade física, indicadores de aptidão física e cardiometabólicos em adolescentes(2022-04-18) Santos, Géssika Castilho dos; Stabelini Neto, Antonio; Queiroga, Marcos Roberto; Greguol, Márcia; Fernandes, Rômulo Araújo; Campos, Wagner deObjetivo geral: Analisar os efeitos do programa multicomponente de atividade física na promoção da atividade física, aptidão física e indicadores cardiometabólicos em adolescentes. Objetivos específicos foram: 1) verificar o efeito do programa ActTeens sobre a prática de atividade física, aptidão muscular e cardiorrespiratória, e indicadores de saúde cardiometabólica em adolescentes, 2) avaliar a implementação de um programa de intervenção multicomponente de promoção da AF em adolescentes brasileiros. Métodos: A presente tese adotou o modelo escandinavo. Foi desenvolvido e implementado uma intervenção de AF multicomponente, o qual teve uma duração de 12 semanas e incluiu três componentes principais: (1) sessões estruturadas de atividade física nas aulas de Educação Física; (2) auto-monitoramento associado com estabelecimento de metas diárias de passas; (3) orientação sobre um estilo de vida saudável (mHealth) (artigos 1 e 2). Duas escolas com cinquenta e cinco adolescentes (37,5% do sexo feminino; média de idade de 13,84±0,62 anos) foram incluídos no estudo e divididos em grupo intervenção (GI) ou grupo controle (GC). As variáveis analisadas foram: atividade física, aptidão muscular e cardiorrespiratória, indicadores de saúde cardiometabólica (glicose em jejum, pressão arterial e circunferência de cintura) e construtos teóricos (motivação autônoma, auto-eficácia e suporte social dos pais). Para análise de dados foram utilizadas as equações de estimativas generalizadas (EEG) e ANCOVA para analisar o efeito da intervenção intra e intergrupos. A avalição do processo foi realizada por uma equipe de avaliação independente utilizando checklist, por meio de observações e questionário para os alunos. Resultados: Foi observado que os adolescentes do grupo intervenção apresentaram aumentos significativos no tempo de prática de AF de intensidade moderada (média da diferença: 11,2 minutos/dia; IC 95%: 2,9; 21,0) e moderada à vigorosa (média da diferença: 18,9 minutos/dia, IC 95%: 5,9; 32,1) em comparação ao grupo controle. O grupo intervenção apresentou aumento significativo na resistência muscular de membros inferiores, na aptidão cardiorrespiratória e redução da pressão arterial sistólica e diastólica após 12 semanas de intervenção. Em relação ao estudo de avaliação do processo, a intervenção ActTeens teve um o alcance de 73,3%, com alta taxa de retenção dos participantes (96,3%), a satisfação reportada pelos adolescentes do GI com os componentes da intervenção, sessão estruturada e auto-monitoramento foram classificadas como alta (escore 5 e 4), já para a estratégia mHealth, 48,2% dos adolescentes do GI e 25% do grupo controle relataram que as mensagens recebidas os auxiliaram na adoção de um comportamento saudável. Conclusão: o presente estudo demonstrou que a intervenção multicomponente apresentou resultados positivos para a atividade física, bem como para os indicadores de aptidão física e pressão arterial. Em relação a avaliação do processo, de maneira geral, a intervenção teve boa aceitabilidade e alta satisfação com as estratégias adotadas no ambiente escolar e do auto-monitoramento mais estabelecimento individual de metas. No entanto, o mesmo não se comprovou para a estratégia de aconselhamento para um estilo de vida saudável (mHealth) quando utilizada de maneira isolada.