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Navegando CCE - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento"
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Item Aprendizagem da conservação da energia mecânica à luz da leitura conotativa de um signo artísticoCorrêa, Cristiane Aparecida; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Goya, Alcides; Ota, Maria Inês NobreResumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar os níveis de leitura semiológica denotativa e conotativa realizados pelos estudantes durante uma aula de Física Para tal, estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio foram instigados, em um momento instrucional a estabelecer relações inventivas de modo a associar elementos de uma obra artística com o conteúdo de Conservação da Energia Mecânica A metodologia instrucional tomou por base a alternância discursiva dialógica e de autoridade Valemo-nos da função estética do signo artístico para atrair o estudante e fazer com que o mesmo refletisse, imaginasse e expusesse suas ideias e interpretações O trabalho parte do pressuposto que o signo artístico é uma modo representacional profícuo para provocar e sustentar interações discursivas com reflexos para o entendimento conceitual Dois pontos encaminharam a pesquisa: o primeiro refere-se à aplicação da prática conotativa de um signo artístico, via alternância entre discurso dialógico e de autoridade, a qual nos rendeu os dados para a pesquisa e propiciou maiores oportunidades de aprendizagem, visto que, em razão da função estética presente na obra artística, diferentes interpretações foram feitas pelos estudantes na tentativa de relacioná-las com o conhecimento científico; o segundo, do lado do professor e fundamental para condução da aprendizagem de conceitos científicos, consistiu na identificação do nível de leitura realizada pelos estudantes durante aplicação da aula com signo artístico, pois este funcionou como um indicativo da aprendizagem possibilitando a identificação de quais questões precisavam ser retomadas, fornecendo um feedback do ensino para professor Os resultados apontaram que as associações conotativas derivadas da estratégia aplicada transformaram a sala de aula em um ambiente descontraído para o debate de ideias, favoreceu o engajamento dos estudantes ao mesmo tempo em que funcionou como fio condutor para aprendizagem do conteúdo ensinadoItem Aprendizagem significativa da linguagem fíisica em um curso de introdução à mecânica clássica no ensino superiorBallestero, Henrique Cesar Estevan; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Almeida, Maria José P. M. de; Barra, Eduardo Salles de Oliveira; Silva, Marcos Rodrigues da; Passos, Marinez MeneghelloResumo: Esta investigação, de cunho qualitativo, analisa a aprendizagem significativa da linguagem Física de três alunos matriculados no curso de introdução à Mecânica Clássica, destinada aos alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 27 Como balizamentos teóricos de nossas análises utilizamos as obras de David Ausubel, Joseph Novak e Helen Hanesian, bem como as de Marco Antônio Moreira, que versam sobre a aprendizagem significativa Também utilizamos a teoria dos modelos mentais proposta por Johnson-Laird como um complemento na interpretação da aprendizagem dos alunos envolvidos Em relação ao aprendizado da linguagem Física, utilizamos as obras de Thomas Samuel Kuhn que, entre outros tópicos, aborda o significado contido nessa linguagem Como resultado evidenciamos que os alunos A2 e A3 atingiram uma aprendizagem significativa representacional dos signos contidos nas sentenças escritas na linguagem em que a Física foi produzida, e o aluno A1 permaneceu no tratamento da sintaxe da linguagem Física abordada Ainda que fossem únicos, os processos de aprendizagem dos três alunos contaram com a contribuição de colegas de turma, mais fluentes na linguagem Física abordadaItem Aproximações metodológicas entre a geografia e a literaturaCamargo, Aparecida Ramazotti de; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Resumo: O objetivo central deste estudo consiste em discutir as possibilidades de articulação entre o ensino de Geografia e o estudo de obras artísticas e literárias Os caminhos metodológicos que constituíram a pesquisa incluíram a discussão teórica sobre literatura e leitura como produção de sentidos, os caminhos da Geografia e da Literatura como disciplinas escolares, bem como a fragmentação do saber como um reflexo da corrente positivista ainda presente no meio educacional contemporâneo Tendo como escopo o trabalho com a interdisciplinaridade, propõe-se o estudo do romance de Domingos Pelegrini, intitulado O caso da chácara Chão, o qual integrou a proposta didática aplicada junto a alunos de um curso profissional de uma escola da rede estadual de ensino Os resultados da pesquisa permitem afirmar que, embora a interdisciplinaridade na prática esteja ainda muito distanciada de sua configuração ideal, emerge como caminho para a otimização das atividades que envolvam os conteúdos escolares Restou ainda comprovado que a preocupação com a leitura do espaço pressupõe uma análise do espaço escolar, suas mudanças e permanências, suas necessidades e suas obsolescências como instrumental do amanhã Desta forma, na medida em que os sujeitos promovam a leitura de mundo, na articulação entre os múltiplos espaços que o configuram, podem tomar consciência de seu papel, seu lugar e premência de ações em favor das coletividades nas quais estão inseridos, assumindo a posição de águias prontas a alçar voos cada vez mais ousadosItem Calagem e pH do solo : uma proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade para um contexto de escola do campoVila, Marcela de Fátima; Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]; Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco; Assaí, Natany Dayani de SouzaResumo: A Casa Familiar Rural (CFR) é uma Escola do Campo que apresenta um alunado bem diferenciado, onde a temática Calagem e pH do solo é uma realidade de trabalho, praticada empiricamente pelos alunos, sem compreensão ou vínculo aos conhecimentos científicos Criar pontes entre a prática e o ensino teórico tornou-se uma oportunidade a este trabalho, do qual objetivou promover conceitos químicos e biológicos de pH do solo, por meio da metodologia de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando desenvolver atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT) sobre o tema Calagem A metodologia IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do filósofo Gérard Fourez, que tem como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio Atendendo a esses conceitos, foi elaborada uma IIR dividida em oito etapas, organizadas ao longo de vinte oito aulas O desenvolvimento e aplicação ocorreu em um segundo ano do ensino médio, pertencente ao curso técnico profissionalizante em agropecuária O desenvolvimento do projeto norteou-se pela situação-problema: correção química do pH do solo pelo processo de Calagem Adaptou-se uma ficha de observação das etapas da IIR como instrumento de análise, que evidenciaram o desenvolvimento de habilidades, e posturas que sinalizavam os atributos pretendidos A evolução interdisciplinar dos conceitos científicos relacionados a temática, da primeira etapa em comparação a oitava, demonstrou presença de autonomia, domínio e comunicaçao em 1% dos alunos, notando-se assim que as habilidades pretendidas foram desenvolvidas nos três atributos esperados Desta forma, por meio de uma temática problematizadora interdisciplinar a metodologia IIR foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar o embasando científico de conhecimentos antes fragmentados, ou pouco compreendidos pelas limitações das disciplinas isoladas em temas especificamente curricularesItem Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografiaAndrade, Francielly Barbosa; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Torres, Eloíza Cristiane; Puccetti, RobertaResumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisaItem As interações discursivas nas aulas de ciências das séries iniciais e a elaboração do conhecimento biológicoHoffmann, Rosangela dos Santos Ferreira; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Bastos, Fernando; Barros, MarceloResumo: Este estudo investiga a influência dos materiais didáticos utilizados pelo professor, as interações discursivas entre professor e os alunos, e entre alunos promovidas nas aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental na elaboração do conhecimento biológico Nesse sentido, a investigação se baseia em encontrar respostas para as seguintes questões: 1) Qual a relação entre os conhecimentos prévios e a atribuição de significados na elaboração do conhecimento científico? 2) Qual o papel e a influência do elemento material didático, professor, aluno e a interação discursiva no processo ensino-aprendizagem? 3) Qual o papel do discurso do professor no decorrer do processo de construção de conhecimento dos alunos? 4) Como as zonas de desenvolvimento proximal possibilitam a elaboração do conhecimento? Para responder essas questões, investigamos as quatro séries iniciais de uma escola do Ensino Fundamental do município de Londrina, Paraná, nas quais foram coletados registros por meio de transcrições das interações discursivas entre a professora e os alunos e entre aluno-aluno As aulas foram vídeo filmadas e com base nos resultados, podemos considerar que as interações dos alunos com o material didático, tais como: minhoca, banana, Elódea, entre outros, desencadeou interações discursivas entre os alunos e a professora, no sentido da resolução das situações-problema O discurso interativo favoreceu o envolvimento do aluno na resolução da tarefa, melhorando a qualidade das interações sociais e permitindo avaliar o processo de ensino aprendizagem As ZDPs criadas possibilitaram a elaboração do conhecimento, na medida em que atuaram como ajuda durante as interações discursivas, nas quais o professor estabeleceu relações entre o que o aluno já sabe e os significados atribuídos ao novo conhecimento As interações discursivas promoveram a negociação e compartilhamento de significados, propiciando a configuração de um ambiente comunicativo, no qual os conhecimentos prévios dos alunos foram compartilhados nos seus sentidos e significados Apesar das concepções prévias dos alunos não terem sido efetivamente "transformadas", elas foram evidenciadas, ocorrendo um compartilhamento de idéias, por meio da negociação, possibilitando a assimilação dos novos significados para a maioria dos alunos da salaItem A interdisciplinaridade do meio ambiente : da geografia ao direito ambientalMorimoto, Clayson; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Torres, Eloíza Cristiane; Lima, Cézar Bueno deResumo: O presente trabalho promove uma discussão sobre a interdisciplinaridade do meio ambiente, perpassando pela ótica da ciência geográfica até a sua proteção no arcabouço jurídico Para auferir seus objetivos contextualiza-se no decorrer dos tempos a intrínseca relação dicotômica do homem e da natureza, buscando explicitar as transformações socioeconômicas, culturais, políticas e jurídicas que se delineam nesse amplo processo interconectado Desde a mais primitiva das sociedades, homem e natureza mantêm intrínsecas relações No limiar do século XXI as ciências humanas e sociais enfrentam novos desafios, frente a produção fragmentada do conhecimento O processo interdisciplinar é uma medida integradora, capaz de favorecer a dimensão social que a ciência fragmentada não possibilita Sabe-se que a Geografia detém um conhecimento acumulado no decorrer dos séculos, por sua vez o Direito Ambiental, é um fenômeno recente na história da humanidade Muito embora sejam ciências com características próprias e distintas, e de utilizarem nomenclaturas distintas, é possível afirmar que ambos têm o mesmo objeto de estudo, resguardadas algumas considerações Em razão do caráter teórico deste trabalho, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental, crivadas a um processo analítico e sistemático No que tange às contribuições esperadas, busca-se um estudo sistematizado da relação homem-natureza, de modo a contribuir para uma reflexão sobre o desenvolvimento humano e da ciência geográfica e jurídica ambiental Assim, no âmbito teórico, coteja-se demonstrar aos profissionais envolvidos na temática exposta, que da interação homem-natureza existem aspectos econômicos, sociais e jurídicos que se interrelacionam numa matriz multiescalar e multitemporal Com isso, aspira-se que as conclusões do estudo possam subsidiar novos projetos e fundamentar uma concepção em que homem e natureza são concebidos como parte de um mesmo processo constituído de diferençasItem Investigações sobre as interações discursivas na elaboração do conhecimento de densidade nas aulas de ciênciasPicelli, Zoraya Lúcia da Silva Dalossi; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Martins, João Batista; Oliveira, Moisés Alves deResumo: Este estudo teve como principal objetivo investigar as interações discursivas construídas pelas perguntas do professor e pelas respostas dos alunos na elaboração do conhecimento sobre Densidade nas aulas de Ciências da 9ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de Andirá (PR) Foram realizadas transcrições das interações discursivas áudio-gravadas, ocorridas durante as atividades desenvolvidas que serviram como registro de dados para posterior análise A análise dos resultados obtidos foi realizada sob a perspectiva sócio construtivista vygotskyana, tendo a ferramenta analítica das interações discursivas adaptada dos estudos de Mortimer e Scott (22), bem como uma análise interpretativa cognitivista baseada na Aprendizagem Significativa ausubeliana dos possíveis efeitos das interações discursivas na atribuição, negociação e compartilhamento dos significados do conceito de Densidade Com base nesses pressupostos, a investigação identificou as diferentes formas de abordagens comunicativas de interação professor-aluno, bem como, analisou a relação e o impacto da utilização desses diferentes padrões sobre a participação efetiva dos alunos nas interações discursivas e seus efeitos sobre o processo de elaboração do conhecimento; verificou a utilização das perguntas como ferramenta tanto na criação, como na forma de ajuda ou andaime na ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) do aluno; averigou as situações de conflito sócio-cognitivo nos alunos provocadas pelas perguntas do professor, e as implicações na elaboração do conhecimento Os resultados obtidos indicam que as interações discursivas com conflitos sócio- cognitivos, ajudas/andaimes e ampliações da ZDP promovidas tanto pelo professor como pelos alunos de modo coletivo, possibilitam a construção de significados sobre o conceito de Densidade Podemos considerar ainda que os alunos atribuíram significados ao conceito com ajuda do professor, no sentido de se aproximar do conhecimento científico, no entanto, em determinados contextos das atividades ocorreu um regressão das concepções para aquelas primeiramente apresentas Portanto, os resultados indicam um movimento cognitivo de progresso e regressão, isto é, aproximações e distanciamentos dos significados construídos durante a ZDP, do conceito de Densidade Consideramos que as interações discursivas com intervenções do professor no sentido da negociação dos significados, sem prevalecer um discurso de autoridade, possibilitam essa dinâmica da elaboração do conhecimento profícua para o desenvolvimento de habilidades cognitivas para construção de significadosItem Matematização : estudo de um processoOliveira, Rodrigo Camarinho de; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Palha, Sonia Abrantes Garcêz; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudoItem Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentesIssa Mendes, Gabriela Helena Geraldo; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Morey, Bernadete Barbosa; Silva, Osmar Henrique Moura daResumo: Este trabalho procura investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino segundo professores de Física Estudos evidenciam que noções de História e Filosofia da Ciência são importantes para a formação do professor Dessa forma, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de tais noções na estruturação do conceito de matematização, o papel desempenhado pela Matemática no ensino de Física e seus desdobramentos Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da História e Filosofia da Ciência, formação do professor e dos saberes necessários para ensinar e as discussões epistemológicas a respeito do processo de matematização na construção do conhecimento físico A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; uma síntese histórica do processo de matematização do pêndulo simples, a fim de exemplificar um conteúdo matematizado; a construção do instrumento de coleta de dados (questionário aberto); a coleta de dados, na qual dez professores que lecionam disciplinas de Física responderam ao questionário; a análise desses questionários, que resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização e do papel da Matemática no ensino de FísicaItem "Quenem químico" : a apropriação dos enunciados científicos nas aulas de químicaRivelini-Silva, Angélica Cristina; Oliveira, Moisés Alves de [Orientador]; Silva, Marcos Rodrigues da; Silva, Ileizi Luciana FiorelliResumo: Nesta Dissertação , procuro entender como são legitimados certos enunciados científicos durante as práticas pedagógicas em funcionamento na instituição escolar, mais especificamente no espaço discursivo de algumas aulas de química para o Ensino médio Procuro me apoiar na perspectiva dos Estudos Culturais de Ciências e no conceito foucaultiano de enunciado A questão central que enfatizo é problematizar a condição naturalizada dos enunciados químicos e busco deslocar o entendimento dos saberes químicos para um conjunto de dispositivos que regulam a forma como os sujeitos produzem o seu conhecimento sobre o mundo Para a realização deste estudo, aproveitei algumas ferramentas da etnografia que chamei de etnógrafa-turista, que me permitiram circular pela variedade de espaços e atividades escolares Dessa forma, constituía a rede enunciativa das aulas de química analítica Nesse processo de apropriação dos enunciados químicos durante as aulas, a professora Flávia, tratou de “ajustar” as multiplicidades de entendimentos dos alunos para o que representaria os conceitos químicos da maneira como estão instituídos nos discursos científicos, os dispositivos atuavam, ao mesmo tempo, demarcando um campo de possibilidade, no qual determinados elementos - enunciados químicos - eram (re) significados para os alunos enquanto objetos de conhecimento químico Assim, quando a professora falava, seu interesse não era relacionar o discurso a um pensamento, mente ou sujeito, mas ao campo prático ao qual ele é desdobrado A Escola acaba por atuar como um dispositivo de enquadramento dos saberes e sujeitos, que ao fixar determinadas normas, ordena, controla e sistematiza teorias e procedimentos estabelecendo um sistema de significação, no qual o enunciado químico ganha visibilidade e compreensãoItem Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássicaBallestero, Henrique Cesar Estevan; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Laburú, Carlos Eduardo; Pacca, Jesuína Lopes de AlmeidaResumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunosItem Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciênciasSilva, Diogo da; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Oliveira, Vera Lúcia Bahl deResumo: A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação, interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a complexidade que envolve as situações humanas Tem como objetivo promover, por intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana Ocorrendo por meio de estratégias de ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões Propusemos a elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção alicerçada nos saberes docentes Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico, frente aos conceitos de Microbiologia Nossa abordagem garantiu a promoção de situações coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da vida na Terra Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com os conhecimentos científicosItem Usando o software Geogebra para explorar funções exponenciais e logarítmicas : uma proposta de aplicaçõesSilva, Luiz Fernando da; Barbosa, Sandra Malta [Orientador]; Silva, Ana Lúcia da; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: Este trabalho tem como objetivo trazer ao professor atividades que possam auxiliar no ensino das funções exponenciais e logarítmicas por meio do software GeoGebra Com o GeoGebra, o aluno pode manipular e explorar tais funções a partir dos gráficos obtidos na tela do computador As atividades foram pensadas de modo que o estudante possa visualizar as propriedades básicas das funções, suas restrições, seus gráficos e observar que essas funções estão presentes em outras áreas do conhecimento O uso do Geogebra não serve apenas para confirmar os resultados, mas para a construção de um conhecimento matemático, vinculando ao saber e ao fazer matemática Tais propostas de atividades podem contribuir para uma aprendizagem mais dinâmica sobre funções exponenciais e logarítmicas