02 - Mestrado - Análise do Comportamento
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Navegando 02 - Mestrado - Análise do Comportamento por Assunto "Adolescents"
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Item Transtorno bipolar infantil e/ou adolescente : revisão sistemática de estudos empíricos de intervenções psicossociaisMoraes, Renata Garcia de Almeida; Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]; Corchs, Felipe D’Alessandro Ferreira; Fornazari, Silvia AparecidaResumo: O transtorno bipolar (TB) é considerado pela Psiquiatria como um transtorno mental que apresenta um quadro grave, crônico, recorrente e incapacitante e que representa um grande problema de saúde É caracterizado por dois tipos de condições: (a) mania e (b) depressão Tais sintomas influenciam significativamente a vida dos indivíduos diagnosticados com TB, tanto na apresentação sintomática, ou quando submetidos às estratégias de tratamento O diagnóstico do TB é feito por meio do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e pela Classificação Internacional de Doenças (CID) O transtorno bipolar em crianças e/ou adolescentes (TBIA) é foco crescente de interesse e de investigação por pesquisadores, uma vez que tem sido constatada a presença de sintomas de TB na infância Embora literatura apresente controvérsias sobre o diagnóstico e tratamento para o TBIA, estratégias de intervenções farmacológicas e psicossociais estão sendo desenvolvidas Os objetivos deste estudo são os de identificar e analisar intervenções psicossociais para tratar o TBIA Para isso, foi realizada uma revisão de pesquisas empíricas para o tratamento do TBIA, publicadas entre 1999 e 211 Um total de 18 artigos que atenderam aos critérios de inclusão foram selecionados e analisados de acordo com as seguintes categorias: (a) informações básicas dos artigos; (b) método, (c) temas abordados e (d) resultados obtidos com a intervenção Os resultados da intervenção evidenciam que a maioria dos estudos (16), atenderam aos critérios científicos de validade e confiabilidade por meio de delineamentos experimentais ou quase-experimentais Constatou-se a ausência de uma medida de avaliação desenvolvida especificamente para o transtorno na infância e adolescência Autores pontuaram a limitação do DSM e CID para diagnosticar o TBIA uma vez que os critérios presentes nestes manuais estão direcionados a idade adulta Ao mesmo tempo afirmam haver diferença na manifestação do transtorno relacionada ao desenvolvimento do indivíduo A principal estratégia de intervenção utilizada no tratamento do TBIA foi a psicoeducacional Os temas abordados relacionaram-se à adesão ao tratamento medicamentoso, treino em resolução de problemas e hábitos saudáveis Pelo fato de esta ser uma área de investigação científica recente, os resultados desta revisão fornecem um panorama geral sobre pesquisas de intervenção para tratar o TBIA, bem como, suas limitações e benefícios Tais resultados poderão ser utilizados por pesquisadores e profissionais da área como meio de informação e atualização sobre a produção científica deste transtorno na infância e adolescência