02 - Mestrado - Análise do Comportamento
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Navegando 02 - Mestrado - Análise do Comportamento por Assunto "Adolescência"
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Item Prevalência e análise do tabagismo em adolescentesVicente, Priscila; Marinho-Casanova, Maria Luiza [Orientador]; Gon, Márcia Cristina Caserta; Löhr, Suzane SchmidlinResumo: O tabagismo é considerado a primeira causa de doenças passíveis de prevenção Embora as doenças causadas pelo cigarro ocorram primariamente em adultos, a dependência A nicotina geralmente começa na adolescência Estudos longitudinais sobre o tabagismo indicam que a idade em que se inicia o comportamento de fumar é um fator importante no desenvolvimento mais intenso da dependência da nicotina Esses dados contribuem para fundamentar a relevância de se conduzir investigações sobre o tabagismo em adolescentes A presente Dissertação se dividiu em dois estudos, que serão apresentados sob a forma de artigos científicos O Estudo I teve por objetivo realizar um Inquérito sobre o tabagismo em escolares de uma escola pública da cidade de Londrina-Paraná Responderam ao questionário Global Youth Tobacco Survey (GYTS) 238 estudantes de 13 a 18 anos, matriculados entre a 6ª série do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública A porcentagem média de estudantes considerados fumantes foi de 1%, sendo 13% do sexo masculino e 8% do sexo feminino A idade em que os alunos começaram a experimentar cigarros, mesmo que uma ou duas tragadas, foi aos 1 anos para o sexo masculino e 12 anos para o sexo feminino Verificou-se ainda que embora os pais estejam orientando seus filhos a respeito dos prejuIzos do tabagismo para a saúde, isso parece não estar sendo suficiente para que os mantenha longe do cigarro Além disso, o número de fumantes encontrados foi maior entre filhos de pais fumantes (2%) do que entre filhos de pais não fumantes (6%) Observou-se também, de acordo com as respostas dos questionários, que os estudantes apresentam falta de informações ou informações errôneas sobre o tabagismo O Estudo II teve por objetivo descrever o comportamento de fumar de adolescentes e identificar variáveis antecedentes e consequentes relacionadas a esse comportamento, segundo os pressupostos do behaviorismo radical Foram realizados estudos de caso de 4 adolescentes que alegaram serem fumantes, sendo três do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades entre 12 e 17 anos, matriculados na escola pública do Estudo I Os dados foram coletados por meio de três entrevistas Investigou-se sobre o início do tabagismo, influências, rotinas e motivação para cessar o comportamento de fumar Foi aplicado também o questionário Auto-Avaliação para jovens para idades entre 11-18 anos (YRF) Os resultados apresentaram características comuns aos participantes Dos quatro estudantes, três tem algum membro da família, como pai ou mãe que fuma ou fumava; as idades de início do comportamento de fumar são próximas (entre 8 e 11 anos) para todos os alunos; dois são repetentes em pelo menos um ano escolar; e todos os participantes relataram iniciar o comportamento de fumar porque viam os amigos fumarem Assim, de acordo com os dados do Estudo I e os dados do Estudo II, verifica-se a importância da realização de campanhas para a prevenção do tabagismo, e que essa prevenCAo seja realizada o mais cedo possIvel, com crianças a partir dos 8 anos de idade, para aumentar a probabilidade de se estabelecer hábitos saudáveis e evitar comportamentos de risco durante a adolescênciaItem Transtorno bipolar infantil e/ou adolescente : revisão sistemática de estudos empíricos de intervenções psicossociaisMoraes, Renata Garcia de Almeida; Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]; Corchs, Felipe D’Alessandro Ferreira; Fornazari, Silvia AparecidaResumo: O transtorno bipolar (TB) é considerado pela Psiquiatria como um transtorno mental que apresenta um quadro grave, crônico, recorrente e incapacitante e que representa um grande problema de saúde É caracterizado por dois tipos de condições: (a) mania e (b) depressão Tais sintomas influenciam significativamente a vida dos indivíduos diagnosticados com TB, tanto na apresentação sintomática, ou quando submetidos às estratégias de tratamento O diagnóstico do TB é feito por meio do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e pela Classificação Internacional de Doenças (CID) O transtorno bipolar em crianças e/ou adolescentes (TBIA) é foco crescente de interesse e de investigação por pesquisadores, uma vez que tem sido constatada a presença de sintomas de TB na infância Embora literatura apresente controvérsias sobre o diagnóstico e tratamento para o TBIA, estratégias de intervenções farmacológicas e psicossociais estão sendo desenvolvidas Os objetivos deste estudo são os de identificar e analisar intervenções psicossociais para tratar o TBIA Para isso, foi realizada uma revisão de pesquisas empíricas para o tratamento do TBIA, publicadas entre 1999 e 211 Um total de 18 artigos que atenderam aos critérios de inclusão foram selecionados e analisados de acordo com as seguintes categorias: (a) informações básicas dos artigos; (b) método, (c) temas abordados e (d) resultados obtidos com a intervenção Os resultados da intervenção evidenciam que a maioria dos estudos (16), atenderam aos critérios científicos de validade e confiabilidade por meio de delineamentos experimentais ou quase-experimentais Constatou-se a ausência de uma medida de avaliação desenvolvida especificamente para o transtorno na infância e adolescência Autores pontuaram a limitação do DSM e CID para diagnosticar o TBIA uma vez que os critérios presentes nestes manuais estão direcionados a idade adulta Ao mesmo tempo afirmam haver diferença na manifestação do transtorno relacionada ao desenvolvimento do indivíduo A principal estratégia de intervenção utilizada no tratamento do TBIA foi a psicoeducacional Os temas abordados relacionaram-se à adesão ao tratamento medicamentoso, treino em resolução de problemas e hábitos saudáveis Pelo fato de esta ser uma área de investigação científica recente, os resultados desta revisão fornecem um panorama geral sobre pesquisas de intervenção para tratar o TBIA, bem como, suas limitações e benefícios Tais resultados poderão ser utilizados por pesquisadores e profissionais da área como meio de informação e atualização sobre a produção científica deste transtorno na infância e adolescência