02 - Mestrado - Análise do Comportamento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Análise do Comportamento por Assunto "Administração"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Classes de comportamentos constituintes da classe geral ?Mediar Conflitos de Trabalho no Contexto Organizacional"Silva, Natália Ladeira Ferreira da; Kienen, Nádia [Orientador]; Soares, Maria Rita Zoéga; Gusso, Hélder LimaResumo: Gerir conflitos de trabalho abrange diversas classes de comportamentos que ajudam a minimizar tanto o sofrimento dos trabalhadores que experimentam sentimentos de frustação, ansiedade e raiva como os prejuízos financeiros gerados pela queda de produtividade e rotatividade de funcionários para as organizações A gestão de conflitos eficiente também pode beneficiar as organizações com a ocorrência de comportamentos de criatividade e inovação O objetivo deste trabalho foi caracterizar classes de comportamentos constituintes de “mediar conflitos de trabalho em contextos organizacionais” Para isso, o trabalho foi estruturado em dois estudos No primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a “gestão de conflitos de trabalho no contexto organizacional” em que 27 fontes de informações foram analisadas sob a perspectiva analítico-comportamental Posteriormente à leitura das fontes de informação, foram definidas categorias de análise com referência à contingência de três termos: classes de estímulos antecedentes, de respostas, e de estímulos consequentes Os resultados demonstraram que o fenômeno gerir conflitos tem sido explicado por meio da utilização de termos mentalistas, de estruturas internas e de variáveis que fazem parte da história de vida dos indivíduos Adotam modelo explicativo do comportamento por meio de estilos de gestão de conflitos, nomeados a partir da resposta que indica como é realizada gestão O Estudo 1 subsidiou a decisão de identificar comportamentos da classe de mediar conflitos, pois a classe geral de gerir conflitos é extensa Assim, o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar os comportamentos constituintes da classe geral “mediar conflitos de trabalho no contexto organizacional” Foi utilizada como fonte de informação literatura que explicitou ações que um mediador de conflitos necessita fazer para “mediar conflitos de trabalho no contexto organizacional”, tendo como base a noção de comportamento como relação entre a ação do organismo e o ambiente antecedente e consequente à essa ação O procedimento foi composto por 11 etapas que visaram a identificar e derivar da fonte de informação componentes do comportamento, avaliar a linguagem utilizada para se referir a eles e, quando necessário, propor linguagem apropriada Foram identificadas 215 classes de comportamentos constituintes da classe geral examinada As classes de comportamentos identificadas ao “mediar conflitos em contexto organizacional” estão relacionadas a: interações sociais entre o líder que media o conflito e os disputantes, habilidades sociais e a comportamentos característicos da formação científica (eg elaborar procedimentos, coletar e analisar informações a fim de compreender fenômenos) A caracterização dessas classes comportamentais é fundamental para que seja possível planejar processos organizacionais tais como recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho de líderes que atuam nas organizaçõesItem Gerenciamento de tempo : elaboração de um livro autoinstrucional para estudantes universitáriosYoshiy, Shimeny Michelato; Kienen, Nádia [Orientador]; Fornazari, Sílvia Aparecida; Luca, Gabriel Gomes deResumo: Muitos estudantes ingressam no ensino superior sem ter desenvolvido comportamentos relacionados a gerenciar suas atividades ao longo do tempo de forma eficiente e eficaz Isso pode ter consequências negativas sobre seu desempenho acadêmico, saúde, qualidade de vida e futura atuação profissional O objetivo deste trabalho foi elaborar um livro autoinstrucional para desenvolver a classe geral de comportamentos “gerenciar atividades acadêmico-profissionais e pessoais ao longo do tempo” em estudantes universitários Para isso, o presente trabalho foi estruturado em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo definir o gerenciamento de tempo a partir de recursos conceituais da Análise do Comportamento a partir de dados obtidos em uma revisão bibliográfica Os resultados demonstram a possibilidade de realizar uma interpretação analítico-comportamental do gerenciamento de tempo a partir das informações identificadas nos artigos por meio dos conceitos de comportamento, autocontrole, autoconhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas na perspectiva comportamental O Estudo 2 objetivou elaborar um livro autoinstrucional para desenvolver os comportamentos constituintes da classe geral “gerenciar as atividades acadêmico-profissionais e pessoais ao longo do tempo” em estudantes universitários Para isso foram realizadas três etapas que foram embasadas por princípios da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC): (a) definição dos comportamentos-objetivo a serem ensinados a partir de literatura especializada; (b) planejamento das condições de ensino e (c) confecção do livro autoinstrucional de acordo com os princípios da PCDC O livro é composto por 11 classes de comportamentos-objetivo organizadas em cinco unidades de aprendizagem que envolvem: avaliar o uso do tempo; definir objetivos acadêmico-profissionais e pessoais em curto, médio e longo prazo; planejar as atividades de acordo com os objetivos acadêmicos-profissionais e pessoais; executar atividades acadêmico-profissionais e pessoais conforme o planejamento; e avaliar a execução das atividades acadêmicos-profissionais e pessoais conforme planejamento A definição clara dos comportamentos a serem ensinados e a sistematização das condições de ensino parece uma contribuição promissora no ensino e aprimoramento de comportamentos, pois elaborar programas de ensino a partir dos princípios da PCDC aumenta a probabilidade dele ser efetivo devido ao embasamento em princípios científicos Novos estudos requerem aplicação e avaliação de eficiência e eficácia do material elaborado, o que possibilitará aperfeiçoar as condições de ensino planejadas