02 - Mestrado - Análise do Comportamento
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Navegando 02 - Mestrado - Análise do Comportamento por Assunto "Ability, social"
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Item Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimentalGrassi, Patricia Ferraresi; Freitas, Maura Glória de [Orientador]; Silveira, Jocelaine Martins da; Marinho-Casanova, Maria LuizaResumo: A criança deficiente visual apresenta, em relação à vidente, dificuldades nos seus relacionamentos interpessoais que podem estar relacionadas à falta de visão A manutenção de comportamentos socialmente pouco habilidosos ao longo da vida pode ser uma variável relevante para comprometer o desempenho social e acadêmico dessas crianças O professor, bem como outros cuidadores (pais e agentes de saúde), que tem crianças deficientes visuais no seu rol de alunos, deve favorecer condições para elas sejam plenamente educadas Para tanto, requerem um conjunto de ações que favoreçam o alcance dessa meta Com vistas a esse objetivo, o presente trabalho avaliou a importância que um conjunto de habilidades sociais educativas, propostas para o treinamento de pais e professores de crianças com outras queixas e/ou necessidades educacionais especiais, tem para professores que atendem crianças com deficiência visual Participaram desse estudo 5 professores de primeira a quarta série do Ensino Fundamental que tinham sob seus cuidados, crianças com essa deficiência e avaliaram a importância de 33 respostas que descrevem as habilidades sociais educativas em quatro diferentes classes O critério para exclusão de respostas propostas para validação foi de obterem média inferior a 25 e, sugestões de novas respostas apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao conjunto de habilidades propostas Os resultados permitiram considerar que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes que professores de crianças deficientes visuais aprendam, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 25 e não houve adição de outrasItem Treino de mães em habilidades sociais educativas : efeitos no comportamento de ajuda das mães e de autonomia das crianças com deficiência visualGoto, Paula Hisa Paranaíba; Freitas, Maura Glória de [Orientador]; Soares, Maria Rita Zoéga; Silveira, Jocelaine Martins daResumo: A criança deficiente visual apresenta uma limitação sensorial que pode interferir de forma negativa na aprendizagem de diversas respostas importantes para seu convívio social e para sua autonomia Atividades passivas, menor exploração do ambiente, pouca interação com pares e maior dependência de adultos, mesmo em atividades da vida diária, são características comuns a crianças com essa deficiência Além das conseqüências para o desenvolvimento da criança, a deficiência se torna uma variável que interfere nas práticas educativas dos pais, que muitas vezes precisam de ajuda para aprender a lidar de maneira mais efetiva com as necessidades educacionais especiais de seu filho Apesar disso, a deficiência, por si só, não é sempre a variável que explica as dificuldades dessas crianças, mas a ausência de contingências relevantes para a iirendizagem de diversos comportamentos, principalmente no contexto familiar Considerando as implicações da deficiência visual no comportamento da criança e as possíveis dificuldades de pais lidarem com as necessidades educacionais especiais do filho com essa deficiência, este trabalho visou discutir o efeito do treino de mães em habilidades sociais educativas no comportamento de ajuda das mães e de autonomia do filho deficiente visual durante o aprendizado de comportamentos definidos como atividades de vida diária (AVD) Para isso foram avaliados diferentes comportamentos-alvo que descreveram, nessa pesquisa, os comportamentos da mãe (mãe faz sozinha; mãe faz indicações, solicitações, pedidos ou ordens para a criança); os comportamentos do filho (criança não faz, recusa ou apresenta comportamento incompatível com a atividade; criança faz sozinha; criança pede ajuda) e o comportamento mãe e criança fazem juntas Os participantes foram três mães e seu filho(a) com deficiência visual Foram analisados os registros de ocorrência dos comportamentos-alvo observados nas filmagens das interações de cada díade na realização de AVD propostas antes e após a realização de treino de habilidades sociais educativas que as mães haviam sido submetidas Os resultados demonstraram que, embora as mães tenham sido ensinadas a interagir com o filho de forma mais habilidosa, o comportamento mãe faz sozinha, apesar da redução no pós-treino, ainda se manteve com elevada ocorrência, tornando-se assim uma variável que pode prejudicar o aprendizado de diversos comportamentos pela criança Por outro lado, foi possível constatar o aumento na ocorrência, entre os dois momentos da avaliação (pré e pós-treino), do comportamento mãe e criança fazem juntas, o que pode afetar positivamente o desempenho dessas crianças na realização de diversas tarefas importantes para o desenvolvimento de comportamentos mais autônomos e independentes Estes resultados corroboram com a literatura de treino de pais em geral e mais especificamente, com programas que tem sido testados como uma variável facilitadora para ensinar pais de crianças com necessidades educacionais especiais a serem educadores efetivos de seus filhosItem Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visualSouza, Cristiane Ribeiro de; Freitas, Maura Glória de [Orientador]; Rocha, Margarette Matesco; Bolsoni-Silva, Alessandra TuriniResumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a importância que o conjunto de comportamentos propostos por Del Prette e Del Prette (29) em quatro diferentes classes de habilidades sociais educativas tem para pais de crianças deficientes visuais na sua tarefa de educador do filho Para sua realização, foram selecionados 29 participantes que atuaram como juízes, sendo nove mães de crianças com essa deficiência (visão subnormal ou cegueira total) e nenhuma outra deficiência associada e 2 profissionais da área da saúde e da educação que trabalhavam com a reabilitação de crianças deficientes visuais Os dados foram coletados por meio de um protocolo que continha a descrição das respostas que correspondiam a cada classe de Habilidades Sociais Educativas Através de uma escala de cinco pontos, variando de 1 (não importante) a 5 (muito importante) os juízes avaliaram a importância de cada uma das respostas considerando-se as interações entre pais de crianças deficientes visuais e seus filhos As respostas com média inferior a 2,5 foram excluídas do instrumento e sugestões de novas respostas, apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao Protocolo Os resultados permitiram concluir que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes para mães de crianças deficientes visuais, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 2,5 e não houve adição de novas respostas