02 - Mestrado - Educação
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Navegando 02 - Mestrado - Educação por Assunto "Adult education"
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Item Estratégias de aprendizagem empregadas por alunos da educação de jovens e adultos (EJA) no contexto do ensino remotoCaetano, Marta Osana Rodrigues; Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]; Vitaliano, Célia Regina; Bianchini, Luciane Guimarães BatistellaResumo: A presente pesquisa foi embasada na Psicologia Cognitiva/Teoria do Processamento da Informação e integra as pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação (UEL) Teve como objetivo geral Conhecer as Estratégias de Autorregulação da Aprendizagem empregadas por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Instituição Pública do Norte Paraná, para realizar as atividades acadêmicas, no contexto do ensino remoto Trata se de um estudo de caso, de abordagem quantitativa e qualitativa A pesquisa foi realizada com 34 alunos matriculados na EJA, sendo 27 do gênero feminino e sete do masculino Desses, dezesseis alunos matriculados no Ensino Fundamental II e dezoito, no Ensino Médio Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário relativo à caracterização dos participantes, que incluiu questões como nome, idade, gênero e quatro perguntas sobre o modo pelo qual o aluno realizou as aulas no formato remoto Foi também aplicada a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF), desenvolvida por Oliveira, Boruchovitch e Santos (21), adaptada ao contexto do estudo remoto A escala é composta por 31 itens, divididos em três subescalas: estratégias metacognitivas disfuncionais (13 itens), estratégias cognitivas (11 itens) e estratégias metacognitivas (7 itens) As respostas são dispostas em escala tipo likert de três pontos Os resultados das análises revelaram que os alunos não apresentam diferenças significativas em relação ao uso de estratégias em função do gênero, nível educacional e faixa etária Entretanto, foi possível observar uma tendência de maior uso das estratégias metacognitivas pelos alunos do Ensino Fundamental e a Ausência de Estratégias Metacognitivas Disfuncionais pelos alunos do Ensino Médio Em relação ao gênero, as análises sugeriram que os participantes do gênero feminino são mais estratégicos Considerando a variável faixa etária, houve uma tendência de que os alunos mais jovens fazem maior uso de estratégias para aprender Os resultados apresentados no questionário semiaberto, em relação às dificuldades para estudar em casa durante as aulas remotas, revelaram que os alunos do Ensino Fundamental elegeram a falta de apoio do professor e os alunos do Ensino Médio relataram o acesso à internet como um dificultador para estudar durante a pandemia A partir desses resultados foi elaborado um guia de estudos com estratégias de planejamento, monitoramento e autorreflexão, entregue aos alunos como feedback, em formato de seminário O estudo permitiu observar que os alunos da EJA, participantes da pesquisa, utilizaram variadas estratégias para fazer as atividades durante as aulas remotas, mas não foram empregadas de forma consciente, de forma a contribuir na aprendizagem, considerando que esses alunos desconhecem o uso dessas estratégias Espera-se ter contribuído com a ampliação de dados sobre a aprendizagem autorregulada dos alunos da EJA, tendo em vista a escassez de publicações nessa modalidade de ensino Ressalta-se a necessidade de realizar investigações, juntamente com pesquisas de intervenção, para identificar caminhos para melhorar o processo de aprendizagem desses alunosItem Fatores de risco e de proteção presentes nas significações do percurso de escolarização dos alunos da EJA : um estudo à luz do modelo bioecológico do desenvolvimento humanoLopes, Jamille Mansur; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Bianchini, Luciane Guimarães BatistellaResumo: A presente Dissertação , vinculada à Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Desenvolvimento em Contextos Escolares; Núcleo: Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), fundamenta-se na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 1996), que expressa a importância da significação atribuída pela pessoa em desenvolvimento e demais sujeitos que compõem seu contexto imediato à realidade na qual está inserida, às próprias vivências e às situações que lhe conferem um lugar social Por reconhecer essa peculiaridade, este estudo analisou as significações produzidas por alunos, terceiros envolvidos e pedagogos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que concerne aos sentidos atribuídos à escola, ao percurso de escolarização e às vivências na inserção, afastamento e reinserção na escola Trata-se de população caracterizada pelo retorno à escola após período de afastamento e atende alunos a partir dos 15 anos, em defasagem idade/série Participaram 12 alunos de um Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, pessoas próximas indicadas pelos alunos (5 participantes) e 4 Pedagogos da instituição A pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo, tomou por instrumento de coleta de dados mediante o princípio da Inserção Ecológica: relatos orais dos alunos, pessoas próximas indicadas pelos alunos e pedagogos da instituição escolar na qual estavam matriculados no momento da coleta dos dados Compreende ainda o conjunto de significações acerca do processo de escolarização, a percepção dos alunos acerca das vivências de exclusão ou abandono da escola e posterior retorno Os relatos orais tomaram por base um roteiro de entrevista com perguntas norteadoras que buscaram conhecer o percurso acadêmico dos participantes da EJA, sua inserção, seu afastamento e retorno às condições de escolarização Os dados coletados permitiram reflexões acerca da modalidade de escolarização EJA e os fatores de risco e proteção que podem ser evidenciados nesse contexto Ficou demonstrado que os fatores de risco mais frequentes foram: drogas, trabalho precoce, preconceito, reprovação escolar, estrutura familiar desfavorável, exclusão social e falta de incentivo Em especial mulheres, tiveram no trabalho rural a principal razão para evasão escolar, além da falta de estrutura familiar na época em que deveriam cursar a Educação Básica Sobre as mulheres recaiu ainda a concepção do lugar social predominante à época na sociedade brasileira, segundo a qual o estudo não era considerado tão importante pelas famílias Os fatores protetivos encontrados nessa população foram: incentivo, a escola/EJA e suas vivências nela; obrigatoriedade legal do ensino para a modalidade EJA, relação interpares no contexto escolar, busca por qualificação profissional e consolidação da identidade pessoal Os fatores de risco e proteção foram cotejados aos conceitos de pessoa, contexto, processo e tempo, próprios ao referencial teórico adotado e indicaram a necessidade de intervenção pedagógica promotora de resiliência nesse contextoItem Mas afinal : o que é história? : A consciência histórica de estudantes da EJA em Apucarana/PRSantos, João Augusto Martin Nantes dos; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Noda, Marisa; Oliveira, Sandra Regina Ferreira deResumo: Com esta investigação busca-se entender a consciência histórica de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a relação que estabelecem com a cultura histórica, mais especificamente a memória Refletir sobre a consciência histórica desses estudantes é de suma importância para se conquistar uma integral formação histórica, permitindo um exame consciente das relações significativas entre o presente e o passado A pesquisa é constituída a partir de uma concepção de formação histórica que permita que a história seja útil à vida dos estudantes, ajudando-os a compor suas identidades históricas e possibilitando-lhes o desenvolvimento de uma consciência histórica que possa atender suas carências e necessidades de orientação temporal Essa concepção emerge em meio às contribuições de Barca (26), Cainelli (211), Lee (26) Rüsen (27; 215) e Schmidt (29) Para alcançar tal objetivo, investiga-se a trajetória da modalidade, o ensino de história na EJA, a cultura histórica e a consciência histórica de 12 estudantes da EJA em Apucarana/PR A coleta de dados foi realizada por meio questionários escritos sobre: o perfil socioeconômico dos participantes, as memórias sobre Apucarana, as ideias sobre a História, as concepções de tempo e a consciência histórica sobre a história da cidadania A pesquisa tem como fundamento metodológico as considerações da Grounded Theory (STRAUSS, 28), uma metodologia qualitativa que permite a construção indutiva de teorias a partir da realidade observada Pudemos concluir que os estudantes tendem a operar a memória de forma receptiva e involuntária; pouco ajuízam sobre o que é História e qual a relação com o presente e; edificaram narrativas sobre cidadania com traços da consciência histórica tradicional e exemplar Entretanto, a memória construtiva e intencional e operações cognitivas mais complexas também foram entendidas nas narrativas de alguns estudantes Em temas como racismo, homofobia, feminicídio e exercício da cidadania percebemos traços da consciência histórica crítica dos estudantes Conclui-se assim, a necessidade de experiências históricas ligadas à literacia histórica para a progressão do pensamento histórico de estudantes da EJA Espera-se que tais análises possam ajudar a nortear as ações docentes, desde a composição de currículos destinados à EJA até na seleção de temas e documentos históricosItem A produção textual no livro didático de EJA : produto curricular ou construção do sujeitoMerli, Rafaela Cristine; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Kadri, Michelle Salles El; Margonari, Denise MariaResumo: Esta pesquisa trata da produção de texto em Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais da Educação de Jovens e Adultos, compreendendo a produção de texto como uma forma de propiciar ao estudante o acesso ao conhecimento socialmente elaborado, para que possa exercer plenamente a cidadania Como objetivo geral, investigou como a produção textual é tratada no livro didático (LD) de Língua Portuguesa para Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma coleção aprovada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), para os anos finais do Ensino Fundamental Enquanto objetivos específicos, identificou se o livro didático apresenta diferentes gêneros de produção textual; averiguou se o contexto do estudante é levado em consideração nas propostas de produção textual e se o estudante é tratado como sujeito do seu próprio discurso Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, isto é, predominantemente descritiva, com abordagem interpretativista O delineamento da pesquisa se deu por meio de estudo de caso, pois o objeto estudado é o LD de Língua Portuguesa de EJA, buscando compreender como a produção de texto é tratada nesse material Dessa forma, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico a respeito das pesquisas já existentes em relação a esse tema, o que resultou num número extremamente baixo de estudos que englobam os três aspectos: EJA, produção de texto e livro didático Em seguida, foi feita uma análise do currículo no Brasil, englobando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) e uma breve discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda em fase de implementação Também foram feitas explanações a respeito do livro didático, dos gêneros textuais e sobre as perspectivas da formação de professores, pois o educador é essencial na mediação entre o conhecimento e o aluno Para análise e interpretação dos dados obtidos, foi construído um quadro com quesitos para análise retirados do referencial teórico, os quais possibilitaram encontrar de forma efetiva e eficaz as informações para a investigação proposta Como resultados, pôde-se destacar que o LD analisado possui uma linguagem simples, acessível ao público da EJA, além de conter conteúdos que levam em consideração a experiência de vida do aluno, sua história e propiciam o acesso ao saber objetivo, historicamente acumulado Mais do que isso, a análise mostrou que o aluno é, de fato, colocado como centro do processo de produção, tornando-o sujeito do seu próprio discurso Portanto, mesmo o caminho ainda sendo longo em relação à preparação do estudante para a atuação como cidadão consciente de si e de sua realidade sócio histórica, o LD analisado oferece uma importante contribuição para possibilitar uma concreta formação de produtores de texto, tornando o aluno um leitor e sujeito crítico, que possa atuar nos mais diversos espaços sociais