02 - Mestrado - Educação
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Navegando 02 - Mestrado - Educação por Assunto "Adolescents"
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Item A perspectiva de tempo futuro como um aspecto da motivação do adolescente na escolaLocatelli, Adriana Cristine Dias; Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]Resumo: A família é o contexto natural para os filhos crescerem e receberem auxílio Também é no contexto familiar que as crenças ou expectativas dos pais em relação aos filhos se evidenciam O modelo sistêmico postula a crença que o sujeito está inserido no mundo de relações, e que, ao mesmo tempo influencia e é influenciado por elas O presente trabalho teve como objetivo levantar alguns fatores da dinâmica de relacionamentos do adolescente, no que se refere ao enfrentamento de problemas e dificuldades, bem como quanto à satisfação pessoal e expectativas em relação ao futuro A amostra foi composta de 2 adolescentes com idades entre 15 a 21 anos, que freqüentam escolas públicas em duas cidades do norte do Paraná, sendo 1 de cada cidade, e constituindo-se de 12 sujeitos femininos e de 98 sujeitos masculinos O instrumento utilizado foi uma forma adaptada do Inventário-padrão para o estudo da “Família y Adolescência: Indicadores de Salud” da W K Kellogg Foundation, sendo aplicado apenas a parte 2 do mesmo Os dados foram analisados em função da variável sexo e idade, sendo subdivididos em dois grupos, de 15-17 anos e de 18-21 anos, para cada sexo A análise permite verificar como os adolescentes enfrentam seus problemas e dificuldades, a quem pedem apoio, qual o grau de satisfação com os amigos e consigo mesmo, além das aspirações quanto aos aspectos de suas vidas e futuro Analisando-se os dados aferidos conclui-se que a maioria dos adolescentes, mesmo propalando o desejo da autonomia, têm a necessidade da presença e ajuda dos pais, no decorrer do processo da conquista da independência, como endosso de seus atos; grande parte dos sujeitos definiu-se como satisfeitos consigo mesmos, apresentando um relacionamento equilibrado no ambiente escolar e com os amigos, o que sugere um ambiente familiar saudável e equilibrado Como considerações finais, os resultados do presente estudo ressaltam a importância da análise dos contextos familiares e sociais, como sugere o modelo sistêmico, para uma compreensão mais específica da dinâmica das relações do adolescente, tendo em vista serem fundamentais para um desenvolvimento saudável do mesmoItem Vigotski : desenvolvimento do adolescente sob a perspectiva do materialismo histórico e dialéticoKoshino, Ila Leão Ayres; Martins, João Batista [Orientador]; Rey, Fernando Luis González; Meletti, Silvia Márcia FerreiraResumo: Ao considerar a importância da obra de Vigotski para os campos disciplinares da psicologia e da educação, tivemos, neste trabalho, o objetivo de realizar uma sistematização das ideias de Vigotski sobre o desenvolvimento do adolescente Assim, trabalhando com o livro Pedologia do adolescente e com outros textos relacionados, organizamos suas contribuições didaticamente, ressaltando o seu pensar dialético e histórico sobre o processo de desenvolvimento e identificando as linhas de desenvolvimento por ele descritas, que caracterizam a adolescência em sua totalidade Neste sentido, para Vigotski, a adolescência se constitui a partir de um processo dialético que se organiza em torno de uma unidade psíquica, física, mental, biológica e cultural, unidade essa que foi descrita a partir da relação entre quatro linhas de desenvolvimento, a saber: 1) linha do desenvolvimento dos interesses, 2) do pensamento e da formação de conceitos, 3) das funções psíquicas superiores, 4) da imaginação e criatividade O adolescente, neste processo, é considerado como um sujeito social e histórico Ele avança no seu desenvolvimento à medida que se inscreve no seu contexto, e ao estabelecer relações com o meio e consigo mesmo, vivência sua trajetória de transição, marcada de profundas mudanças internas e externas, que configuram um sistema mais amplo de desenvolvimento Assim, pudemos destacar que a ideia de sistema de Vigotski sobre os fenômenos psicológicos da formação do indivíduo é bastante complexa, pois retrata várias dimensões deste processo, consolidando um avanço em suas investigações, que reafirmam suas ideias a partir de uma perspectiva holística Tal organização nos permitiu, também, um momento ímpar, o exercício próprio de apropriação da teoria de Vigotski, que se desdobra em aprender com a dialética o movimento de girar em torno do que já foi dito para consolidar interpretações de um conhecimento que nos afeta enquanto pesquisadores