02 - Mestrado - Educação
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Navegando 02 - Mestrado - Educação por Assunto "Adolescentes"
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Item Metas futuras como fonte motivacional de adolescentes e jovens para aprenderKozuki, Michelle Brambilla de Oliveira; Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]; Boruchovitch, Evely; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: A presente pesquisa teve como objetivos buscar evidências psicométricas do instrumento, identificar aspectos motivacionais de adolescentes e jovens, em termos de suas metas futuras, assim como verificar se há relação entre tais metas com a percepção de instrumentalidade e o engajamento nos estudos O corpus da pesquisa foi composto por 399 jovens e adolescentes de ambos os gêneros do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino do estado do Paraná, do programa Projovem e do programa Patronato Central do Estado do Paraná Para o desenvolvimento metodológico do estudo, os participantes responderam a um questionário em escala Likert Os dados coletados foram submetidos ao programa SPSS para análise descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destacam-se que a análise fatorial da escala “Questionário de avaliação de metas futuras e de engajamento” indicou uma estrutura de quatro fatores, sendo, Fator 1: Engajamento comportamental com o alpha ,8; Fator 2: Percepção de instrumentalidade com o alpha ,6; Fator 3: Conteúdos de metas futuras com o alpha ,65 e, por fim, Fator 4: Desvalorização das metas futuras com o alpha ,5 À luz desses indicadores, verifica-se correlação significativa positiva entre engajamento comportamental e percepção de instrumentalidade; entre engajamento comportamental e conteúdo de metas futuras e entre percepção de instrumentalidade e conteúdo de metas futuras Os dados mostraram que a percepção de instrumentalidade e os conteúdos das metas futuras predizem em grau significativo a variável engajamento comportamental Pela análise de variância, os alunos do grupo dos adolescentes que cumprem regime socioeducativos apresentavam escores, significativamente, mais baixos que os outros dois grupos Em relação à medida de desvalorização das metas futuras, o grupo de adolescentes que cumpre regime socioeducativo tem escores mais baixos que os outros dois grupos e, por outro lado, o grupo Projovem tem os escores mais altos que os outros dois grupos Os resultados obtidos na presente pesquisa merecem atenção e sinalizam a necessidade de outras perspectivas de investigações quanto a amostras maiores nos grupos Projovem e Programa socieducativo e elaborar um instrumento que possa investigar melhor a valorização e a expectativa quanto às metas futuras Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de literatura pertinente à área, a fim de contribuir para a compreensão da perspectiva de tempo futuro e de suas implicações educacionaisItem Motivação autônoma e controlada para leitura : um estudo com adolescentesOliveira, Maria Fernanda Cunha; Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Oliveira, Kátya Luciane deResumo: Em meio aos inúmeros problemas que permeiam o contexto escolar, está a falta de motivação para ler Os estudos que envolvem o tema têm ressaltado que, com o passar dos anos escolares, a motivação para leitura diminui e a participação da família influencia na qualidade motivacional destes alunos Ainda neste contexto, os estudos mostram que a motivação autônoma tem sido relacionada a melhores resultados acadêmicos quando comparada com a motivação controlada O referencial teórico escolhido para fundamentar este estudo, de caráter exploratório, foi a Teoria da Autodeterminação O estudo teve por objetivo geral avaliar a qualidade motivacional dos adolescentes para leitura de livros paradidáticos escolhidos pelos professores durante o ano letivo Especificamente, os objetivos do estudo foram: levantar os escores grupais dos tipos de motivação e percepção sobre os pais; definir os dois tipos de motivação (autônoma e controlada); identificar os perfis motivacionais por meio de clusters, que combinem motivação autônoma e controlada; analisar a distribuição dos alunos por sexo dentro de cada cluster; investigar a distribuição dos alunos em função das escolas (pública e particular) dentro dos clusters e relacionar a percepção sobre pais e os perfis dos alunos em motivação por leitura, pelos clusters Participaram deste estudo 566 adolescentes do 9° ano do Ensino Fundamental II e 2° ano do Ensino Médio de quatro escolas do norte do Paraná, sendo duas públicas e duas privadas Os alunos responderam a um questionário em escala Likert contendo 42 questões As análises revelaram que o modelo com dois grupos foi o que apresentou o melhor ajuste para a amostra, sugerindo que havia dois perfis motivacionais distintos: um perfil com alunos com escores altos em motivação autônoma e baixos em controlada e um perfil com alunos com pontuações próximas ao ponto médio em motivação autônoma e controlada Os resultados apontaram que a motivação intrínseca correlacionou-se negativamente com a motivação por regulação externa e positivamente com a motivação identificada Por outro lado, a motivação autônoma correlacionou-se negativamente com a motivação controlada A motivação intrínseca apresentou correlação muito alta com a motivação autônoma e a correlação moderada com percepção sobre os pais Já a motivação identificada, apresentou alta correlação com a motivação autônoma e correlação discreta com a percepção sobre os pais A análise de regressão linear indicou que a percepção sobre os pais é preditora positiva moderada de motivação autônoma e negativa em grau discreto para controlada Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de pesquisas anteriores, a fim de contribuir para a compreensão desse constructo e de suas implicações educacionaisItem A perspectiva de tempo futuro como um aspecto da motivação do adolescente na escolaLocatelli, Adriana Cristine Dias; Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]Resumo: A família é o contexto natural para os filhos crescerem e receberem auxílio Também é no contexto familiar que as crenças ou expectativas dos pais em relação aos filhos se evidenciam O modelo sistêmico postula a crença que o sujeito está inserido no mundo de relações, e que, ao mesmo tempo influencia e é influenciado por elas O presente trabalho teve como objetivo levantar alguns fatores da dinâmica de relacionamentos do adolescente, no que se refere ao enfrentamento de problemas e dificuldades, bem como quanto à satisfação pessoal e expectativas em relação ao futuro A amostra foi composta de 2 adolescentes com idades entre 15 a 21 anos, que freqüentam escolas públicas em duas cidades do norte do Paraná, sendo 1 de cada cidade, e constituindo-se de 12 sujeitos femininos e de 98 sujeitos masculinos O instrumento utilizado foi uma forma adaptada do Inventário-padrão para o estudo da “Família y Adolescência: Indicadores de Salud” da W K Kellogg Foundation, sendo aplicado apenas a parte 2 do mesmo Os dados foram analisados em função da variável sexo e idade, sendo subdivididos em dois grupos, de 15-17 anos e de 18-21 anos, para cada sexo A análise permite verificar como os adolescentes enfrentam seus problemas e dificuldades, a quem pedem apoio, qual o grau de satisfação com os amigos e consigo mesmo, além das aspirações quanto aos aspectos de suas vidas e futuro Analisando-se os dados aferidos conclui-se que a maioria dos adolescentes, mesmo propalando o desejo da autonomia, têm a necessidade da presença e ajuda dos pais, no decorrer do processo da conquista da independência, como endosso de seus atos; grande parte dos sujeitos definiu-se como satisfeitos consigo mesmos, apresentando um relacionamento equilibrado no ambiente escolar e com os amigos, o que sugere um ambiente familiar saudável e equilibrado Como considerações finais, os resultados do presente estudo ressaltam a importância da análise dos contextos familiares e sociais, como sugere o modelo sistêmico, para uma compreensão mais específica da dinâmica das relações do adolescente, tendo em vista serem fundamentais para um desenvolvimento saudável do mesmo