01 - Doutorado - Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 01 - Doutorado - Letras por Autor "Andrade, Lucas Toledo de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Os (des)caminhos da Exu-poética : nas encruzilhadas afrossurrealistas da criação de CrioloAndrade, Lucas Toledo de; Rio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]; Fernandes, Alexandre de Oliveira; Cota, Débora; Silva, Marta Dantas da; Vieira, Miguel Heitor BragaResumo: Busca-se nesta tese analisar a produção de Kleber Cavalcante Gomes, o Criolo, um artista paulistano com uma obra de diversas facetas, percebendo seus álbuns, seus videoclipes, suas performances em shows, suas falas em entrevistas, suas composições e os ritmos presentes em suas canções como elementos constituintes de um único tecido textual que se expande, reconstrói-se e desconstrói-se constantemente, rasurando o binário e o conservador texto-Brasil Para isso, criou-se a noção de Exu-poética, que nasce a partir do olhar para a produção desse artista e almeja, por meio de um emaranhado de referenciais teóricos e do entendimento de Exu, enquanto metáfora da linguagem artística, pensar a “confusão” imagética, sonora e temática presente em Criolo Sendo assim, as reflexões-encruzilhadas presentes nesta tese podem oferecer, por meio da Exu-poética e da interpretação da elaboração artística de Criolo, (des)caminhos para a compreensão das afrobrasilidades na contemporaneidadeItem Tendas nômades e máquinas de guerra : o RAP em tempo de golpes(2024-01-24) Carvalho, João Paulo Toledo de; Godoy, Maria Carolina de; Feldman, Alba Krishna Topan; Andrade, Lucas Toledo de; Chiari, Gisele Gemmi; Fernandes, Frederico GarciaEsta tese apresenta o mapeamento da mais recente produção audiovisual, disponível na plataforma virtual Youtube e em livro, de diversos artistas do movimento Hip-hop brasileiro, a fim de organizar o repertório apreciado em três eixos temáticos gerais, sugeridos por recortes pautados em três arcanos do Tarot de Marselha. Objetivou-se, por meio de uma pesquisa cartográfica, engendrar um texto/tese/máquina de guerra (utilizando o léxico deleuziano), e um texto/tese/TAZ (para dizer em uma linguagem de Hakin Bey), ativando-se, assim, um circuito de links e videoclipes na web, para contar parte da recente história do Rap. Apresenta-se uma máquina, organizada em três Tendas – nove Varais e vinte e um Folhetos – e um pós-escrito, que propõem um ritual de imersão, escuta e reflexão, tanto sobre a linguagem no RAP em meios virtuais, quanto sobre o sentido histórico do tempo no qual estas obras foram produzidas, esse tempo de golpes, sons e imagens. O resultado de tal aventura – poética, alquímica, mágica, científica e de guerrilha – quando se observa as produções que foram sendo lançadas pelos artistas mapeados, durante o período da pesquisa, e a confluência destas obras com as sugestões dos arcanos escolhidos, bem como das leituras teóricas de apoio, foi o registro privilegiado de obras de arte que são, sobretudo, documentos históricos riquíssimos que guardam a memória de um dos períodos mais complexos e delicados da história social do país.