01 - Doutorado - Letras
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Navegando 01 - Doutorado - Letras por Autor "Alves, Silvio Cesar dos Santos"
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Item Mal, ruína e vestígios da memória do holocausto : uma leitura dos silêncios de Gonçalo M. Tavares(2021-11-07) Curanishi, Fernanda Tonholi Sasso; Silva, Telma Maciel da; Alves, Silvio Cesar dos Santos; Tofalini, Luzia Aparecida Berloffa; Valentim, Jorge Vicente; Brandini, Laura TaddeiA literatura, tal qual as demais artes, é um terreno de representação sensível da realidade material. Assim, o que a vida apresenta de forma seca e impactante, a literatura ameniza com o poético e o ficcional embebidos em uma verossimilhança que, não raro, transforma o choque em surpresa. Considerando a Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração como um crasso exemplo do real, esse estudo intenta investigar, a partir dos romances de Gonçalo M. Tavares Jerusalém (2006) e Uma menina está perdida em seu século à procura do pai (2015), de que formas o autor constrói significados que rememoram esse evento, cuja gravidade é acentuada pela ideia de mal banalizado, cunhado por Arendt enquanto tentava compreender o mecanismo que conduzia as experiências dos campos de extermínio. Dessa forma, pairando sob a conclusão de que o mal outrora aplicado pode surgir novamente em qualquer período após a Segunda Guerra, compreendemos a importância de fixar tal acontecimento na memória coletiva, a fim de que se torne possível uma reflexão crítica ante a iminência de novas aplicações da barbárie. Ao mesmo tempo, demonstramos, ainda, as formas pelas quais Tavares ressignifica o fenômeno da escrita literária, uma vez que se vale dos silêncios e suas implicações para tecer duas narrativas excepcionais, que podem nos dizer mais sobre a realidade de nossos dias do que supomos.Item Nas trilhas de Lobo Antunes : um estudo das cartas da guerra e seus romances iniciais(2024-06-25) Baccarin-Costa, Eduardo Luiz; Silva, Telma Maciel da; Alves, Silvio Cesar dos Santos; Ferreira, Sandra Aparecida; Godoy, Maria Carolina de; Curanishi, Fernanda Tonholi SassoAinda que seja considerada por muitos como um “gênero menor” da literatura, as cartas podem ter um papel importante no sentido de descrever caminhos que percorreram a obra de arte e, por extensão, páginas literárias. Numa missiva, mesmo as de caráter íntimo, um artista ou autor pode acabar por revelar os meandros de um processo criativo em andamento ou mesmo submeter sua criação à análise crítica do destinatário. De 1961 a 1973, milhares de jovens portugueses foram à África defender o país contra os ideais libertários das suas colônias, e a experiência vivida foi, em boa parte traduzida em aerogramas, minúsculas formas de cartas, franqueadas pelo governo. Um desses jovens que foi a Angola cuidar dos feridos: António Lobo Antunes. Levava na bagagem não apenas a saudade, mas o desejo e um projeto de desenvolver sua escrita literária. As cartas, de conteúdo íntimo, que se transformaram no livro Deste viver aqui neste papel descripto, organizado pelas filhas de Lobo Antunes - Maria José e Joana - em 2005, e é um dos objetos da tese, relatam minuciosamente como a experiência da África o transformou no autor crítico do seu tempo. No prefácio da obra, informam que as cartas do pai à mãe podem ser lidas sob qualquer perspectiva, inclusive sob a ótica literária e histórica. Este é o recorte que pretendemos dar à nossa tese, e a partir dele responder às perguntas que se constituem o objetivo do trabalho: demonstrar como as cartas de guerra se estabelecem num importante documento literário e revelam o projeto de escrita que Lobo Antunes pretendia e desenvolveu a partir da experiência em Angola. Além disso, como essa partilha exposta nas cartas à companheira aparecem em seus romances, especialmente na trilogia inicial do autor que abarcam os romances Memória de Elefante (1979), Os Cus de Judas (1979) e Conhecimento do Inferno (1980). Ao final da tese espera-se contribuir com os estudos em torno não só da obra de Lobo Antunes como da literatura portuguesa contemporânea, descrevendo percursos percorridos pelo autor e apontando meandros para a compreensão da sua produção literária.