02 - Mestrado - Sociologia
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Navegando 02 - Mestrado - Sociologia por Autor "Alvarez, Marcos César"
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Item Participação, personalismo e democracia no Brasil contemporâneo : análise da prática política de uma associação de moradores à luz das reflexões de Sérgio Buarque de HolandaFerreira, Gabriela de Resende; Rezende, Maria José de [Orientador]; Souza, Luís Antônio Francisco de; Alvarez, Marcos CésarResumo: Trata-se de pensar o recente processo de democratização brasileiro a partir da análise da inter-relação entre dois aspectos que se complementam: a cultura política e as formas legalizadas de participação social A problemática situa-se na análise de como a permanência de elementos personalistas na cultura política brasileira influenciam na capacidade de se aprofundar a participação social Isto, na medida em que a formação social brasileira se fundamenta em elementos que negam aspectos alicerçantes dessa participação (tal como o receio à publicização do debate) Para tanto, buscou-se, pela análise das relações entre os moradores de um bairro com uma Associação de Moradores, e entre esta e o poder público municipal (o executivo), o referencial empírico da pesquisa A Associação de Moradores está situada em um pequeno município do interior do estado do Paraná - Campo Mourão A persistência de elementos culturais brasileiros que historicamente negam a ampliação da participação social nas relações sócio-políticas do município exige que o tema democracia participativa seja repensado a partir de perspectivas brasileiras Na presente pesquisa, foram utilizados os conceitos de Sérgio Buarque de Holanda (personalismo, cordialidade e aversão ao conflito), presentes em Raízes do BrasilItem Os relatórios do desenvolvimento humano das nações unidas : entraves e desafios que emergem da periferiaShishito, Fabio Akira; Rezende, Maria José de [Orientador]; Alvarez, Marcos César; Baltar, RonaldoResumo: O ano de 199 marca o início do período em que a Organização das Nações Unidas (ONU) começa a operar com o conceito de desenvolvimento humano Esta nova forma de abordar a problemática do desenvolvimento torna-se, gradativamente, uma ideia-força das atuações da ONU Tanto as análises como as sugestões pautadas na nova concepção são difundidas através dos Relatórios de Desenvolvimento Humano (RDH) lançados anualmente pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) Constituem, assim, objeto central desta pesquisa, as propostas e as sugestões contidas no interior dos RDH, entre 199 e 21, acerca de ações promotoras do desenvolvimento humano A noção de subdesenvolvimento subsidiou a construção de eixos analíticos usados para, através da metodologia da hermenêutica de profundidade, realizar o exame dos documentos Tentou-se, portanto, tornar mais evidente o projeto de desenvolvimento que está na base das ações do PNUD e da ONU, sobretudo a partir de 199 e problematizar, no interior desse debate, como a noção de subdesenvolvimento, entendida como padrão de organização social e política, pode ser retomada para que sejam discutidos os projetos de desenvolvimento em voga, principalmente no Brasil, mas também em outras regiões do capitalismo periféricoItem #SomosTodosPF : um estudo sobre a estratégia de comunicação da Polícia Federal nas mídias sociaisAvanzi, Carla Campos; Lopes, Cleber da Silva [Orientador]; Costa, Arthur Trindade Maranhão; Alvarez, Marcos CésarResumo: A Polícia Federal (PF) tem ganhado destaque nas operações de combate à corrupção no Brasil, paralelamente com o relevante crescimento de sua capacidade institucional nos últimos anos Com isso, as mídias sociais do órgão se tornaram importantes instrumentos de comunicação direta com a população, um canal constantemente utilizado pela PF para a transmissão de notícias sobre as operações deflagradas e demais informações relacionadas às suas atividades Este estudo analisa as estratégias de comunicação utilizadas pela PF em suas mídias sociais, a fim de compreender um dos aspectos de construção de legitimidade pelas instituições policiais no Brasil Quais as estratégias utilizadas pela PF nas mídias sociais para construir e reforçar sua legitimidade? Com base na teoria bourdiesiana, quais capitais são mobilizados pela PF em suas mídias sociais com o intuito de aumentar o seu poder simbólico? A divulgação de informações nas redes sociais é proporcional aos padrões de atividades realizadas pela PF? Para responder a essas questões, foram analisados os conteúdos de todas as publicações realizadas pela Polícia Federal nos anos de 217 e 218 em suas páginas oficiais no Facebook, no Instagram e no Twitter, bem como os relatórios anuais de gestão da Polícia Federal Os dados levantados nas mídias sociais foram comparados com as informações contidas nos relatórios de atividades, com o intuito de averiguar se os padrões de atividades se repetem nas publicações nessas mídias sociais ou se eles são distintos, priorizando determinadas atividades Em seguida, foi realizada a análise de conteúdo das informações para responder às questões de pesquisa Os resultados da análise mostram que o conteúdo divulgado nas mídias sociais difere dos padrões de operações realizadas, com destaque para as publicações de atuação no combate aos crimes contra direitos humanos e aos crimes contra o meio ambiente, principalmente no Instagram Além da mobilização dos capitais cultural e econômico nas páginas analisadas, foram constatadas também estratégias diferentes das tradicionalmente utilizadas pelas instituições, como uso frequente de hashtags, frases motivacionais e publicações com conteúdo afetivo