02 - Mestrado - Sociologia
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Navegando 02 - Mestrado - Sociologia por Autor "Almeida, Ana Maria Chiarotti de"
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Item Estatuto da igualdade racial : da exclusão a uma nova contratualidadeCzigler, Mônica de Souza; Cesário, Ana Cleide Chiarotti [Orientador]; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Bernardo, TeresinhaResumo: Este trabalho interpreta o Estatuto da Igualdade Racial na forma de Projeto de Lei (PL) e, em seguida, como Lei Aprovada Utilizamos a teoria e método da Análise do Discurso (AD) de linha francesa para interpretar as relações raciais no Brasil, seus desdobramentos e embates relacionados ao Estatuto Privilegiar o discurso como objeto de análise e a entrada na produção de sentidos permitiu relacioná-lo com a exterioridade social conflituosa e polêmica, sobretudo no que se refere às cotas Dessa forma, o Estatuto surge como acolhimento de várias demandas do Movimento Negro pela promoção da igualdade racial no país, visto que a população negra encontra-se à margem do Contrato Por meio do instituto das Ações Afirmativas, algumas matérias que o PL propôs foram silenciadas na Lei aprovada como, por exemplo, Direitos da Mulher, Cotas para ingresso em Universidades Públicas e a questão da Identidade Negra Uma interpretação que, por um lado mostra os conflitos e os argumentos antagônicos sobre relações raciais e, por outro, mostra que a desigualdade a que os negros estão relegados também é permeada por luta por direitos em busca de uma nova contratualidade, ampliando a cidadaniaItem A imagem das mulheres na publicidade no Brasil nas décadas de 1940 e 1950Costa, Claudio Francisco da; Capelo, Maria Regina Clivati [Orientador]; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Tomazi, Nelson DacioResumo: Este trabalho analisa a imagem das mulheres brasileiras em anúncios publicitários de revistas de massa veiculadas nas décadas de 194 e 195, tempo que marca contraditoriamente a gênese da sociedade de massa e da modernização industrial do país e a continuidade de uma sociedade tradicional A pesquisa de campo foi realizada nos arquivos do Departamento de Documentação Editora Abril (Dedoc) e em arquivos pessoais, com a recuperação de 47 anúncios pertinentes ao tema O referencial teórico permite entender que a publicidade não vende apenas mercadorias, vende também estilos de vida, padrões de consumo, representações sobre a sociedade, a família e relações homem-mulher A categorização aponta a vida familiar, o lar, o papel de mãe, de socialite, os cuidados-de-si e a vida de trabalho como centrais na apresentação do discurso publicitário A publicidade se coloca além da representação da realidade, produzindo e reproduzindo representações sobre a sociedade, contribuindo para a construção de significados e colaborando para delimitar a hegemonia de determinadas visões de mundoItem Raça e gênero : olhares e sentidos na revista EparreiCastro, Silvia Elaine Santos de; Cesário, Ana Cleide Chiarotti [Orientador]; Silva, Rosane Borges da; Lanza, Fábio; Bernardo, Teresinha; Almeida, Ana Maria Chiarotti deResumo: Este trabalho aborda aspectos específicos da condição da mulher negra no Brasil, por meio das práticas e formações discursivas da revista Eparrei, veículo de comunicação da Casa de Cultura da Mulher Negra na cidade de Santos, no estado de São Paulo Nossa discussão centra-se em quais seriam as estratégias discursivas (formações discursiva e ideológica) utilizadas pela Revista Eparrei para produzir (novos) sentidos no imaginário social brasileiro e na memória coletiva acerca da mulher negra Mostra como a análise da revista dá acesso à produção de sentidos sobre relações de raça e gênero na sociedade brasileira, revelando um discurso de resistência aos marcadores sociais dominantes e padrões hegemônicos Indica, na trama textual dos editoriais da revista, novos sentidos que podem ser tomados como referenciais de identidade e prática política Um discurso perpassado por outros discursos transversos cujas origens estão nas tradições afro-brasileiras e que busca a afirmação da mulher negra e a contra hegemonia à formação ideológica que dá sustentação ao racismo Com essa leitura, não podemos deixar de notar o silenciamento em torno do Estatuto da Igualdade Racial, o que sugere uma crítica ou rejeição a esse instituto jurídico Concluímos que, assim como a atuação do racismo no Brasil, se dá no subentendido, no implícito e nas ações cotidianas, os editoriais da revista Eparrei utilizam, sugerem e defendem a sutileza para romper com o imaginário negativo que circunda cidadãos, negros e negrasItem A violência contra a mulher e os profissionais de saúde pública : o caso de Marília-SPMessias, Ana Elisa Araújo; Silva, Maria Nilza da [Orientador]; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Bernardo, TerezinhaResumo: A violência como fenômeno cultural e social sempre fez parte das relações sociais E, em relação às violências acometidas contra mulheres, podem-se multiplicar os embates considerando os vários preconceitos dos quais historicamente são vítimas Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos profissionais de saúde pública de Marília, atuantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), às mulheres vítimas de violência Foram utilizadas as metodologias qualitativa e quantitativa A qualitativa com a realização de entrevistas com profissionais de saúde e a quantitativa com a análise de 1653 boletins de ocorrência de crimes relacionados à violência contra a mulher nos arquivos das Delegacias de Polícia da cidade de Marília e no Banco de Dados do Projeto GUTO (Unesp/Marília) E ainda, utilizou-se os dados do Censo do IBGE para a compreensão da situação da mulher mariliense Constatou-se que, apesar de Marília ser considerada como referencial em atividades de prevenção à violência contra mulher, a cidade tem deixado a desejar na efetivação de ações junto aos profissionais de saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, especificamente através do Programa Municipal da Saúde da Mulher que pudessem traduzir melhorias no atendimento à mulher vitimizada pela violência doméstica